quarta-feira, 10 de maio de 2023

Etarismo – Porque excluímos as pessoas mais velhas?

O etarismo é o preconceito que existe contra pessoas por causa da sua idade e engana-se quem pensa que atinja somente os idosos (pessoas com mais de 60 anos). Falando especificamente do Brasil onde a sociedade ainda possui todos os tipos de preconceitos sejam eles raciais, sociais, religiosos, quanto a orientação sexual, de gênero, misoginia, homofobia, xenofobia, gordofobia, capacitismo entre outros, também existe o etarismo.

Pensar, verbalizar ou excluir uma pessoa por conta da sua idade é algo extremamente inconcebível, preconceituoso, arrogante e maldoso. A idade jamais será um empecilho para realizar qualquer atividade que se deseja praticar desde que tenha condições físicas e mentais para desenvolvê-las. Ao longo dos anos e com as novas tecnologias e a preocupação por uma vida mais saudável aumentou significativamente a expectativa de vida do cidadão brasileiro, portanto é inaceitável que ainda exista restrições por causa da idade.

Hoje no Brasil por exemplo vemos muitas pessoas acima dos 40 anos de idade e sem limite cursando faculdade pela primeira vez ou pessoas que já possuem ensino superior tentando se formar em outras profissões. Também podemos citar atletas que já passaram dessa idade e continuam competindo em alto nível ou simplesmente participando de competições pelo prazer da atividade física e também por uma qualidade de vida melhor. Desde que o corpo esteja saudável e possua acompanhamento médico não há impedimento para se praticar atividades físicas.

Porém mesmo com os exemplos citados acima vemos o etarismo nas faculdades, no esporte, na vida profissional e em nosso cotidiano. Para os empregadores das empresas privadas com raras exceções o que existe é um enorme preconceito em relação a idade, dificilmente um trabalhador mais velho é contratado sem nenhuma indicação por essas empresas, não basta possuir uma vasta experiência profissional ou um ótimo currículo, a idade pesa na hora da contratação e isso é notório pelo alto desemprego nessa faixa etária.

A experiência e o conhecimento das pessoas mais velhas deveriam ser atrativos para contratações das empresas privadas, nas faculdades essas pessoas deveriam ser reverenciadas pela disposição em querer estudar na maturidade, no esporte deveriam ser exemplos de comportamento e amor pela profissão, na vida deveriam ser carinhosamente amadas e ouvidas por toda a sua sabedoria e longevidade, mas infelizmente não é assim que tratamos as pessoas com mais idade e esse é um erro imperdoável.

A sociedade como um todo precisa avançar muito em relação aos preconceitos e em específico ao etarismo. Nada justifica que pessoas acima de determinada idade sejam excluídas, ridicularizadas, ignoradas, humilhadas e tratadas com tamanho desprezo. A maturidade nos traz responsabilidade, conhecimento, carisma, respeito, admiração e deveria ser enaltecida e vista como exemplo quando vemos pessoas mais velhas trabalhando, estudando, se exercitando ou simplesmente aproveitando a sua vida para se divertir.

Pessoas mais velhas não são inválidas, não são inúteis, não são incapazes, não deixam de aprender e jamais deveriam ser excluídas em hipótese alguma. Todas as pessoas sejam elas novas ou velhas merecem oportunidades, nada é impossível para quem acredita, as pessoas só precisam ter chances iguais e não serem desprezadas pela sua data de nascimento, isso é desumano. Eu desejo que essa mentalidade um dia mude e que a pessoa mais velha seja valorizada como ela merece e com todo o respeito que deveria ter na vida.


Alécio Souza

27 comentários:

  1. A pergunta, meu caro Alécio, é: quantas gerações convivem em nossa sociedade contemporânea, com respeito e dignidade?
    Na sociedade longeva que estamos erigindo, onde as famílias não se renovam, principalmente devido às grandes dificuldades econômicas, formamos famílias cada vez menores nas últimas décadas.
    Assim sendo, com esta desproporção, a juventude da “Geração X”, nem tenta entender os idosos com seus cabelos grisalhos, aquela geração que segundo eles: “não saca nada de informática”.
    Antes, no tempo da vovó, era comum coexistirem quatro ou até cinco gerações em uma mesma família. Atualmente, as gerações dificilmente se substituem, ou se sucedem.
    E hoje, por vivermos mais, devido aos consideráveis avanços da ciência e da medicina, acabamos por ter uma grande quantidade de idosos no Mundo, que caminha envelhecido rumo à decrepitude.
    Para encerrar, deixo uma de minhas frases:

    "Cada ano que passa, ficamos em silêncio, estáticos diante do espelho, um pouco constrangidos, como se envelhecer fosse pecado!"

    Um abraço e bom final de semana!!!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da forma como foi abordado este assunto. Sempre tive imenso respeito pelas pessoas mais velhas, posso até dizer fascínio por tudo o que têm a transmitir e a ensinar nesta vida.

