segunda-feira, 13 de outubro de 2025

A democracia

De tempos em tempos vivemos a tirania
Que sufoca e ameaça qualquer democracia
Ditadores, imperialistas, donos do mundo
Matam, destroem e deixam seu rastro imundo

A sombra do fascismo sempre retorna
Influencia o povo que se transforma
O mal disfarçado se alastra na sociedade
Causando terror, caos, pobreza e impunidade

A democracia é o único caminho possível
No meio de tanta ameaça imprevisível
Do autoritarismo que assassina crianças
E tiram delas todas as esperanças

Será que o ser humano nunca vai aprender
Que todos na Terra merecem viver
Livre das correntes, do medo, das bombas e do egoísmo
Ninguém mais deseja tanto obscurantismo


Alécio Souza


A democracia vive numa escala global um período de muita instabilidade e ameaça por grupos políticos ligados à extrema direita, a ditaduras e ao nazifascismo. Líderes mundiais como os presidentes Donald Trump, Vladimir Putin, Benjamin Netanyahu, Nicolás Maduro entre muitos outros são exemplos negativos de perseguições, falta de transparência, disseminação de notícias falsas, milícias digitais, silenciamentos, assassinatos, guerras e genocídio contra aqueles que ousarem criticá-los, enfrentá-los ou simplesmente existirem. Esses são apenas alguns exemplos de países onde os seus representantes simplesmente ignoram totalmente o estado democrático de direito e violam leis internacionais, o que acarreta em regimes totalitários e ditadores. O povo e as suas demandas são ignorados solenemente, aqueles que discordarem se tornam alvos de um sistema reacionário e sem nenhuma justiça, há uma censura para todos aqueles que tiverem opiniões divergentes do governo.

Assim como acontece no mundo o Brasil também teve a sua democracia colocada em risco por uma tentativa de golpe de estado nas últimas eleições para eleger o seu novo presidente. Conforme minuciosa investigação da polícia federal foi constatado que o ex presidente juntamente com os seus aliados e contando com uma parte das forças armadas arquitetaram uma complexa rede para assassinar autoridades e o recém presidente eleito, com a intenção nefasta de se perpetuar no poder. Como pano de fundo usaram a retórica de não concordar com o resultado das eleições, alegando fraude e inconsistências no sistema eletrônico de votação, fato totalmente inverídico como foi comprovado na segurança das urnas eletrônicas e suas camadas de proteção.

Em toda a sua existência a democracia constantemente vive sendo atacada e menosprezada por lideranças políticas autoritárias, fascistas e golpistas que promovem o caos social e a baderna para tomar posse a força de um governo legitimamente eleito pela maioria da população, usam os métodos mais escusos e deploráveis, convencendo militares das forças armadas para aderirem ao seu plano de domínio e poder. Em raros casos a democracia sobrevive graças a recusa de grande parte das instituições contrárias ao golpe de estado, mas nem todas as nações podem se orgulhar disso. O Brasil deu um exemplo ao mundo de soberania e patriotismo ao se recusar entregar o país nas mãos de canalhas criminosos que atentaram contra a sua pátria.

Espero que as nações e os seus representantes aprendam a respeitar as eleições de seus países, que aceitem a decisão da maioria do povo independente do partido vencedor, a democracia é o único sistema político onde prevalece a voz da sua população, onde os escolhidos são aprovados pela sua maioria e o único onde pode haver alternância de poder. Se desejamos um futuro de paz não é tomando o poder a força que ela acontecerá, precisamos respeitar o voto popular e o resultado das urnas. Que a democracia resista e seja forte o suficiente para nunca mais ser ameaçada.

A letra dessa linda canção de Milton Nascimento diz exatamente o que toda nação deveria se esforçar pra manter, a justiça, a amizade e a liberdade!

27 comentários:

  1. Great article and good blog. Have a nice day ok

    ResponderExcluir
  2. Guerra sempre vai existir, exceto se a população se armar e sair à caça dos combatentes, ou seja, matar para não matarem. “Se queres a paz, prepara-te para a guerra” (isso é coisa da cabeça maluca do meu pai e não da minha, viu, Alécio!)

    ResponderExcluir
  3. Uma excelente reflexão , que , se me permite, assino por baixo na íntegra.

    Temos que estar atentos e não permitir que criaturas sem escrúpulos nem decência matem o regime democrático por dentro ou com golpes de estado.

    Aqui , a extrema-direita está começando a colocar as garras de fora e já a exercer censura na comunicação social.

    Espero que os partidos democráticos e as pessoas que abominam ditaduras estejam à altura !

    Meu querido amigo, carinhoso abraço e boa semana.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Alécio
    Estamos vivendo tempos trabalhosos, só a misericórdia de Deus, um forte abraço.

    ResponderExcluir
  5. It is very sad 😔 that war and hatred 😢 are happening. Wishing you a great week ahead.

    ResponderExcluir
  6. Olá, querido Alécio, belo poema, o que todos almejam é a paz,
    porém, vemos coisas terríveis, como é fácil matar, heim?
    Que loucura isso, não param nunca, quando a gente pensa que agora é a vez de paz, não é bem assim que está acontecendo.
    Parabéns, amigo, ótima postagem.
    Bjusss, boa semana.

    ResponderExcluir
  7. Alécio, eu já te disse uma vez, mas vou repetir: é bom perceber a tua consciência social através das tuas palavras, porque pessoas como tu nos lembram que não estamos rodeados apenas de pessoas cínicas, nocivas, que vendem suas almas por dinheiro ou poder! o que tens aí dentro de ti, da tua mente, na tua sensibilidade, é muito valioso pra mim - e pro mundo! um abraço!

