segunda-feira, 10 de abril de 2023

Tempos que não voltam mais

Gostaria que o tempo voltasse atrás 
Num passado distante das minhas decepções 
Onde a vida era simples, mas se tinha paz 
Longe dos problemas e das preocupações 

Não é nostalgia, é apenas um desejo 
Queria voltar nem que fosse por um só instante 
Reviver momentos bons, o primeiro beijo 
As brincadeiras na escola, a timidez constante 

Só queria relembrar o quanto eu era feliz 
E como era gostoso ser criança 
Assistir aos programas infantis 
Sem imaginar nenhuma mudança 

Gostaria que o tempo voltasse atrás 
Para ver novamente a família reunida 
Infelizmente são tempos que não voltam mais 
Ficam apenas na memória da nossa vida


Alécio Souza

26 comentários:

  1. Meu bom amigo Alécio,
    Sabe aquele “soco no ar do Pelé?”... Virou história... E a história virou “resenha” e tudo vai se transformando e nem sempre, se transformando para melhor.
    O nosso “Senna” saiu de cena fazem quase 30 anos... Quanta tristeza!!!
    As piadas do antigo “PSIT da poltrona”, hoje são observadas de pé, “com a lupa do chatinho do politicamente correto”.
    Já a nossa pátria amada, nossa “patriazinha”, como diria o “poetinha”, continua não rimando com mãe gentil.
    Até os domingos estão sem graça... Pois, como “o tempo vai sempre cazuzeando”, ele jamais voltará atrás... E assim, nem mais o “Silvio Santos” vem aí.
    Um grande abraço e boa semana!!!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Alécio!
    Enquanto te lia com o sopro dessa brisa boa do desejo daqueles bons e velhos tempos, lembrei-me de uma fala de Rubem Alves onde ele relata que queria pedir a Deus apenas uma noite do seu passado: quando a mãe ia apanhar folhas para fazer chá e estourar pipoca, para ele aquilo era o paraíso.
    Muito bom te ler!
    Abraço
    ana paula

    ResponderExcluir
  3. Alécio,
    Seu texto é lindo
    e é espelho para muitos,
    contudo para mim é um
    Espelho ao inverso.
    Porque apesar de tantas perdas
    de seres que amo, apesar de decepções constantes com
    pessoas que tenho em
    excelência e da vida ter
    seus altos e baixos
    eu prefiro saudar meu hj,
    pois apesar de tudo e
    de qualquer coisa
    gosto da minha vida hoje
    aos 60 anos.
    Adorei seu escrito.
    Bjins de bom fim de semana.
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
  4. Eu sei que não precisa, meu amigo, mas
    vou explicar, a quem não entendeu, o que
    eu quis dizer no texto que publiquei.
    "Eu nasci quando as flores se abriram e a
    isso chamou-se primavera", mas como o
    nome que minha mãe escolheu não foi do
    gosto do meu pai, os dois discutiram por
    um bom tempo e só seis meses depois, ou
    seja, em abril, o único mês que não tem a
    letra ó, no final, eu fui registrado.
    Um abraço, meu amigo e obrigado pelo
    espaço.

    ResponderExcluir
  5. Eu também gostaria muito de voltar ao tempo, tenho saudades de mim,
    a menina feliz que não tinha compromissos, nem medos pela família, não sabia nada de assaltos e nem de golpes pela internet! E nem sabia de nossa finitude! E não era maravilhoso não saber disso?
    Tudo parecia tão fácil!
    Maravilha de poema, amigo Alécio!
    Muito bom vir aqui ler seus belos poemas!
    Um feliz domingo, uma excelente semana.
    Beijo, amigo!

    ResponderExcluir
  6. Uma pena mesmo, infelizmente, o tempo não tem tecla de retrocesso, os bons momentos se vão trancados na memória, sem chance de se dar um replay.

    Um abraço. Tudo de bom.
    APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, Alécio
    Linda postagem, tenho belas recordações da infância, foram momentos marcantes com os meus pais, meus irmãos e muitas brincadeiras no quintal. Meus pais faleceram e uma irmã também, o que fica é a saudade e a esperança do reencontro no céu, quando Jesus voltar para levar todo aquele que o recebeu como Salvador, segundo a Bíblia. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  8. As recordações do passado, quando prazerosas, enchem-nos de saudades.
    Abraço amigo.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
  9. Lindo, muito lindo, meu amigo poeta, mas eu, para ser sincero, não gostaria de ter minha infância de volta, até porque, as lembranças não são lá muito boas, como as dificuldades que o meu pai, pedreiro, tinha para sustentar mulher e quatro filho, cinco mais tarde. Dos tamancos (ou seriam tamancas?) que comprava para eu ir à escola, fora as porradas que eu levava por ser o "arteiro" que fui. Eu gosto, de verdade, é do hoje, do agora quando tenho tempo, amigos e uns tostões de sobra nos bolsos para ir aonde eu quero e do jeito que eu gosto. (Desculpe apresentar 'exceção' quando o assunto é 'regra geral').
    Parabéns pelo poema, pela inspiração e pela amizade que me permite ter por você.

