sábado, 10 de junho de 2023

A poesia

A poesia é a minha eterna namorada
Ela nunca me trai nem fere o meu coração
Será sempre a minha morada
Com ela não caminho no vale da solidão

A poesia me encanta
Deixa livre os meus pensamentos
Os males espanta
E afastam os sofrimentos

Poesia é um pedaço de mim
E rimando eu conto a minha história
A poesia não tem limite ou fim
Ela faz parte da minha trajetória

Poesia é a minha verdade concreta
É a emoção aflorada
Os devaneios da minha vida secreta
Numa noite enluarada


Alécio Souza


Obs.: Essa é a minha pequena contribuição para o Dia Mundial da Poesia que se comemora no dia 21 de março de cada ano. Parabéns a todos os poetas e escritores e viva a poesia!

28 comentários:

  1. Caro Alécio,
    Sendo um aforista e não um poeta, só posso felicitar o amigo por esta efusão de emoções, que nobremente evidencia em sua escrita sincera.
    Tem uma frase minha que diz:

    “Quem dera todos os homens do Mundo, se vestissem de mães e se armassem de flores!”

    O mundo realmente precisa de mais amor materno, flores e poesia meu nobre amigo.
    Um abraço e bom final de semana!!!

    ResponderExcluir
  2. Linda e muito inspirada participação!
    Que a poesia nunca falte em nossas vidas! abraços, chica

    ResponderExcluir
  3. A poesia é vida ou confunde-se com a vida na busca da palavra reveladora, salvadora, busca essa de que nunca se desiste. Bela homenagem que faz aqui à poesia, à qual me associo.
    Tudo de bom.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  4. ...e tudo o que acabo de ler veio da do fundinho da tua alma,
    cheio de lembranças e gratidão, é o que li nas entrelinhas!
    Muito linda, muito sensível, amigo Alécio!
    Só posso aplaudir!!
    Uma feliz semana,
    Beijo.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom!
    Que a poesia sempre te seja lema na vida.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. A poesia é fiel companheira, parceira de todo instante, sedutora inspiração; mulher, amante, namorada; amiga, a mais constante.

    Um abraço. Tudo de bom.
    APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, Alécio
    Linda postagem, a poesia também me encanta, um forte abraço.

    ResponderExcluir
  8. Toco a vida por entre versos e contos de fada, mas poeta, eu? Ah, poeta eu sei que não sou e se um desavisado quiser duvidar eu o ameaço com versos de Alécio, Adélia Prado, Manoel de Barros, Petrarca e Camões.
    Beijos para quem é de beijar e abraços para quem é de abraçar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu agradeço o elogio do meu amigo, mas quem me dera ser comparado a esses gênios da poesia, são eles no céu e eu aqui na Terra quietinho no meu canto...rs!

      Excluir
    2. Quanto menos falas, maior tu ficas.
      Um abraço, poeta.

      Excluir
  9. Que coisa linda, cheia de sentimento e através de poesia conseguimos sentir muitas emoções.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Boa noite, caro Alécio, sem dúvida a poesia é o alimento da alma!
    Parabéns pelo seu excelente poema.
    Uma boa semana, com muita paz.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  11. Sinto, Alécio, a poesia
    A arte em literatura
    Que ilumina a criatura
    Por uma alma que a alumia
    A alma do vate, eu diria
    Por ter algo transcendente
    Meio divino que sente
    Onde o belo se encontra
    E o põe na obra que pronta
    É reflexo fulgente.

    E essa poesia luz
    Ilumina a alma e mente
    Do leitor que a lê e sente
    O reflexo que seduz
    A sua alma e faz jus
    À sua imaginação
    Sentir nos versos a ação
    A alma poesia
    Ou do poeta que a cria
    E depois a partilha, então.

    Belíssima homenagem ao Dia da Poesia. Parabéns, Alécio. Abraço cordial. Laerte.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns, meu amigo, pelo poema , pois me agradou muito!

    Viva a poesia e quem a ama!

    Caloroso abraço e bom resto de semana :)

    ResponderExcluir
  13. Oie! Vim conhecer seu cantinho, e amei. Poesia é vida pura! Beijo!

    ResponderExcluir
  14. A poesia surge na alma do poeta, liberta-se do seu coração e encanta todos nós que a lemos.
    Maravilhoso poema.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Olá, querido menino Alécio!
    Espero que estejam todos bem. Eu estou satisfatória. O verão ainda não começou, nem o inverno aí, mas adoro dias quentes. Hoje, a temperatura é de 32º graus.
    Pensei que fosses escrever um poema dedicado ao Dia dos Namorados, que se comemorou há poucos dias, mas não, dedicaste teu poema ao Dia Mundial da Poesia, que se celebra a 21 de Março, anualmente.
    Teu poema está interessante, porque dá a entender que a poesia nunca te traiu, ao contrário da mulher.
    A poesia é um afago na alma, e para quem a escreve, fica a sensação da libertação e da leveza.
    Gostei da imagem, tão requintada.
    Beijos, abraços e dias felizes

    ResponderExcluir
  16. Oi Alécio, a poesia é muito especial, não sei o que seria da minha vida sem ela. Pois ela dá sentido à vida.
    Amei seu poema, cheio de rimas, sentinentos, enfim, parabéns!

    ResponderExcluir
  17. Poetar é dar voz, libertar muitos sentimentos que de outra forma não saberíamos expressar.
    Quanto de catártico, libertador e de sublimação existe nessa formal e pessoal maneira de comunicar.
    Abraço de amizade.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
  18. A poesia é mesmo algo mágico! Adoro, adoro, adoro!
    E o que quis transmitir com este poema, tocará sempre qualquer poeta.

    Nutre de uma sensibilidade especial, Alécio! Um abraço... 😊

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde de domingo e um bom início de semana. Meu querido amigo Alécio, meu convite de passear no Rio de Janeiro ainda está de pé. Grande abraço carioca.

    Luiz Gomes.

    ResponderExcluir
  20. E eu acho lindo quem faz versos como os seus.
    Os poetas são iluminados.
    ******Beijos! :)

    ResponderExcluir
  21. Que linda poesia. Quando escrevemos com a alma, o coração se derrama em poesias aconchegantes que acaricia nossos olhos. É assim que li sua poesia. Feliz sia poeta.
    bjs

    ResponderExcluir
  22. Alécio,
    Poesia é uma linguagem maravilhosa.
    Amo ler e escrever Poesia.
    Já tive uma Turma de Pequenos
    em um Projeto Social que trabalhei
    e juntos fazíamos Poesia!
    Sempre foi maravilhoso.
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
  23. A poesia da voz no silêncio; denuncia, harmoniza e acalma...
    Poesias são segredos repartidos.
    Muito belo!

    ResponderExcluir
  24. Ei Alécio!
    Saudade de Você e
    de suas publicações.
    Bjins de domingo.
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
  25. Salve Alécio, olha eu aqui novamente. Cara, que poesia linda. Vou te decepcionar, mas diante dos cortejos, e exaltações, pode-se dizer que a poesia não é só a sua namorada, mas nossa. heheheh. Brincadeira.

    Abraços, amigo
    Dan

    ResponderExcluir
  26. Bom.domingo de paz, Alécio!
    Venho do blog do Antônio Apon já que está lá hoje.
    "Poesia é um pedaço de mim"
    Ela me lê... Assim a defino.
    Tenha dias inspirados e abençoados!
    Abraços fraternos

    ResponderExcluir