    ResponderExcluir
  8. Boa terça-feira, com muita paz e saúde, meu querido amigo Alécio, parabéns pelo seu artigo. Democracia sempre. Muitos vendidos e não por pouco $$$$. Obrigado pelo seu comentário sobre a Gávea. É um bairro antigo. Uma grande parte da Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, já pertenceu a Gávea. Tem a Pedra da Gávea. A Praia de São Conrado, era conhecida como Praia da Gávea.

    ResponderExcluir
  9. Fora da democracia não há salvação. Não existe ditador do bem, a tirania precisa ser combatida e vencida sempre. Sem anistia!!! Lugar de golpista é na cadeia e no lixo da História.

    Um abraço. Tudo de bom.
    APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

    ResponderExcluir
  10. Oi Alécio,
    Estou respondendo ainda aos amigos o mês de setembro...
    Eu tive momentos muito desafiadores, quase não pude entrar na
    minha casa pelas passeatas que aconteceram aqui no RS;
    Tive um pouco de receio sobre o que estava acontecendo; mas um câncer
    quando não é visto em sua raíz volta e com força isso me preocupa um pouco.
    Parte da ideologia das redes sociais é criar uma sociedade de imbecis. O devaneio está comendo pelas beradas; pelo menos é isso que eu percebo. O negócio é combater... não tem jeito.
    Boa continuação de semana.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite meu querido amigo Alécio. O pior é que muitas sementes e ruim foram lançadas em muitos corações. Levará muito tempo para isso sair do coração de muitos. Talvez gerações.

    ResponderExcluir
  12. Olá, amigo Alécio.
    Concordo plenamente com este seu texto.
    De facto, a democracia e a liberdade está a passar por momentos difíceis.
    Os pseudo democratas como Trump, e outros que tais, estão a ferir de morte a democracia e a liberdade. Não só nos Estados Unidos, onde as liberdades estão a ser condicionadas, mas também contaminam o mundo ocidental.

    Excelente reflexão!

    Deixo os votos de bom fim de semana, com tudo de bom.
    Abraço de amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com
    https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olá, Alécio!
    A democracia está doente de tanta confusão...
    Vamos esperar dias melhorea.
    Tenha dias abençoados!
    abraços fraternos

    ResponderExcluir
  14. Um brilhante poema, que nos leva a refletir sobre como infelizmente, a democracia se está a tornar tão débil ou mesmo a desaparecer, em tantos locais pelo mundo.
    Há que lutar para manter viva a democracia!
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  15. Oi Alécio! Já pensou se eles tivessem conseguido dar o golpe? Como estaríamos hoje? Sempre que me lembro disso dou graças a Deus, pois escapamos duas vezes de ter aquela "coisa" como presidente de novo, não conseguiram dar o golpe e perderam a eleição. Infelizmente, a câmera está tomada por eles, os radicais de direita, e muita gente ainda está alienada.
    Um abraço e parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  16. Um texto belo e necessário. ✨
    A democracia vive em cada gesto de respeito, em cada voz que se faz ouvir com consciência e empatia.
    Obrigada por nos lembrares da importância de não a darmos como garantida. 🌿

    Com carinho, Daniela Silva 💜
    https://alma-leveblog.blogspot.com
    Visita o meu cantinho também 💫

    ResponderExcluir
  17. Querido poeta e amigo Alécio,
    suas palavras ressoam como a própria canção de Milton Nascimento: profundas, humanas e necessárias. Sua poesia é um eco de esperança em meio ao ruído da intolerância, lembrando-nos de que a democracia é um coração civil que pulsa em cada verso de resistência.
    Agradeço imensamente pelo carinho, pela amizade e pela presença generosa que sempre deixa no meu blog. É um privilégio partilhar caminhos com um poeta que transforma indignação em arte e fé na humanidade.

    Abração amigo !
    https://gagopoetico.blogspot.com/2025/10/o-louco.html

    ResponderExcluir
  18. Alécio infelizmente muitas pessoas não aprendem que todos inclusive ele mesmo merece viver livre, sem medo, feliz semana abraços.

    ResponderExcluir
  19. ótimo texto que nos faz refletir como é importante valorizarmos e defendermos a democracia, abçs e boa semana!

    ResponderExcluir
  20. Olá querido amigo,
    Gostei muito. Precisamos sempre falar da democracia e da liberdade.
    Eu acredito em dias melhores. sua poesia é uma bela reflexão.
    boa noite, beijos

    ResponderExcluir
  21. Olá Alécio! Concordo consigo na importância de defender a democracia. Mas vale relembrar que há limites e falhas reais no sistema que precisam ser enfrentados com coragem, transparência e renovação. A democracia precisa ser viva, não apenas mantida como um ideal inerte.
    Não se pode dizer que se estão a perder valores democráticos sempre que a esquerda não ganha. A direita também tem boas ideias e a democracia funciona assim mesmo. O povo escolhe.
    Forte abraço! 🙂

    ResponderExcluir
  22. O seu poema alerta e bem para os problemas que afligem a humanidade.
    Infelizmente, estão sempre a surgir novos problemas e a melhor governabilidade só pode ser garantida por regimes democráticos transparentes.
    Abraço de amizade.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
  23. Muito bom, que o bem se faça prevalecer para o bem da humanidade. Parabéns!

    ResponderExcluir