sábado, 5 de agosto de 2023

Tempos de ódio, preconceitos e falta de respeito

O mundo vive em constante mudança, em acelerada evolução tanto em novas tecnologias como na sociedade em geral. Avançamos muito em diversas discussões que antigamente não eram faladas, sequer mencionadas. Temas espinhosos como preconceito, racismo, misoginia, homofobia e os mais polêmicos assuntos são debatidos em programas de TV, na internet e até mesmo na mesa de boteco. Todas essas mudanças deveriam fazer um mundo melhor, mais justo, com mais respeito, sensibilidade, representatividade, mais humano e solidário certo? Mas não é bem assim que as coisas acontecem infelizmente.

As redes sociais tão comentadas hoje em dia têm um lado extremamente positivo na comunicação, interação e informação rápida, porém uma praga chamada ódio também faz parte desse pacote e os chamados “haters” estão a todo vapor destilando o seu ódio para tudo e todas as pessoas que discordem ou que não seja o seu pensamento. Qualquer postagem nas redes sociais pode ser motivo de ataques desproporcionais, pesados e que ofendam a honra e a dignidade das pessoas, não há meio termo quando o que foi publicado não agrade a determinadas pessoas ou seguidores. Esse é um dos graves sintomas que o avanço da tecnologia ocasiona não por culpa dela, mas sobre a distorção que fazem de uma ferramenta tão importante assim.

Na realidade essas pessoas que destilam o ódio pelas redes sociais sempre existiram, porém não tinham voz numa época onde ainda não existia internet, os preconceituosos também nunca deixaram de existir assim como aqueles que não respeitam ninguém, que passam por cima de quem for se acharem que estão sendo prejudicados ou sendo afrontados na sua dignidade bastante discutível. E é exatamente nessa falta total de respeito e de se colocar no lugar do outro que vivemos atualmente, se eu não concordar com algo posso discutir, brigar e xingar porque estou no meu direito, é assim que muitas pessoas agem e não estão nem um pouco preocupadas com a sua agressividade e a sua falta de educação.

Posso citar vários exemplos aqui como a criminosa mania do brasileiro em furar a sinalização de farol vermelho no trânsito colocando em risco a vida de muitas pessoas, nos transportes públicos vemos muitos idosos ou pessoas com necessidades especiais serem solenemente ignoradas por passageiros desatentos ou fingindo estar dormindo para não ceder o seu lugar no assento, temos também a falta de noção de nossos vizinhos que abusam do som alto em seus carros e casas, de festas até altas horas da madrugada, de reformas intermináveis em suas residências que causa uma enorme poluição sonora, de lixo que colocam na frente da sua casa, de carros que estacionam exatamente no portão da sua garagem, enfim um caos total.

A falta de respeito é tão alarmante no Brasil que parece ter sido normalizada, as pessoas deixaram de seguir regras básicas de convivência como respeitar uma fila seja no açougue, na padaria, no supermercado ou nos transportes públicos por exemplo, nas ruas do seu bairro que deveria ser de tranquilidade e sossego vemos carros rodando em alta velocidade e sem respeitar a sinalização das faixas de pedestre, o que pode ocasionar acidentes fatais por uma completa falta de noção. E algo que me incomoda profundamente são que muitos jovens de hoje que poderiam construir uma sociedade melhor estão a cada dia que passa mais alienados e sem conexão com a realidade, a educação foi deixada de lado e o que importa hoje é curtição, baladas, festas, som alto e nenhum compromisso com o futuro. Não podemos generalizar, mas essa é uma parte da geração que vejo no atual momento.

Eu entendo que hoje temos uma quantidade de informações exagerada, que ainda temos um país extremamente desigual e com poucas oportunidades para os menos favorecidos, que a educação raras vezes tenha sido prioridade no país, que precisamos avançar em muitas questões e preconceitos estruturais em nossa sociedade, mas cada pessoa precisa também fazer a sua parte para que possamos viver em paz e sem conflitos desnecessários. Não é fácil construir uma sociedade mais justa e fraterna, mas temos que colocar na cabeça que só o amor e a convivência pacífica podem mudar uma nação. Se um dia tivermos essa mentalidade então estaremos prontos para evoluir como seres humanos e como parte de uma engrenagem que pode mudar o país.


