domingo, 12 de março de 2023

Na gaveta

Na gaveta eu guardo as minhas recordações
De momentos que me trazem emoções
Revirando fotos, cartas, amizades perdidas
Sonhos e pessoas que ficaram no passado, esquecidas

Na gaveta eu remexo o meu baú de poemas
E relembro das primeiras paixões
Uma época sem tantos problemas
De muitas descobertas e imaginações

Na gaveta eu guardo uma parte da minha história
De lutas, sofrimentos, derrotas e vitórias
Dos amores que eu nunca tive na vida
E da esperança de manter sempre a cabeça erguida

Na gaveta vejo a vida passar como num filme
Passos mal dados e hoje pisando em terra firme
Tantos acontecimentos que ficaram para trás
E agora eu só busco a minha paz


Alécio Souza

28 comentários:

  1. Olá Alécio, vi no Instagram que tinha post novo e cá estou aqui para conferir, hehehe.
    Ahhh as gavetas, quantas coisas guardamos nas gavetas não é verdade?
    Eu tenho uma gaveta cheia de recordações, cartas, objetos especiais pra mim. Tenho até hoje as velas da minha primeira comunhão e crisma acredita?
    Estão na minha gaveta.
    Amei seu poema, tbm quero guardar poemas na minha gaveta. Tem um cantor que eu gosto muito que se chama Fernando Anitelli. Ele é o vocalista da banda O Teatro Mágico. Ele tem um cd que se chama " As claves da gaveta que são músicas que ele tinha guardado a muito tempo na gaveta.
    Interessante não? Cabe bem ao seu poema.
    Parabéns. Abraços e boa semana:)

    ResponderExcluir
  2. Meu bom amigo Alécio,
    Eu sempre digo que sou um poeta de gaveta, pois, só escrevia poemas para minha saudosa esposa Béatrice.
    Mas, a tua gaveta está aberta e aqui li este belo e sentido poema.
    Abraços e tenha uma semana suave!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Alécio, que lindo, você retratou muito bem
    a vida de todos nós, gavetas cheias de coisas,
    algumas boas, outras ótimas, e outras descartáveis
    para não sofrermos o que não precisa.
    Gostei muito, você escreveu com o coração!
    Uma boa semana, e aplausos! Gostei muito.
    Beijo, amigo.

    ResponderExcluir
  4. Engavetar é uma regra básica para guardar as lembranças do nosso viver. Afinal, a ocasião especial merece um registro impecável e que fique na recordação das pessoas. Em outras palavras, lembranças que vão para a gaveta e um tempo depois para a lixeira, devem ser descartadas imediatamente. Só aplausos!!!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, Alécio
    Lindo poema, nas gavetas guardamos recordações maravilhosas, um forte abraço.

    ResponderExcluir
  6. As gavetas são verdadeiros túneis do tempo, portais atemporais que inspiram grandes viagens. Muito bom.

    Um abraço. Tudo de bom.
    APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde de sexta-feira e bom final de semana.
    Meu querido amigo Alécio, todos nós temos muitas gavetas e que guardamos inúmeras recomendações da nossa vida. Tenho mais parques e com vários biomas do estado do Rio de Janeiro, até manguezal, espero que você goste.
    Luiz Gomes.

    ResponderExcluir
  8. Querido Alécio
    Penso que todos temos uma gaveta onde vamos acumulando recordações das coisas que nos vão acontecendo ao longo da vida, algumas de enorme felicidade, outras nem tanto, algumas até inconfessáveis...
    Também eu tenho uma gaveta assim, é claro, onde guardo, especialmente, coisas bem antigas, cartas e escritos vários. E tenho também uma gaveta "virtual" onde vou guardando os meus escritos ao longo do tempo... De vez em quando abro-a e trago para a luz do dia um conto ou um poema, e publico... 😉

    Bom Fim de Semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
  9. O Alécio demonstra, nesse texto, uma ótima filosofia de vida.
    Busca nos escaninhos da memória as vivências do passado, para deles poder tirar os melhores ensinamentos, que o ajudem a viver em paz.
    Abraço de amizade.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
  10. Guardamos nas gavetas uma parte da nossa vida, adoro abri-las e voltar a relembrar outros tempos.
    Adorei o poema, está fantástico.
    Beijinhos e bom Domingo

    ResponderExcluir
  11. Minhas gavetas carecem de poesia, mas são cheias também de recordações, de papéis com frases soltas que vou colhendo e espero um dia escrever a respeito. É Alécio, acho que a tua gaveta trouxe uma unanimidade por aqui! Todos apreciam!
    Bom início de semana. Beijo

    ResponderExcluir
  12. Ah, se as gavetas falassem... Bom demais ler teu poema Aécio! Tens uma poesia encantadora!