    Atenciosamente,
    Cantinho dos Poemas de Criança 👦.

    ResponderExcluir
  3. Valorizar as pessoas sejam elas de que idade forem é uma responsabilidade social que nos cabe. Mas há tanta intolerância...
    O seu texto é magnífico e cheio de motivos de reflexão.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  4. Belíssima tua crônica, Alécio! É a pura verdade, somos um povo com muitos preconceitos, embora muitos trazem isso a tona com muita propriedade. Semana passada eu estava na beira do parque e e um idoso correndo, cuidado da saúde mas, um carro diminui a velocidade, e lá de dentro um idiota gritou: "vai pra casa, vovô!!"
    Achei aquilo nojento, desumano. Mas é isso que temos, Alécio, o Brasil deveria investir em educação e parar com as bobagens, crianças e jovens sem educação vira adulto imbecilizado.
    Aplausos para tua crônica!
    Uma feliz semana, amigo.
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Eu já surfei essas ondas, não as da velhice, pois só agora eu adentro com a prancha na arrebentação. Agora, as ondas da juventude, sim, já surfei e se a idade não soltasse a "leash", que prendia a prancha ao meu tornozelo eu ainda estaria de pé, sobre ela. Alécio, quem discrimina o velho é o velho e por mais paradoxal que pareça, o faz desde a tenra idade. Nunca vi um velho elogiar outro velho por caminhar com o tronco tombado para frente. Idosa elogiando a largura do culote da amiga ou o som da tosse que tem. Portanto, meu brother, quem não gosta de velho é o velho e não a juventude da qual aos poucos eu vou me afastando. Um abraço e obrigado pelas palavras, viu!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, Alécio
    Ótima reflexão, todas as pessoas tem o direito de sonhar e buscar seus objetivos independente da idade, as pessoas idosas tem uma sabedoria singular, o preconceito é terrível, um forte abraço.

    ResponderExcluir
  7. Sabia que isso acontecia, mas desconhecia o nome, de qualquer forma, concordo que existe e que tal como muitas outras coisas, não devia de existir...

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
  8. O amigo me desculpe, mas só tenho uma palavra para definir o etarismo e esse surto preconceituoso que se superlativou no Brasil, sobretudo nesses últimos quatro anos. Babaquice é a palavra que, para mim, melhor define essa coisa triste de uma gente que parece ter emergido dos bueiros de um submundo. Que voltem para de onde jamais deveriam ter saído e levem seus preconceitos sem noção.

    Um abraço. Tudo de bom.
    APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

    ResponderExcluir
  9. Lindo texto e reflexão.Alécio! E quanto preconceito vemos. não s´[o esse ,sem falar nos mimimis... Eu com 74 anos, devo me preocupar com o tal etarismo,rs... abração, lindo dia, chica

    ResponderExcluir
  10. Olá Alécio, discriminação é muito triste, ainda mais com pessoas mais velhas, pois todos nós passaremos pelo mesmo que elas.
    Amei seu texto, está de parabéns.
    Abraços e bom fds.

    ResponderExcluir
  11. Do adjetivo “etário”
    Criaram um substantivo.
    Não entendo o motivo
    E até me sinto um otário
    Por tanto vocabulário
    Que é criado à revelia
    Do vernáculo e principia
    A degradação do idioma,
    Visto que o falso se soma
    Ao correto, nessa via.

    E a palavra que se inventa
    É à discriminação
    Para apartar um irmão
    Do outro. Ninguém aguenta
    Esse Governo que tenta
    Discriminação em tudo
    Para tentar, no miúdo
    Deixar o povo brigando
    Por tudo isso até quando
    O povo tornar-se mudo.

    Caro amigo Alécio, é triste essa ideologização em tudo. Jé criaram uns vinte gêneros atém de macho e fêmea. E até na idade... É brincadeira. Querem ver o circo pegar fogo. Sinto pela perde de sua mãe. Mas é a vida. E o que se há de fazer. Quando lembrares dela, mentalize um pai nosso que faz bem a tua e a alma dela. Abraço fraterno. Laerte.

    ResponderExcluir
  12. Um texto muito actual...É um facto a idade é vista como um empecilho; é uma etapa na vida de uma pessoa e deve ser vivida em pleno e com respeito.
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderExcluir
  13. Infelizmente o preconceito existe em relação às pessoas mais velhas, ou seja com mais de 65 anos. Atualmente o respeito dos mais jovens pelos mais velhos também é miserável. Raro é o jovem que dá o lugar ao mais idoso nos transportes públicos, por exemplo. Vivemos num mundo sectarista sem dúvida alguma. Gostei do tema. Gostei muito
    Fiquei fã e te seguindo.
    *
    Uma alegre e feliz sexta feira.
    *
    A mulher não é só cama
    */*

    ResponderExcluir
  14. Querido amigo, muitas graças e muitos parabéns por este seu magnifico texto!