Alécio Souza
Mundo contaminado

De onde vem o ódio que cega?
Quais pessoas ao amor se nega?
Onde ficou a nossa compaixão?
Talvez enterrada dentro de um caixão

Todo o ódio disseminado
Mostra um mundo contaminado
Nessa batalha a paz não vence a guerra
Enquanto tolerar o que se erra

Nada se ganha com ataques de fúria
Apenas covardia, violência e injúria
Ainda que duvide da mudança
Nunca me faltará a esperança


Alécio Souza


Obs.: Que nunca nos falte esperança na vida mesmo nos momentos mais difíceis. Deixo essa linda canção da Banda Aliados para nossa reflexão!

23 comentários:

  1. Certo.
    Começo respondendo a pergunta inicial: todas essas mudanças deveriam mesmo tornar o mundo um lugar melhor, mais justo, com mais respeito e sensibilidade. Isso seria o certo, o óbvio.
    Infelizmente é a tua primeira imagem que tão bem ilustra o que estamos vivemos, o jeito que estamos nos relacionando.
    Mas aqui eu vou me valer da sua descrição de perfil: alguém otimista que acredita que pode mudar o mundo através das palavras!
    E é por isso que eu aprecio tanto essa rede social ( antiquada, fora de moda, alguns dizem ) que são os blogs. Aqui Alécio eu ainda vejo pessoas discordando, trazendo um outro de vista de forma gentil e educada. Volta e meia acontece no meu blog e vejo nos comentários em outros blogs, um bom debate, sem a necessidade de xingamentos e cancelamentos.
    Através das palavras bem escolhidas, não no calor do querer ter razão, podemos sim nos colocar contrariamente e ainda assim seguir interagindo.
    Está caótico, eu concordo com você, e nós, blogueiros e blogueiras raiz não vamos engrossar esse caldo do ódio. Mesmo em pontas opostas podemos bem conviver!
    Abraço, ana paula

    ResponderExcluir
  2. O que nos deve mover é o amor e o respeito por todos independentemente daquilo que as pessoas são. Não nos compete julgar ninguém. Muita reflexão neste seu texto que remete para tanta coisa que corre mal neste mundo das opiniões. Obrigada.
    Tudo de bom.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. Texto e poema muito pertinentes!
    É assim por todo o lado.
    É preciso mudar os corações, enchê-los de amor, sem isso nada feito!

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  4. A polarização migrou das ondas eletromagnéticas, dos vetores dos campos elétricos, e passou a simbolizar dois grupos que não dialogam entre si, seja em família e/ou entre amigos; em palanques políticos; nas arquibancadas de estádios de futebol; em universidades, nas salas de aula e em seus centros acadêmicos; na sociedade de modo geral e na pior de todas as polarizações, a da Web, onde há uma polarização covarde e invisível, onde “haters e robôs” desencadeiam comentários de críticas destrutivas, que acentuam preconceitos e introduzem nas mídias sociais inverdades, as malfadadas “Fake News”.
    Muito boa publicação amigo Alécio.
    Um abraço!!!

    ResponderExcluir
  5. Alécio,
    É bom refletir
    ponto a ponto de sua rica
    publicação.
    Penso, e quando digo penso
    é porque não nao tenho
    certeza absoluta;
    mas penso que evoluir
    é algo é algo
    que vai acontecendo de
    várias formas e em várias
    camadas.
    Lindo texto e belos versos.
    Iias a publicação inteira
    é formidável.
    Bjins de boa nova
    semana.
    CatiahAlc.

