domingo, 9 de julho de 2023

Inocentes

Somos inocentes de todo mal que nos atinge
Que fere o nosso coração sem piedade
Nesse momento a felicidade se restringe
E perdemos nossa luta para a maldade

Somos inocentes quando tentamos fazer o bem
Sem imaginar as consequências
Nem sempre as pessoas são o que parecem
Algumas vivem somente de aparências

Somos inocentes quando temos bondade
Fazemos as coisas sem julgar
E não percebemos uma adoecida sociedade
Que não desiste em nos prejudicar

Somos inocentes porque acreditamos na honestidade
Ser correto nunca será ultrapassado
Esse é o futuro que deveria se tornar realidade
Ou estaremos vivendo num mundo fracassado


Alécio Souza

34 comentários:

  1. Gostei muito do seu poema cheio de verdades. O mundo anda muito doente.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Um poema muito reflexivo. Somos inocentes se nunca o sofrimento dos outros nos deixar indiferentes.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. Olá Alécio
    Que poema mais sensível , cheio de verdade.
    Todos nós temos um pouco de inocência perante o fatos
    que ocorrem na nossa vida.
    E quando somos inocentes, queremos justiça ao nosso favor.
    Lembro quando eu era criança e achava que meu pai era meu super-herói
    Queria que em tudo ele me defendesse e fizesse justiça.
    Nós queremos alguém sempre a nos defender do mal que nos fazem
    E acredito que nosso maior defensor é Deus.
    Abraços amigo querido e boa semana!

    ResponderExcluir
  4. Nunca, nunca mesmo ser correto é ultrapassado. A ética deve permear nosso viver. Gostei imenso dessa reflexão que você traz com tão sensíveis versos.
    Um abraço
    ana paula

    ResponderExcluir
  5. Olá, querido amigo, esse belo poema é o retrato perfeito de nossa sociedade!
    Muitas vezes o perigo está ao lado mas a ingenuidade, a inocência é como um tapume nos olhos. É isso mesmo, quantas vezes, e com a melhor das intenções, dizemos alguma coisa para ajudar e somos mal interpretadas! E outras tantas vezes pensamos que a tal criatura é amiga? Mas o amadurecimento nos ensina a não confiarmos 100% , foi-se essa época. Nossa sociedade está muito doente. O mundo está adoecendo depressa demais.
    Gostei muitíssimo deste teu poema e concordo com tudo!
    Uma feliz semana, muita paz e mais belas inspirações!!
    Beijinho, é ótimo vir ler você.

    ResponderExcluir
  6. Meu caro Alécio,
    Neste Mundo bélico, de pessoas hipócritas onde tudo se banaliza, onde tudo se remenda com “Super Bonder”, onde se pode pedir mil vezes desculpas pelo mesmo erro, que está tudo bem... Mas, nada está bem e muito menos acaba bem.
    Porém, continuamos inocentes de todo o mal que nos atinge, porque, como diz a frase atribuída a: “William Shakespeare”:

    “Guardar rancor é como beber veneno e esperar que a outra pessoa morra!”

    Somos inocentes quando tentamos fazer o bem, meu nobre amigo, mas é melhor perseverar no bem, do que nos perdermos nos erros dos outros. Eu também gostaria de entender as pessoas fazendo as coisas sem julgar e sendo capazes de perceber uma sociedade doce e não doente. Será uma utopia crer nisso?
    Belos versos.
    Um abraço e boa semana!!!

    ResponderExcluir
  7. Muito lindo teu poema, Alécio! Ninguém deveria ser punido por confiar, ser bondoso ou fazer o correto! Mas, a realidade nos mostra... Pena! mas continuemos a fazer o nosso melhor! Há quem precise disso! abraço,chica

    ResponderExcluir
  8. As aparências enganam e costumam desenganar. O mal, travestido de bem, abusa da inocência. Mas o bem de verdade há de vencer. Oportuna reflexão poética.

    Um abraço. Tudo de bom.
    APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

    ResponderExcluir
  9. Olá, querido menino Alécio!

    Espero que tu e os teus estejam bem de saúde e ultrapassando os obstáculos da vida.
    Efetivamente, estou um pouco melhor das mãos, graças a fisioterapia, por isso me "meti" num poemão desses, baseado no Cântico Negro do poeta José Régio. Se tiveres tempo e disposição, procura esse poema desse escritor português, para conseguires entender o meu.

    Teu poema é político e social, mas todas as nossas atitudes o são. Refletiste sobre a nossa inocência perante esse mundo louco, doente, como o apelidaste, e mórbido.
    Metade do mundo deseja enganar outra metade, como se diz por cá e é verdade.
    Talvez não sejamos todos inocentes, mas como dar a volta a essa tortura e engano? Tu sabes como vai o mundo e eu tb sei, mas fazer o quê? Talvez, começar por nós com gestos bondosos em relação ao nosso amigo, ao nosso vizinho. Pouco a pouco, enche a galinha o papo. Seria bom se fosse assim.
    Os "donos" políticos do mundo não se entendem e querem criar cada vez mais desigualdade e maldade. Não sei se chegará o dia em que todos nos entendamos e não sejamos inocentes. Queira o Universo.

    Beijos e abraços e dias felizes, se conseguirmos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudades da senhora, viu. Um beijo.

      Excluir
    2. Faz como eu, bobo. Se ninguém me tira
      para dançar eu danço sozinho. Nunca me
      importei se o ovo de pato é da pata se,
      estrelado no prato, me enche os olhos e
      a barriga.
      Um grande abraço e, tamojunto. (não gosto
      de escrever "tamo junto" separado) kkkkkk.

