domingo, 11 de dezembro de 2022

Mãe querida

Eu queria começar esse texto agradecendo pelo carinho que recebi dos amigos da blogosfera nesse período em que precisei ficar ausente. Infelizmente no mês de outubro depois de anos lutando contra uma doença perversa como é o Alzheimer a minha querida mãe nos deixou, mas o que fica são as ótimas lembranças, os dias felizes e os momentos bons que passamos juntos. Nunca é fácil perder alguém que você ama tanto na sua vida, mas sabemos que a vida é feita de ciclos e um dia ele chega ao seu fim. Agora é o momento de relembrar boas histórias, lembrar várias passagens que marcaram a nossa vida e guardar no coração tudo aquilo de bom que vivemos juntos.

A minha mãe, a Dona Armonia levava até no seu nome uma mensagem de paz e fraternidade e ao longo da sua vida ela só praticou o bem, sempre correta, honesta e digna se dedicou integralmente a família e a quem precisasse dela, em vida foi a melhor pessoa possível e era muito querida e amada por todos. Deus coloca anjos no mundo e com certeza a minha mãe era um desses anjos que na sua vida só espalhou amor, amizade, bondade, carinho, vontade de ajudar os outros e cuidar da sua família.

Eu e meus irmãos sentimos muito orgulho por termos sido educados por uma mãe tão extraordinária, carinhosa, dedicada, amável e tão preocupada com o nosso futuro, foi um presente nosso ter uma mãe assim tão especial e querida.

Quero encerrar esse texto dizendo o orgulho que sinto por ter sido abençoado com a melhor mãe do mundo, levarei todos os seus ensinamentos comigo e tentarei ser uma pessoa melhor a cada dia da minha vida e espalhando amor pelo mundo como era a missão da minha querida mãe.

Mãe descanse em paz, que Deus ilumine o seu caminho e que a senhora guie os nossos passos aqui na Terra sempre no caminho do bem e ajudando ao próximo com fé e amor no coração!

Escrevi esse poema com muitas saudades e vontade que um dia possamos nos reencontrar novamente! Te amarei para sempre minha mãe querida!


Alécio Souza

31 comentários:

  1. Oi Alécio, que triste a partida da sua mamãe...
    Mas que lindo poema você fez pra ela.
    É, ficam as saudades, o luto não é fácil de viver.
    Mas bola pra frente, saiba que ela está com Deus e olha por você lá de cima e jamais você estará sozinho!
    Deus nunca vai te abandonar e Ele é seu melhor amigo.
    Um abraço de consolo e um feliz natal.
    Um ano novo abençoado.
    com carinho, Larissa.

    ResponderExcluir
  2. Olá Alécio
    Que Deus conforte o teu coração, dos familiares e amigos. "Deus é nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações", Salmo 46:1. Também perdi a minha mãe em abril de 2020 com covid, a dor é imensa, ela era ótima, somente Deus para aliviar a tristeza, Jesus foi preparar lugar e um dia Ele voltará e todos estaremos com o Senhor na eternidade, todos os que acreditam Nele, e o receberam como Salvador, assim diz a Bíblia. Linda homenagem você fez aqui, a sua mãe deixou um belo legado: espalhar amor pelo mundo. Obrigada pelo comentário no meu blog, gostei muito, um forte abraço.

    ResponderExcluir
  3. Olá, meu amigo Alécio, que belo e comovente poema eu acabo de ler, quanto carinho, gratidão e amor eu vi! Eu não sabia que você tinha perdido sua mãe, só notei sua ausência, sim. O poema mais cheio de amor que li sobre Mãe! Que mais me tocou. Que linda recordação para sua vida inteira, ela está dentro do seu coração e ali vai permanecer! Ela está na sua memória, estará sempre juntinho de você.
    Sei da sua dor, perdi os meus dois, um ano um, o ano seguinte minha mãe. É muito difícil, mas a gente consegue levar a vida, amigo.
    Desejo que o tempo amenize a dor, vai acontecer, sim, mas nossos queridos não saem de nossa memória. Pelo que li, pelo que senti, você foi um grande filho, a fez muito feliz!
    Fique bem, querido amigo, infelizmente a gente cumpre os ciclos, e um dia, chegamos no final, e quem sabe a surpresa não será maravilhosa?
    Um beijo, um Feliz Natal e um 2023 bem melhor.

    ResponderExcluir
  4. Assim você molha meus olhos, Alécio.
    Um abraço, entre soluços.

