segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

O palhaço

O palhaço é o astro do picadeiro
Sempre sorridente, alegre e arteiro
Faz piadas de tudo que na sua mente vier
E não nega sua fama, é ladrão de mulher

O palhaço desperta o sorriso da criança
E faz mais feliz a sua infância
Mas também pode ser muito solitário
Às vezes só é feliz no seu imaginário

O circo não existe sem o palhaço
Que encanta a plateia em busca de um abraço
Doce é a pureza do seu coração
Que no palco explode de emoção


Alécio Souza

19 comentários:

  1. Alécio,
    Adoro poesias que falam
    de outras artrs.
    Aqui em casa tenho
    profissionais da arte circense.
    Lindos vesos.
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
  2. Olá, querido menino Alécio!

    Espero que estejas bem, sem Covid, tal como teus irmãos e tua mãe, que agora tem quem cuide dela.
    Eu estou bem, sem Covid e estive quase três semanas de férias. O vírus e suas variantes andam pelo mundo todo e é preciso ter muito cuidado.

    Li teu bonito e verdadeiro poema com um sorriso, porque quando era criança adorava ver a exibição dos palhaços. Por vezes, triste, têm de fazer os outros sorrir. É das figuras mais amadas do circo, e sobretudo pela pequenada.
    Há sempre o palhaço rico e o palhaço pobre, que fazem nossas delícias e risos de todo o mundo.

    Gostei da foto do palhaço que tu escolheste. Bem colorida, muito risonha e cheia de vida.

    Beijos, saúde e bom domingo.

    ResponderExcluir
  3. Olá Alécio
    O palhaço no circo alegra muito, ótimo poema, abraços.

    ResponderExcluir
  4. Oi, querido menino Alécio, eu, de novo!

    Muito obrigada pelo teu excelente comentário no meu blog. Eu penso o que mesmo que tu sobre Deus.
    O músico é do Equador, estive agora pesquisando.

    Outra coisa: quem não é seguidor de teu blog no Painel de Seguidores e procura no Google teu blog, como eu faço, o blog aparece como removido. Só no User Profile, teu blog aparece. Me fiz entender?

    Beijos e um lindo domingo.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Alécio, que belo poema, em cada palhaço existe um pouco de nossa infância, que bela lembrança, há neles a ingenuidade de todos nós, dá saudades daquela alegria!
    Um ano muito feliz, com saúde e paz pra você!
    Um beijo, bom domingo também.

    ResponderExcluir
  6. O palhaço é um verdadeiro artista na vida. Leva a vida, ora sorrindo ora chorando na chuva para esconder a tristeza. Bom domingo.Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Você é um cavalheiro, poeta.
    Gostei da imagem que você
    faz do brasileiro. (risos)
    Um abraço, meu amigo e muito
    obrigado.

    ResponderExcluir
  8. Engraçado você dizer que o palhaço é ladrão de mulher porque já vi muito homem com dinheiro e muito homem bonito perder a paquera para o homem leve e divertido.


    Gisley Scott
    www.vivendolaforanoseua.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gisley,

      Na verdade não sou eu quem disse que o palhaço é ladrão de mulher, eu só utilizei essa frase na minha poesia, essa história é uma brincadeira que sempre foi utilizada no circo, mas de forma inocente! Tomei a liberdade de colocar a frase em homenagem as brincadeiras que os palhaços fazem no picadeiro. E concordo com você, ser leve e divertido vale muito mais que ter dinheiro ou beleza.
      Espero que tenha gostado do blog e volte mais vezes, será um prazer!

      Abraços!

      Excluir
  9. Olá! Muito bom receber sua visita. Quando eu era criança (fisicamente rsrsrsrs) eu sonhava ser uma palhaça. Adorei o poema.

    ResponderExcluir
  10. Mesmo estando com o seu coração triste ou desolado, o palhaço sempre nos faz rir e sonhar. Belíssimo poema.
    Gostei imenso de hoje ter encontrado o seu blog, já estou seguindo para melhor acompanhar as publicações.
    Um grande abraço de Portugal

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde, querido menino Alécio!

    Estás bem? Por aqui, tudo normal.

    Teu blog, e com as alteraçõesmque fizeste, já abre corretamente. Eu clico em cima de teu nome e vou ter ao teu blog sem problemas. Agora sim, podes estar tranquilo.

    Beijos e boa semana.

    ResponderExcluir
  12. Um palhaço definido de forma realista.
    Sabe-se lá o sacrifício que faz para manter a postura e a jovialidade, quando os problemas da sua vida o afundam no pior atoleiro.
    Abraço amigo.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde Alécio. As vezes acho que no Brasil fazemos papel de palhaço. Aproveito para agradecer a visita e carinho, parabenizar o aniversário de São Paulo e quando vier ao Rio terá um grande amigo carioca. Espero ir à São Paulo e quem sabe passear com vc meu querido amigo.

    ResponderExcluir
  14. Boa noite Alécio,
    Belíssimo poema, que me trouxe boas recordações de quando eu era criança e adorava ir no circo só pra ver os palhaços. Tempo bom.
    Eu ainda não atualizei meu blog, estarei voltando daqui mais alguns dias.
    Boa sexta pra ti amigo!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  15. Neste mundo há palhaços e palhaços. Eu aplaudo os do circo.
    É lindo o seu poema, Alécio. Me levou à infância e a uma tenda de circo.
    Beijo, boa semana, bom 2022.

    ResponderExcluir
  16. Senti - me tão, tão criança!
    Senti a infância dentro de mim!
    Um beijo!
    Gratidão!
    Megy Maia❤🌻❤

    ResponderExcluir
  17. Ficou bonito isso, hein, meu rapaz...
    Um abraço e bom dia para o amigo.

    ResponderExcluir