    Sou suspeita, pois tenho 73 anos, mas mesmo jovem sempre pensei que as pessoas mais velhas deveriam ser respeitadas porque têm experiência de vida e sabedoria. Mesmo que não consigam acompanhar o avanço da tecnologia.

    Quando quis fazer voluntariado em Timor na minha área (Educação ) fui recusada por ser velha : tinha 55 anos. E a minha idade actual já foi utilizada como insulto em comentários do Facebook.

    O idadismo é um preconceito a ser seriamente combatido, sem dúvida.

    Bem haja!

    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  15. Excelente crónica. Infelizmente com o passar dos anos tenho a sensação de que o etarismo se tende a agravar e cada vez mais, vejo as pessoas com mais idade, serem marginalizadas e pouco respeitadas, principalmente nas empresas e pelos jovens.
    No Japão e na China os mais idosos são sinónimo de respeito e de sabedoria é pena não ser assim em todo o mundo.
    Parabéns pelo excelente texto.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Isso é verdade! Os idosos têm muito pra nos ensinar, uma vida de experiências pra compartilhar com os mais jovens! Deveríamos aprender com os orientais que respeitam seus idosos! Um abraço e boa semana! :) 🌷

    ResponderExcluir
  17. Tal como explicitou a idade não é impedimento para a realização de tarefas e atividades de qualquer natureza desde que o indivíduo possua intactas as condições mentais e físicas para essa finalidade.
    Abraço amigo.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
  18. Alécio, as pessoas não se julgam pela idade. Mas, nos tempos de hoje a partir dos 40 anos somos marionetes nas mãos dos mal formados. Um abraço e que tudo mude senão qualquer dia temos uma sociedade doentia. 🤩MegyMaia

    ResponderExcluir
  19. Muito bom artigo. Gostei de aprender mais um conceito: etarismo. No entanto, por cá diz-se que a idade é um posto, ou seja, a pessoa mais velha tem qualidades e virtudes acrescidas porque as maturou ao longo da vida e pode ter muito a ensinar as gerações mais novas.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Aqui no Brasil com essa tradição cada vez mais recorrente
    de corpos desnudos me dá a impressão que pessoas
    mais velhas estão virando pedra aos olhos da grande massa.
    Acredito que a nossa sociedade Brasileira está doente!
    Está tudo fora da casinha... as pessoas inteligentes estão se calando
    para os ignorantes reinarem.
    Maravilha de post!
    Boa entrada de mês de junho.
    Paz e Bem.

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde de quarta-feira. Obrigado pela visita e carinho.
    Excelente texto e reflexão, meu querido amigo Alécio. Ainda te aguardo no Rio para fazermos grandes passeios.
    Luiz Gomes

    ResponderExcluir
  22. Alécii querido,
    Na minha concepção
    toda e qualquer discriminação é
    feia, ruim e de e ser combatida.
    Contudo qualquer um de nós
    sempre cai em uma ou outra
    até sem perceber.
    O importante é estarmos
    sempre alertas nos
    policiando e evitando
    apontarmos o dedo,
    pois se um dedo aponta
    para outros, três deles
    apontam para nós mesmos.
    Adorei a publicação
    que me fez refletir, agora
    já tenho 60 anos, melhor ficar
    atenta para o como me tratam.
    Bjins de ótima tarde de
    sexta feira e de um tranquilo
    fim de semana.
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ops leia-se Alécio: Desculpa meu amigo, eu escrevi seu nome
      e errado. Bjins

      Excluir
  23. Ola querido,
    Uma excelente reflexão. Qualquer tipo de discriminação
    ou preconceito, deve ser eliminada. Não cabe mais nesse mundo esse comportamento, embora saibamos que existe. Triste. O jovem de hoje sera o velho de amanha.
    Andei meio sumidinha, porque fiz uma viagem, mas ja estou de volta,
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Adorei o texto Alécio! Há tempos deixei a juventude e tenho me aproximado cada vez mais desse assunto que envolve o envelhecer. Espero, assim como você, que não se demore para esse preconceito deixar de existir.
    Muito vagarosamente vemos alguma mudança, por exemplo, nas publicidades que ainda exibem em sua maioria os corpos jovens e sarados. A moda é para os jovens, o turismo, o consumo, enfim... é preciso reflexão, políticas públicas e um esforço individual para a mudança.
    Boa semana! Beijos

    ResponderExcluir
  25. Rapaz, que texto belo.
    Toda discriminação deve extirpada da sociedade. O etarismo sempre esteve presente, inclusive em comentários do tipo: "você é amigo daquele velho?", "ah, mas ela é velha" ... Os jovens não se dão conta, que a idade chega para cada um de nós. È preciso o apoio público, como se tem observado ainda um tímido esforço, para que algumas ações sejam tomadas. Não é apenas questão de prioridades em filas, atendimentos etc, mas de empatia, e do trabalho da própria autoestima,

    Parabéns pelo texto,
    Abração,
    Dan

    ResponderExcluir