sexta-feira, 8 de setembro de 2023

Você ilumina todo o lugar

Neste mundo tão incerto
Onde a felicidade vaga no deserto
Nunca saberemos ao certo
Se os nossos sonhos estão mais pertos

Você me apareceu no meio da tempestade
Com toda a sua beleza e sensibilidade
Fez renascer a minha vontade de lutar
Você ilumina todo o lugar

Sua voz doce ao telefone me acalma
Sinto uma leveza na alma
Que bom ter você na minha vida
E a sua paz no meu peito refletida


Alécio Souza


Obs.: Esse poema é uma pequena homenagem para uma pessoa especial que surgiu na minha vida de uma forma muito bonita e por quem eu tenho um carinho e apreço enorme, minha querida amiga Pamela Donato. Ela também foi inspirada na letra da linda canção “Logo de Cara” da banda Ira!

55 comentários:

  1. Alécio,
    É maravilhoso celebrarmos
    as pessoas que nos fazem bem
    e que iluminam nossa jornada.
    Faz muita falta esse reconhecimento.
    Por minha parte faço
    meu possível para demonstrar
    minha gratidão.
    Parabéns por faze-lo em
    público.
    Bjins querido amigo.
    Ótimo fim de semana.
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga Catiaho, eu agradeço imensamente pelo seu lindo comentário e quero estender esse meu poema para todos os amigos que fiz através do blog, as amizades verdadeiras que construímos ao longo dos anos são o nosso refúgio, o nosso porto seguro. Saiba que você e todos os amigos que comentam aqui no blog são especiais pra mim. Receba o meu carinho e gratidão pela sua amizade! Bjos

      Excluir
  2. Que linda tua poesia e homenagem à tua amiga! Ela deve ter ficado feliz!

    abraços praianos, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Chica, a minha amiga ficou muito feliz e talvez ela deixe um comentário aqui no blog. Eu também quero agradecer pela sua amizade e carinho, os meus amigos de blog são muito especiais pra mim, só tenho gratidão por essa corrente do bem que construímos. Um abraço!

      Excluir
  3. Bom dia, Alécio
    Bela poesia, encontrar uma amizade que nos faz bem é um verdadeiro presente de Deus, feliz em saber que tua amiga ilumina todo o lugar, um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga, eu agradeço pelo seu carinhoso comentário, uma amizade verdadeira precisa nos fazer bem e quando encontramos isso é maravilhoso. Abraço!

      Excluir
  4. Olá, querido menino Alécio!
    Espero que estejas bem e muito feliz.
    Um poema diferente daqueles que tens escrito, mas muito interessante, sem dúvida.
    Fazer um poema para uma amiga, bem especial, não acontece todos os dias e os amigos são muito importantes na nossa vida.
    Depois da perda da tua mãe, teres amigos e amigas embelezam a tua vida e ficas mais forte e calmo, ao mesmo tempo.
    Estive escutando o vídeo, cuja banda desconheço, mas gostei da interpretação e letra.
    Beijos e abraços para ti e para a tua amiga, Pamela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga Céu, eu agradeço pelo seu lindo comentário e acredito que amizades sinceras e verdadeiras fazem muito bem para o nosso coração e acalmam a nossa mente. A partida da minha mãe ainda dói muito e eu preciso sentir esse carinho dos amigos, é um acolhimento que nos conforta de alguma forma a perda de quem a gente tanto amou em vida! Beijos e abraços!

      Excluir
  5. Alécio, penso que é tão raro encontrar uma pessoa que, apenas com sua presença, com sua voz, traga paz, serenidade ao coração. É um verdadeiro tesouro alguém assim.
    Que bonito que você celebra e honra essa presença de leveza com tão bela poesia!
    uma boa semana
    ana paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Ana Paula, eu agradeço imensamente pelas suas palavras e concordo que é um tesouro encontrar uma amizade tão bonita assim. Um beijo!

      Excluir
  6. Iluminadas e iluminantes, precisamos de pessoas assim em nossa vida e sermos também assim, retro iluminando uns aos outros, somando estrelas para fazer constelação.