    ResponderExcluir
  13. Alécio e as reminiscência que
    lhe movem a vida.
    Parabéns poeta. Ah, só me faça
    um favor; nada de passar pano
    na poeira do passado, viu!. Deixe-o
    lá, do mesmo jeito ou perderá o
    perfume, a beleza e a cor.
    Um abraço, meu amigo.

    ResponderExcluir
  14. Olá, querido menino Alécio!

    Que bom foi receber tuas palavras! Felizmente que contigo está tudo satisfatório, embora uma ou outra "nuvem" possa toldar teu céu.
    Estive 15 dias de férias no Natal e deu para relaxar e passear por Lisboa, mas a época do natal é mto conturbada e as pessoas passam o mês de dezembro comprando prendas e comida, nomeadamente doces. No início de Janeiro recomeçaram as aulas e voltou a rotina.
    Estava com pouca inspiração e minhas mãos doíam, por isso foi necessário descansar.
    Acho que os comentaristas não estão entendendo meu poema, com exceção de ti. É um poema levemente sensual e o título diz tudo.

    Quanto ao teu poema está, como sempre, muito bem escrito e pensado. Fazes quadras rimadas, mas com muito interesse e que todo o mundo entende.
    Gaveta é uma palavra de que gosto muito, pelos mais diversos motivos. E tu na tua guardas boas e menos boas recordações, que fizeram e fazem parte da tua vida. As recordações mentais também podes guardar na tua gaveta para dares paz ao teu coração e cérebro. Um dia desses, encontrarás a tua paz das mais diversas formas, nomeadamente no amor. Tenhamos esperança.

    Bom Ano Novo e excelente outono.
    Beijos e abraços com carinho.

    ResponderExcluir
  15. As memórias guardadas, mas não esquecidas... Algumas tristes, mas outras que nos fazem sorrir.
    Poema interessante.
    Obrigada pela visita
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderExcluir
  16. Alécio,
    Vim aqui deixar um beijo
    e convida-lo a ler o lindo texto
    do silvioafonso lá no Espelhando.
    Bjins de 5a feira
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
  17. Um poesia linda. Na gaveta ficam guardadas muitas memórias, recordações, sentimentos.
    É um misto de emoções.
    Amei o seu poema.

    Abraços.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  18. G-E-N-I-A-L! Adorei este poema! É verdade... o poder que as gavetas têm, não é! Gostei muito mesmo, o género de poema que adoro ler. Continue, quero mais...!

    Cumprimentos,
    Cantinho dos Poemas de Criança 👦.

    ResponderExcluir
  19. Todos guardamos numa gaveta memórias da nossa vida. Algumas são boas, outras são ruins, mas é assim que a vida se vai vivendo.
    Amigo Alécio, guarde muitas memórias boas, aprenda com as ruins, encontre paz, amor, felicidade e viva intensamente pois a vida passa rápido demais.
    É lindo o seu poema. Continue escrevendo versos.
    Beijo, feliz fim-de-semana.

    ResponderExcluir
  20. Nada melhor que buscar a nossa paz. Lembranças sempre nos remetem algum sentimento que tivemos no passado. Que bom que vc hoje esta em paz. Feliz domingo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. E como isso é verdade!
    Lembranças, recordações...nem sempre boas!
    Mas todas fizeram parte de nossa vida passada.
    Concordo com o final, eu também só quero paz!
    Ah sim! Com a cabeça erguida, vamos em frente!
    Um abraço! 😊

    ResponderExcluir
  22. Muito bom!
    E temos gavetas para tantas memórias e outras dores...

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  23. Uma coisa é certo... Não dá pra ficar guardando tudo.
    E se for para escolher com certeza PAZ.
    A gente até fecha as gavetas kkkk.
    Boa entrada de mês.
    PAZ E BEM.
    janicce.

    ResponderExcluir
  24. Quanto temos em nossas vidas de gavetinhas...E em cada uma delas, recordações boas, noutras, bagunças,rs... Lindo te ler! abraços, feliz ABRIL! chica

    ResponderExcluir
  25. Oi, Alécio!
    Adorei seu poema. Tão bom remexer nas gavetas de nossa vida não é? Tantas lembranças, tantas coisas boas, outras nem tanto... mas é tão bom recordar! Minhas gavetas estão abarrotadas de lembranças. Acho até que terei que comprar outro armário com mais gavetas, rs.
    Votos de um ótimo fim de semana.
    Bjs

    ResponderExcluir
  26. Ah! Bela gaveta que encerra a vida toda! Beijo

    ResponderExcluir
  27. Nobre amigo Alécio, boa tarde!

    Quanta honra ler um poema tão bem construído, que nos faz lembrar que somos uma espécie de gavetas de saudades. Os nosso próprios sentidos fazem as vezes, abrir alguma dessas gavetas. Engraçado que fiz um poema de retorno ao meu blog, falando sobre estante. Ou sejamos, esses conectivos que nos remetem a saudades. Você é incrível.

    Abraços,
    Dan
    http://gagopoetico.blogspot.com/

    ResponderExcluir