      Excluir
    3. Sr. Sílvio Afonso, também tenho saudades de vc, mas estou esperando seu comentário em meu blog. A história do Tião já eu conheço. Está repetindo os textos? Se sim, não é por falta de imaginação sua, deve ser preguiça ou do frio da serra..
      Bom resto de semana.

      Excluir
  10. Bom dia, Alécio
    Lindo poema, que a inocência sempre esteja entre nós nos atos de bondade que é um reflexo do amor de Deus, abraços.

    ResponderExcluir
  11. Que a inocência esteja sempre em nós, apesar das decepções!

    Abraço

    ResponderExcluir
  12. Alécio, a inocência é linda
    Vê-se a criança, em seu rosto
    Alienada e ao seu gosto
    Gozando a inocência, ainda.
    E só, sem estar na berlinda,
    O mundo desse menino
    É um paraíso divino,
    Pois não conhece a pobreza
    Por não ter a mente acesa
    À opulência. E no seu mundo
    Tem tudo a ele, segundo
    Seu pensar. Não há tristeza.

    Bela postagem, amigo. Ando meio atarefado sem condições de postar em meu espaço, mas logo inventarei algo. Abraços. Laerte.

    ResponderExcluir
  13. Olá, caro Alécio, primeiramente agradeço sua gentil visita. Li com atenção esse seu belo poema, para nossa reflexão sobre a situação do brasileiro e do Brasil, que vive sempre em sobressalto.
    Gostei muito deste seu poema.
    Parabéns e um ótimo final de semana.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  14. Alécio,
    Ser inocente é uma virtude
    excassa nesses tempo chamados
    atuais.
    Seu poema é lindo e claro
    como um grande espelho que é
    a nossa realidade.
    Abraço e
    Bjins de boa nova semana.
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OPs: escassa.
      Desculpa Alécio, escrevi
      a palavra escassa de forma
      errada.

      Excluir
  15. Tem toda a razão Alécio, "ser correto nunca será ultrapassado", é pena que o ser humano, cada vez mais esqueça seu lado bom e inocente e se esteja a tornar frio e individualista.
    Um poema sublime.
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Na realidade a sociedade não parece preocupar-se com certos princípios que, a bem de todos, jamais poderão ser alienados.
    Abraço, amigo Alécio.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
  17. Un bello poema que ensalza la inocencia y las personas buenas. Un poema que invita a reflexionar.

    ResponderExcluir
  18. Oi Elécio! Eu concordo demais com você! Lindo seu poema! Bom é ser honesto e fazer o bem, sempre vale a pena mesmo nos dias de hoje. Prefiro ser inocente.
    🌸 Beijos nas bochechas! :)

    ResponderExcluir
  19. A sociedade anda estranha e resolveram se esquecer, ou abandonar, certos princípios. Enfim. Gostei demais.
    Beijo, beijo e ótima semana.
    She

    ResponderExcluir
  20. Uma excelente semana pra você!
    Me avise quando atualizar o blog!
    Beijos! :)

    ResponderExcluir
  21. Boa noite, meu caro e digníssimo amigo Alélio !
    Espero que esteja bem e tenho certeza absoluta que está, pois o seu lindo poema, tão inocente e belo nos faz refletir sobre. Acho que ser ético e ter empatia, nos faz inocentes. Acontece que essa modernidade liquida, não perdoa essa inocência, principalmente nas cidades grandes. Gostei muito, parabéns sempre.

    Abraços,
    Dan

    ResponderExcluir
  22. Olá Alécio,

    Bonito poema que nos mostra que mesmo fazendo o bem, existem pessoas que nos vão querer passar a perna por cima.

    Ainda assim, que nada nem ninguém nos obstrua de fazer o bem 🤗

    Abraços!

    ResponderExcluir
  23. OI, querido menino Alécio!
    Passando por aqui, para saber se já tinhas atualizado o teu blog. O meu vai continuar com "Cântico Branco". A blogosfera está fraquinha.
    Beijos e um grande abraço.

    ResponderExcluir
  24. Acredito que seu poema tem uma certa realidade;
    Mas viver a vida sem prejudicar ninguém... tem um certo sabor;
    Uma vez uma pessoa me disse assim: viva neste mundo mas não seja
    como ele é; complicado pois a gente passa por problemas é só sair de casa; mas talvez seja esse o desafio... cada um tem o seu...
    Um dos maiores desafios atualmente k é ser, "Ser Humano" k;
    Uma coisa é certo... não estamos aqui só para procriar k e dançar funk k;
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  25. O poema é muito belo, mas o que mais me cativa nele é o conteúdo: tão belo, tão igual aos meus ideais.
    Beijo

    ResponderExcluir
  26. Olá Alécio querido

    As vezes é bom sermos inocentes diante de alguns fatos, assim sofremos menos, penso eu.

    Beijos
    Ani

    ResponderExcluir
  27. Alécio,
    Passando, agora
    mais aliviada que
    seu blog está intacto.
    Ando levando susto
    com amigos de blogs,
    que estão simplesmente
    desistindo de publicar
    ou mesmo sumindo.
    Bjins de um bom agosto.
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
  28. Será que a indireta que a Catiaho
    esta mandando é para mim, Alécio?
    Acho que dei motivos, dei não?
    Pois bem. Quanto ao seu poste, meu
    amigo, eu te digo que é verdadeiro e
    bonito. Lembra meus tempos de menino
    a figura escolhida.
    Um abraço e tamojunto.

    ResponderExcluir