    Um abraço. Tudo de bom.
    APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Antonio, achei lindas as suas palavras, amigos são estrelas cintilantes que iluminam a nossa vida! Abraços

      Excluir
  7. Um poema dedicado com a delicadeza de quem ama.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Graça, eu agradeço o seu carinhoso comentário! Um beijo

      Excluir
  8. Muito bom.
    Há pessoas especiais que iluminam a nossa vida. Saibamos preservá-las.
    Beijinhos e tudo de bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Fá, eu só desejo pessoas que me façam bem e quando encontramos amizades sinceras não podemos perder jamais. Obrigado pelo gentil comentário. Beijos

      Excluir
  9. Maravilha das maravilhas!
    Quando encontramos amizades especiais, é como ter um diamante lapidado, e não se descuidar, jamais. Que bom se todos tivessem uma ou duas amizades especiais! Que leveza de vida, qualquer coisa que precisamos, tá ali a amiga!!
    Está ali a pessoa que podemos contar, aliviar nossas preocupações ou algo parecido.
    Felicidades a você e à Pamela Donato! Vida longa para essa amizade tão linda.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tais querida, eu agradeço o seu lindo comentário e você disse tudo, uma amizade verdadeira nos trás leveza, paz e amor. Como eu já disse para algumas pessoas, é isso que eu tenho buscado na minha vida atual, pessoas boas e iluminadas para estarem ao meu lado. Você e os amigos queridos do blog estão nessa lista! Bjos

      Excluir
  10. Caro amigo Alécio,
    Como diz a galera do “Ira!”: “Eu vejo flores em você!” - e aí, “iradamente com seu amor de amigo”, tu está vendo flores em Pamela, que seu nome significa: “doce como mel”. E “esta flor de Pamela”, deve ser um girassol, devido sua luminosidade.
    Que ambos continuem unidos nesta bonita amizade, pois, como diz uma de minhas frases:

    “Entre parentes e amigos, eu fico com os amigos, pois, parentes nascem obrigatoriamente na família, já os amigos, podemos escolher!”

    Um abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo Douglas, eu adorei saber o significado do nome Pamela e já contei pra minha amiga, ela adorou e tem tudo a ver com a personalidade dela. A sua frase é muito realista, parentes não escolhemos, mas os amigos sim. Abraços!

      Excluir
  11. Bom saber que vocè encontrou uma amizade assim, especial. Como é bom ter amigos, que brilhe sobre a sua vida essa luz, para que você também a reflita nas outras pessoas. Saiba que essa luz chegou lá no meu blog, obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Sandra, os seus comentários sempre me emocionaram pela delicadeza e sensibilidade, você também ilumina todo o lugar!

      Excluir
  12. Que essa amizade ilumine sempre sua vida, meu querido Alécio , e que seja sempre tão bonita como o poema aqui publicado.

    Também gostei da canção.

    Carinhoso abraço :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida São, eu agradeço pelas suas belas palavras, vamos celebrar as amizades verdadeiras e que iluminam a nossa vida!

      Excluir
  13. Ah, que inveja eu tenho dos poetas e não
    só dos portugueses e dos italianos, mas dos
    nossos, como você, meu amigo Alécio.
    Hoje eu estava pensando; "o amor, como todos
    os outros sentimentos, são obra de Deus e do
    Diabo, mas, a alma. Essa que nos sustenta
    de pé, pertence aos poetas e só a eles ela
    se curva". (sam)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Licença Alécio e silvioafonso; Que bonita forma de se expressar em relação aos Poetas. Lindo.

      Excluir
    2. É bom ter um amigo como o Silvio que enche a nossa bola assim, eu agradeço o elogio e a bela definição dos poetas. Catiaho, você já é de casa e não precisa pedir licença, será sempre bem-vinda aqui. Bjos

      Excluir
  14. Tão bom e tão belo saber que existe uma pessoa inspiradora na tua vida! Belo poema.
    Só a Poesia nos pode salvar!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Ana, obrigado pelas suas palavras, acredito que todos nós precisamos de alguém que nos inspire todos os dias! Bjos

      Excluir
  15. Olá Alécio
    Seu poema é lindo
    Que ela saiba o quanto você é especial.
    Receber uma homenagem assim é maravilhoso.
    Voltei da minha pausa amigo, quando der aparece lá no meu blog.
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Larissa, muito obrigado minha amiga pelas suas palavras, pelo carinho e pela nossa linda amizade! Um abraço!

      Excluir
  16. Compreendo perfeitamente, uma estrela guiadora torna mais fácil a caminhada.
    Abraço de amizade, Alécio.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Juvenal, precisamos de pessoas iluminadas em nossa vida! Agradeço o gentil comentário! Abs

      Excluir
  17. Olá Alécio!

    Que poema mais carinhoso e mais lindo!! Gostei muito... é muito romântico!
    É muito bom quando temos alguém do nosso lado que nos faz sentir assim.