    ResponderExcluir
  6. Querido amigo, linda está essa sua crônica, falando tudo que deveria ser o contrário! Parece que os humanos não estão nem aí mais para trabalharem por um mundo melhor, mais solidário, com mais amor e amizade. Essa é a razão por eu não ter nenhuma rede social! Ser agredida? Desrespeitada?
    Há muito tempo, desde o início desta coisa maravilhosa que é a informática que as coisas vêm decaindo num ritmo acelerado. As pessoas se sentem no direito de dizer o que querem. Você pegou todas as nuances da decadência social e de sentimentos, de valores e de falta de educação! Adorei tua crônica, e o poema, Mundo Contaminado, 'êta' palavrinha certa! Tudo lindo de ler, amigo!
    Vídeo lindo, dá dó ver que mundo essas crianças pegarão!
    Deixo votos de uma feliz continuação de semana, e viva os Blogs!
    Aplausos!
    Beijinho, Alécio.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, Alécio
    Ótima postagem, o mundo precisa viver o amor, saber se colocar no lugar do outro, ter compaixão, respeito, o ser humano está doente, que Deus entre nos corações e faça uma mudança, um forte abraço.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde, querido menino Alécio!

    Muito obrigada por teres vindo ao meu blog para saberes de mim. Eu estou satisfatória e em férias, mas fiquei por Lisboa. As temperaturas do Norte ao Sul de Portugal têm sido de escalar, como vocês dizem por aí.
    E tu, espero que estejas bem, tal como os teus.

    Começas o teu post com uma imagem impactante e que até perturba os que têm coração. É tudo a ferro e fogo, quando poderia ser bem o contrário. O propósito é pôr as pessoas a pensar e tentarem modificar-se. Eu entendo.

    O teu texto é uma verdade do princípio ao fim, que nos faz perguntar se não estarás exagerando? O 4º e 5º parágrafo são gritantes e pensei que nenhum país, a não ser que esteja em guerra, comete tais crimes e atentados. Eu não tenho redes sociais, precisamente, por isso. Tenho, apenas, um blog, e mesmo assim o "caldo" de vez em quando entorna.

    Quanto ao teu poema, ele se insere na linha do teu texto, e nos mostra como está o mundo, com exceção de alguns países, onde se engloba o meu, acho eu. Gostei muito do que li.

    Terminas com um vídeo, cuja banda eu desconheço, mas que apela à paz, ao amor e à esperança. As canções são uma forma de intervenção, quando postas em prática. Gostei muito do que ouvi e o nome escolhido para o grupo é bonito e inteligente. Tu e eu já somos aliados há alguns anos e entre nós tudo corre bem. Que assim continue!

    Beijos e um forte abraço. Dias felizes e em paz.

    ResponderExcluir
  9. O problema não está mesmo na tecnologia, infelizmente o mal cresce junto com o bem, sempre tentando arrastar a humanidade para o caos. Nos últimos tempos, parecem que explodiram os bueiros do submundo e todos os parasitas transbordaram nos esgotos de tanta insensatez; figuras esdruxulas surgiram empoderando um rebanho insano de fascistóides golpistas alucinados. Mas no fim, o bem, a razão, a humanidade verdadeira há de triunfar.

    Um abraço. Tudo de bom.
    APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pela publicação , meu querido amigo.

    A imagem de abertura é um espanto , porque, infelizmente, mostra com exactidão o que se passa actualmente numa sociedade cada mais polarizada a nível global.

    A falta de civismo que refere não é tão gritante em Portugal : as passadeiras para peões e os sinais vermelhos são respeitados.

    Gostei de ouvir a canção de Banda Aliados, que desconhecia.

    E, sim, eles têm razão : não podemos deixar morrer a esperança num mundo melhor e , para isso, temos que dar a nossa contribuição.

    Estreito abraço e bom final de semana :)

    ResponderExcluir
  11. Olá, amigo Alécio, gostei muito de sua postagem, do magnífico texto sobre a triste situação que vivemos nesta época e também do seu belo poema,
    fechando a postagem com chave de ouro.
    Sobre o seu texto, falando sobre a internet com suas redes sociais etc, concordo inteiramente, pois se vive num mundo virtual agressivo e perigoso.
    Da internet uso apenas sites de cultura e jornalístico e não frequento redes sociais, para meu conforto.
    Uso muito o YouTube, que considero um dos ganhos maiores da internet,
    onde vejo nossos sambistas, a música latino-americana , onde escuto Mercedes Sosa, Piazzolla etc.
    Um excelente fim de semana, paz e alegria.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  12. O texto reflete muitos dos problemas da sociedade atual
    É fácil criar desentendimentos e provocar situações de crispação.
    A formação das pessoas, no sentido do civismo e da tolerância, pode contribuir para limar arestas e conduzir ao entendimento pacífico.
    Esse é o objetivo final de uma sociedade civilizada.
    Abraço de amizade, Alécio.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
  13. Alécio!
    As nossas crianças não estão preparadas para as vivências dos dias de hoje!
    A maioria são fruto de pais separados, que preferem festas e nem estão aí para eles.
    A sociedade está petrificada no ódio pelo outro!
    Um beijinho!
    🌸🌷🌸 Megy Maia