    ResponderExcluir
  5. Alécio,
    Lamento sua perda
    e reconheço sua dor
    como dor sem consolo.
    Perdi bisavó, avó e tia pela
    mesma causa que Vc perdeu
    sua💗 mãezinha.
    Na minha família sou a
    próxima da fila pq as 1as de cada geração é que tem
    sido comtrmplada, só que
    ainda daqui a muitos anos,
    pois a turma aqui só adoece
    depois dos 90, farei 60 dia 30/12.
    Apesar de tudo que Vc passou e passaestou contente com seu retorno.
    Amei o poema e deixo a sugestão
    de deixa-lo fixo visível no seu Blog, como Lembrança e Homenagem
    contínua.
    Abraço solidário e bjins
    de afeto.
    Obs: chegou a receber meu email?
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
  6. Olá querido Alécio,
    meus sentimentos pela sua maezinha. Estamos aqui de passagem, eu também perdi uma irma em agosto, fiquei muito triste. Deus sabe o que faz e so nos resta a aceitação da vida eterna. Lindo poema. Que seu natal dentro do possível chegue com a luz de Deus. Obrigada pela amizade, Feliz natal e um super 2023!! Bjks

    ResponderExcluir
  7. Olá, querido menino Alécio!

    Espero que estejas mais aliviado e que vivas dos bons momentos que passaram juntos, tu e tua querida mãe.
    Já não passava por aqui há uns tempinhos, mas sabia a causa do teu silêncio. É para isso que servem os amigos (as).
    A lei natural da vida é os filhos verem partir os pais e não o contrário e tua querida mãe foi muito amada por seus filhos e teve Armonia no nome e na vida.
    Passaram dois meses e o tempo vai ajudando, não a esquecer, mas a abrandar mais a cor, que será eterna.
    Gostei muito do poema que dedicaste a tua mãe querida, pois nele se observam os teus sentimentos. Este não foi do baú, tenho certeza, felizmente que não foi do baú, pois tua amada mãe morreu já com uma certa idade e teve tudo o que foi preciso. Vocês a amaram incondicionalmente.
    Recebe, de novo, meus pêsames e recorda tudo o que ela te deu sem nada te pedir.

    Beijos e abraços desta tua sempre amiga.

    ResponderExcluir
  8. Me esqueci de te desejar um natal em paz e amor e um feliz Ano Novo.
    Que a luz do Universo te ilumine e abrande tua dor.

    ResponderExcluir
  9. Lamento saber da morte da Mãe...Mas nunca a esquecemos, há sempre memórias que nos fazem sorrir...
    Obrigada pela visita, espero que volte.
    Tenha umas Festas Felizes.
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderExcluir
  10. A perda de uma mãe é tão irremediável, meu Amigo. Sensibilizou-me muito o poema que fez para ela. Sinto consigo o que lhe aconteceu. Tenha coragem.
    Que passe um Natal o mais tranquilo possível..
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  11. Estamos aqui de passagem, a vivência e a convivência é que se imortalizam nas memórias mais caras. Até que no infinito, se escreva a poesia dos reencontros.

    Um abraço. Tudo de bom.
    APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

    ResponderExcluir
  12. Não há palavras que consolem nos grandes momentos de dor pela partida de quem amamos, é sim nas boas recordações, que se encontra forças para aliviar a saudade. "Aqueles que amamos nunca morrem, apenas partem antes de nós" .
    Um grande e fraterno abraço

    ResponderExcluir
  13. O seu texto é o testemunho de alguém que sofre pela perda de um tão chegado ente querido, mas ao mesmo tempo uma homenagem a quem foi tão importante na sua vida.
    Recordar com saudade é uma prova de amor.
    Abraço solidário.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
  14. Oi Alécio;
    É triste quando veemos pelo lado da ausencia;
    Mães e pais são sentimentos internos, individuais ainda mais quando existe respeito e admiração algo muito digno.
    É a ordem da vida... a gente querendo ou não chego uma hora que precisam partir.
    Que bom e lindo! que ela te deixou um legado...
    Fazia já algum tempo que eu não postava nada, muito bom ter ver pela casa depois de meses sem postar...
    Dificil é saber a casa de Brasileiro que não tenha espada de são jorge kkkk.
    No final das contas o que levamos da vida e o que sobra são os bons sentimentos de mães, pais, irmão ou seja familia e os agregados que se juntam ao longo da vida.
    A lembrança amorosa de sua mãe é algo que numca se apagará.

    ResponderExcluir
  15. Amigo Alécio, ver partir os nossos entes queridos parte-nos realmente o coração. E essa dor jamais desaparece, mas é atenuada pela lembrança do amor incondicional que nos deram.
    Esta época natalina vai ser triste para si e restante família, mas a vida tem de continuar. Eu desejo-lhe um Natal abençoado e um Novo Ano cheio de coragem, amor, luz.
    Grata pelas suas visitas ao Pétalas. Um beijo.