    Tenho a certeza que a Pamela ficou "sem jeito" 😅

    Um forte abraço e uma boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo Olavo, obrigado pelo seu comentário, nessa vida temos que fazer as outras pessoas felizes oferecendo o nosso carinho! Abs

      Excluir
  18. A vida se torna mais luminosa e bela, quando encontramos alguém assim tão especial.
    Maravilhoso poema.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Maria, eu agradeço o seu lindo comentário, ser especial na vida de alguém sempre vai ser maravilhoso! Bjos

      Excluir
  19. Escreveu um belo poema para sua amiga.
    Parabéns..
    Beijos.


    http://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Vanessa, agradeço seu gentil comentário! Sempre é bom demonstrar carinho e amor pelos amigos! Beijos

      Excluir
  20. Uau, que belo poema, Alécio! Você é um sortudo por ter uma amiga tão especial na vida. Hoje em dia é difícil achar um amigo de verdade.
    Beijos!
    Ane/A Lua e Eu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ane querida, concordo com você, está cada dia mais difícil encontrar amizades verdadeiras, tudo é muito superficial hoje. Obrigado pelo carinho e lindo comentário! Beijos

      Excluir
  21. Bom dia de paz, Alécio!
    Ter alguém digno de confiança é raridade.
    Sobretudo não abandonar amigos leais que nos querem bem.
    Faz sofrer muito a parte abandonada.
    Uma amizade deve ser conservada com o carinho dos tempos inaugurais.
    Feliz é boa Pâmela.
    Tenha dias abençoados!
    Abraços fraternos
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Roselia, eu agradeço pelo seu gentil comentário e concordo com você, não podemos abandonar os amigos mesmo que em algum momento eles tenham errado, se houver afeto e carinho verdadeiro tudo pode ser contornado, abandonar uma amizade pode causar muito sofrimento ao outro. Abraços!

      Excluir
  22. Um belo poema de homenagem a uma amiga.. é cada vez mais complicado encontrar alguém que nos escute com a alma e com coração...
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Marta, encontrar pessoas especiais e que iluminem o nosso caminho está cada dia mais difícil, mas às vezes damos sorte de encontrar! Agradeço pelo belo comentário! Beijos!

      Excluir
  23. Olá querido,
    Que lindeza de poema. É tão bom quando surgem pessoas iluminadas na nossa vida. O prazer de caminhar fica mais bonito, mais alegre.
    Eu adorei, Eu tenho vindo aqui sim viu? Será que tenho esquecido de comentar? rsss, vou prestar mais atenção. Que você tenha dias lindos e ensolarados.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga Bandys, que bom vê-la aqui. Eu acho que você talvez não tenha comentado uma ou duas postagens minhas, mas eu sei que você está sempre aqui...rs! Sobre o seu comentário é sempre melhor compartilhar nossa vida ao lado dos amigos verdadeiros, de quem deseja o nosso bem e nos faz mais felizes! Obrigado pelo seu carinho e pela sua amizade! Beijos.

      Excluir
  24. Alécio, num mundo incerto
    Em tudo há desconfiança,
    Mas enquanto o tempo avança,
    Sente-se que estamos mais perto
    De um certo caminho aberto
    À certeza absoluta
    Que o ser nasce, vive e luta
    Caminhando para o fim
    Por isso, acho que assim
    Temos que viver a vida
    Como ela foi concebida
    E ser dela muito afim.

    Viver, Alécio, o belo,
    Como vives poetizando
    É prazeroso, até quando
    Nosso espírito singelo
    Não se faz bem paralelo
    À nossa inspiração,
    À arte e à criação
    Da beleza em um poema.
    Viver o belo, por lema
    É vivenciar poesia
    Dia por dia, após dia
    Como a arte mais suprema.

    Ando postando pouco no meu blog por certa desmotivação dado o cerceamento de nossa liberdade de expressão. Embora eu não precise dela para escrever, por não ater-me a textos políticos, mas me dói os sentidos para redigir qualquer coisa. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Laerte, eu agradeço o seu comentário sempre poético e desejo sinceramente que a sua desmotivação termine, tenho certeza que vivemos momentos bem piores recentemente e estamos vivos, apesar de todo o negacionismo e descaso com o país. Anime-se meu amigo, são novos tempos e a liberdade nunca nos faltará. Abraços!

      Excluir
  25. Poema encantador e enternecedor.
    Amigo Alécio, desejo que a luz da amiga Pamela continue iluminando o seu caminho.
    Beijo, boa semana.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Teresa, eu agradeço o seu lindo comentário, cada vez mais nós precisamos de pessoas que iluminem o nosso caminho! Bjos

      Excluir