    ResponderExcluir
  14. Eu gostei demais Alécio! Concordo muito com você!
    A culpa não é da tecnologia mas do mal uso que fazem dela.
    A geração de agora preocupa a todos nós...só Deus na causa!
    Como colocar amor no coração das pessoas?
    Ane 😘
    A Lua e Eu

    ResponderExcluir
  15. Ora aqui está uma excelente reflexão! Concordo plenamente, os meus parabéns!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
  16. Você está certo, Alê. O ódio disseminado, a falta de respeito e de tolerância pelo próximo é assustador. É somente a prova de uma sociedade doente.

    ResponderExcluir
  17. Olá Alécio,

    Estou de acordo com o que escreveste. Foram inventadas um monte de coisas ao longo destes anos, por norma, com um bom intuito. O problema está nas pessoas. Que utilizam com más finalidades. E é aí que se resume o problema.

    Vivemos numa sociedade que tem tudo muito fácil e sem dificuldades, perdem a noção do quão difícil foi o progresso até aqui.

    Adorei a sua reflexão, Alécio! Um forte abraço 🤗

    ResponderExcluir
  18. Na realidade as redes sociais vieram expor as doenças de todos os gêneros
    que já existiam a questão é que estava tudo pra debaixo do tapete;
    Tudo é maravilhoso a grande questão é o uso que se faz do bom que se aprende;
    Ciclos começam e terminam... O lodo tbm servem pra alguma coisa.
    Boa continuação de semana.

    ResponderExcluir
  19. Deus do céu, como esse menino escreve
    bonito. É com orgulho que digo que eu
    sou feliz por ter sua amizade.
    Um abraço, companheiro e muito obrigado
    pela força de todos os dias.
    Ah, parabéns pela exposição das suas
    ideias. (quase que eu ia esquecendo) rs

    ResponderExcluir
  20. Esse menino escreve bem e pensa de forma muito lúcida!
    Concordo que a normalização do ódio é, talvez, o pior indício para os humanos.
    Beijo

    ResponderExcluir
  21. Alécio,
    Hoje estou aqui em missão especial.
    Parabéns por esse seu
    Blog que tanto representa
    para nós Blogueiros e Blogueiras!
    Grata por existir.
    Bjins
    CatiahoAlc.
    do Blog Espelhando
    Confere lá:
    https://reflexosespelhandoespalhandoamigos.blogspot.com/2023/08/con-versa-sobre-o-dia-do-blog.html

    ResponderExcluir
  22. Alécio, postagem forte
    Que ilumina do coração.
    Por que a desunião
    Que findará com a morte?
    Temos que ter sul e norte,
    Leste e oeste também
    Amar o que a gente tem
    E dar amor ao irmão
    Visto que os humanos são
    Feitos por Deus para o bem.

    O mundo carece amor,
    Luz e muita poesia
    Que alimenta alma vazia
    E dá-lhe mais esplendor
    Visto que o verso é uma flor
    Que perfuma e ilumina
    Como que uma luz divina
    Por sua energia e cor.

    Parabéns pela bela postagem. Deus seja louvado. Abraço fraterno. Laerte.

    ResponderExcluir
  23. Realmente uma reflexão importante. As pessoas que destilam esse ódio na Internet já existiam antes e faziam isso de formas diferentes.
    Temos que ter sempre a esperança de que tem pessoas boas e a vida pode ser muito melhor.
    Beijos.



    ResponderExcluir