    ResponderExcluir
  16. Oi meu querido amigo Alécio que Deus abençoe e conforte o seu coração. De Porto Seguro só conheço o Centro Histórico. Se vier ao Rio um dia pode contar comigo. Bom início de semana.

    ResponderExcluir
  17. Retificando: No 4º parágrafo, 1ª linha do meu comentário onde se lê cor, deve ler-se DOR.
    As minhas desculpas. Foi lapso.

    ResponderExcluir
  18. Muito comovente! Que descanse na paz de Deus.
    Que o Menino te conforte neste Natal, te abençoe e proteja sempre!
    Abraços e votos de óptimo Novo Ano também.

    ResponderExcluir
  19. Oi Alécio! Puxa vida, imagino o que você e seus irmãos estão sentindo porque já passei por isso. Todas as mães são únicas pra seus filhos e por mais que o tempo passe nunca esquecemos do amor, carinho e ensinamentos que recebemos. Que Deus console vocês! Um abraço!

    ResponderExcluir
  20. Caro Alécio,
    Lamento tua perda. Sei bem o que deve estar sentindo... Perder os pais (mesmo que seja a ordem natural das coisas), não é fácil. Palavras nunca definirão nossas perdas.
    Mas, meu bom amigo, desejo na medida do possível, um final de ano suave e com muita saúde, paz e musicalidade para ti e para aqueles que “guardas no lado esquerdo do peito, dentro do coração...” (como diz na canção do nosso “Mil Tons”).
    Um abraço!!!

    ResponderExcluir
  21. Oi Alécio.
    Desejo conforto para você e sua família.
    A saudade às vezes vai doer, mas às vezes será leve.

    Meu blog foi criado em 2011, quando aconteceu o falecimento do meu pai. A escrita sobre os meus sentimentos me ajudou a superar a dor e a aprender a conviver com a saudade.

    Abraço pra você.

    Ana Virgínia.

    ResponderExcluir
  22. Desejar um feliz ano novo todos já
    desejaram. O que eu quero, na verdade,
    é te dar um abraço com votos de saúde
    e bons negócios no ano que vem e
    nos próximos.
    Um abraço, Alécio e muito obrigado.

    ResponderExcluir
  23. Alécio,
    Estou retornando de um
    tempo que separei para mim
    e vim te deixar um abraço
    de saudade de ler aqui.
    Que 2023 seja um tempo
    de seguir adiante
    como escreveu a Emília
    lá no blog dela.
    Pra Vc desejo força.
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
  24. Querido amigo Alécio
    Muito bonito e comovente este poema dedicado à sua querida Mãe.
    Uns mais tarde outros mais cedo...todos acabamos por perder os nossos entes queridos. A minha partiu há muitos anos, e não passa um dia em que não me recorde dela. É assim, com o tempo vem chegando a conformação, mas a saudade fica para sempre.

    E é chegada a hora de lhe desejar um muito feliz 2023. Que os seus sonhos se tornem realidade.
    Apertado abraço.

    Bom Fim de Semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
  25. "Mãe, hoje eu volto a te vera na antiga sala,
    Onde uma noite eu te deixei se fala,
    Dizendo adeus como que vai morrer.
    E tu me viste sumir pela neblina,
    Porque a sina das mães é esta sina:
    Amar, cuidar, criar e depois perder.

    Perder o filho que quando grande e forte
    Já bem podia ampará-la e compensá-la,
    Mas nesse instante uma mulher bonita
    Sorrindo rouba e a pobre mão aflita,
    Ainda se volta para abençoar."....

    Eis a poesia que declamei no primeiro último ano do curso fundamental, Linda,... Mãe é tudo. Abraço fraterno. Laerte.

    ResponderExcluir
  26. Oi Alécio, sei que nenhuma palavra que eu possa dizer vai aliviar a sua dor mas eu quero que saiba que eu sinto muito.
    Espero e sei que Deus cuidará de você. E que fique as boas lembranças
    Abraços.



    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/.

    ResponderExcluir
  27. Alécio, acabei de encontrar seu blog através de um comentário teu aí pela blogosfera. Que linda essa onda de afeto que vejo aqui acima em todos os comentários. Que sua doce mãezinha esteja na Paz.
    Abraço, ana paula

    ResponderExcluir
  28. Que linda e carinhosa homenagem pra tua querida mãe que , de onde está, te cuida e sorri! Que bom tiveste força pra voltar e ela agora descansa na PAZ! abraços, chica

    ResponderExcluir