    ResponderExcluir
  10. Grande verdade, pensamos que todo o tempo do mundo, mas o que passou já não volta mesmo!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
  11. Olá, querido menino Alécio!

    Espero que estejas bem de saúde, tal como tua família. Por aqui, tudo satisfatório, incluindo a linda Primavera. Minhas mãos, mais ou menos.
    A imagem que ilustra o poema é linda e significativa.
    O poema está tão bem feito e é teu coração falando. Acho que todos temos saudades da nossa infância, da inocência e das brincadeiras tão ingénuas.
    Os meninos jogavam à bola, as meninas brincavam com bonecas e queriam ser esposas e mães um dia mais tarde.
    O colo de nossas mães era o ninho melhor do mundo e se caíamos e nos aleijávamos, o beijinho da mãe sarava a ferida.
    O pai trabalhava do nascer ao pôr do sol, mas qdo a noite chegava era uma alegria ao jantar.
    Voltar atrás é impossível, mas fica o desejo de todas as coisas boas que tivemos e fizemos. Agora, adultos, sabemos dar o valor.

    Beijos e abraços e um outono/inverno sem muito frio. Eu também prefiro o tempo quente.

    ResponderExcluir
  12. Pois é , meu amigo Alécio, como o tempo passado do passado não vem, temos mesmo de aprender a viver com e das boas e doces lembranças.
    Lindo poema, gostei muito.
    Obrigada pelas visitinhas ao Pétalas. Beijo.

    ResponderExcluir
  13. Também gostava muito de poder voltar atrás e reviver esses tempos mágicos da infância com a família toda reunida.
    Maravilhoso poema.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. É bem verdade,Alécio...Não voltam mesmo! Eu adoraria voltar ao tempo dos meus 4 filhos( escadinha) todos pequeninhos, sempre juntinho a nós. Mas o tempo voou! Adorei! abração, chica

    ResponderExcluir
  15. O que ficam são lembranças...

    A amazônia e algo muito complexo mas com certeza o que impulsiona
    os desmandos é a ganância de todos os lados o toma lá da cá que o país conhece bem; com uma fabrica da shein instalada no Brasil é bem provável que mutas notícias ainda surgirão em tv aberta.
    Tive na av.paulista e no mercado a semana passada me lembrei dos blogues de sp e do seu...
    Boa entrada de semana.

    ResponderExcluir
  16. Lindíssimo poema, Alécio! É verdade... são tempos que nos elevam a nostalgia ao máximo. Todos nós desejamos certas coisas da infância que, infelizmente, não voltam mais. Um forte abraço! 😊

    Atenciosamente,
    Cantinho dos Poemas de Criança 👦.

    ResponderExcluir
  17. Por isso que seria tão bom ter o poder de voltar no tempo...Estes tempos que não voltam mais causam muita saudade. Só podemos ficar felizes porque eles existiram. PS: As fotos lá no blog foram tiradas de celular. Um abraço!

    ResponderExcluir
  18. Oi Alécio
    Também tenho saudades de tempos que não voltam mais
    Tenho saudades da minha infância, do quarto da minha prima
    Das brincadeiras com meus primos
    Principalmente de quando jogávamos video game (Mario World)
    Tenho saudades do tempo de escola também,
    e de tudo que vivi de bom, sou uma pessoa muito nostágica
    Por isso me identifiquei muito com seu poema.
    Abraços e boa quinta-feira!

    ResponderExcluir
  19. Ah! Tão linda essa nostalgia infinda da idade de ouro.
    Adorei.
    Beijinho

    ResponderExcluir
  20. Boa noite de quinta-feira. Obrigado pela visita e comentário.
    Alécio, será um prazer te levar um dia à Arraial do Cabo.
    Luiz Gomes

    ResponderExcluir
  21. O tempo não volta atrás.
    Ele passa e passando
    Vamos com o tempo até quando
    Tivermos tempo capaz
    De viver na santa paz
    Da vida com agitação
    Porque se há tempo ou não
    De algum tempo de vida
    A coisa é desconhecida
    E vive-se o agora, então.

    Belo poema, amigo. Parabéns. Abraço cordial. Laere.

    ResponderExcluir
  22. Meu Amigo, agora só dentro de nós mesmos podemos reviver todos os instantes de júbilo e inocência que o coração guardou. "Algumas marcas são eternas mas só se veem de muito muito longe", escreveu um poeta..
    Tudo de bom para si.
    Um beijo.

    P.S. Agradeço as palavras que tem deixado no meu "Ortografia". Só não lhe deixava comentários porque o seu blogue me informava que tinha sido removido há um ano. Agora parece que consegui corrigir.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  23. Gostei muito de seu poema, sinceramente.

    O meu amigo é ainda jovem, imagine o que se passa comigo....

    Abraço, boa semana :)

    ResponderExcluir
  24. Salve, nobre amigo Alécio!
    Eu particularmente não gostaria de voltar para a minha infância, mas reviver alguns bons momentos. No entanto, há de se reconhecer que nos tempos passados existia mais afetividade. Hoje, é uma era líquida no que diz respeito a relacionamentos, tudo é transitório é melhor.

    Abraços
    Dan

    ResponderExcluir