domingo, 4 de julho de 2021

A vacina

A vacina que nos une
Contra o negacionismo que pune
Ela é a nossa única esperança
De viver em segurança

Todos querem estar imunizados
Mesmo aqueles que estão do outro lado
Precisamos acreditar na ciência
E na paz da convivência

Não há nada melhor que a liberdade
De um povo que luta pela igualdade
Só seremos pessoas melhores
Se neste caminho espalharmos flores


Alécio Souza


Obs.: Quero dedicar este poema para as mais de 520 mil vítimas da covid19 até aqui no Brasil, que infelizmente não tiveram a chance de se protegerem do vírus mesmo já existindo vacinas disponíveis no mercado em tempo hábil de serem aplicadas. Hoje no país vivemos um período sombrio onde o negacionismo e o tratamento precoce com remédios sem eficácia comprovada substituiu por muito tempo a vacina que salvaria vidas. Tudo isso por culpa, incompetência e irresponsabilidade exclusiva do governo federal, do execrável e genocida presidente que temos hoje no poder e de todos os responsáveis envolvidos na gestão da saúde pública. Lamento a dor de todas as pessoas que assim como eu perderam entes queridos pra essa doença que poderia ter sido contida com antecedência e evitado uma tragédia ainda maior.

Eu também gostaria de fazer um agradecimento aos profissionais da saúde, em especial ao SUS que vem fazendo um trabalho maravilhoso na imunização da população no país. Nesta semana eu fui vacinado com dose única contra a covid19 e agora tenho esperança no futuro. Parabéns para esses profissionais que nunca são valorizados e exercem uma função essencial para a população.

#vivaaciencia #vacinanobraço #vivaosus

26 comentários:

  1. A Vacina não é 100% eficácia, porém convém que todos a levemos!
    -
    Solto mil pensamentos coloridos ...
    -
    Beijos, e uma excelente semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Cidália,
      Nenhuma vacina que conhecemos é 100% eficaz, porém com toda a população imunizada temos muito mais segurança de não se infectar ou contrair uma versão mais leve da doença, por isso a importância da vacina. O lado ruim é que nem todas as pessoas querem se vacinar, infelizmente falta consciência e responsabilidade de algumas pessoas. Te agradeço pelo comentário, vamos torcer por dias melhores e o fim da pandemia! Bjos

      Excluir
    2. Faço minha as suas palavras,
      poeta.
      A essa gente o meu respeito.
      Um abraço.

      Excluir
  2. Belo poema carregado de esperança, meu amigo querido!
    Sempre fui meio pessimista em relação a pandemia por estas bandas, mas agora estou finalmente vendo alguma esperança por conta da vacinação, mesmo estando ainda tão lenta. Torçamos para as pessoas negacionistas se iluminarem em consciência da importância da vacinação para todos. Aguardo 2ª dose para setembro, espero até lá que nenhuma cepa nova tire nossos avanços apesar de muitos fazerem de tudo para o vírus vencer e mais vidas se perderem.

    Apesar deles, amanhã há de ser outro dia, como disse nosso querido Chico Buarque
    Seu texto está perfeito, parabéns, Alécio, abração!

    ResponderExcluir
  3. Olá Alécio,
    Amei o seu poema sobre a vacina
    A poesia sempre atrai coisas boas
    Vamos acreditar que essa vacina pode mudar esse quadro.
    Abraçosbom fim de semnana!

    ResponderExcluir
  4. Recebe meu aplauso e a certeza de que meu silêncio se une a sua bem palavra escrita.

    ResponderExcluir
  5. Retribuo a sua visita , com o mesmo carinho , Alécio! Gosto quando vai visitar o Sementes Preciosas.
    Parabéns pelo poema, onde expressa o teu pensamento e sentimento.

    Abraço fraterno.

    ResponderExcluir
  6. Você fala e escreve bonito,
    poeta.
    Um abraço e muito boa noite,
    amigo.

    ResponderExcluir
  7. Realmente, caro amigo,
    Ante ao vírus medonho,
    A vacina era um sonho
    E hoje é desejo antigo.
    Com a quantia vacinada,
    Já dá se seguir a estrada
    Sem solavancos e em paz.
    Ora, já se é capaz
    De olha a nova jornada!

    Parabéns pelo belíssimo poema! Grato pela solidariedade do amigo registrada em em humilde espaço literário. Abraço fraterno de gratidão! Laerte.

    ResponderExcluir
  8. A sua preocupação estende-se à escala planetária.
    A situação é grave e ainda não há um contexto de segurança irreversível.
    Abraço amigo.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
  9. Olá Alécio
    Lindo poema. Hoje tomei a primeira dose da vacina, que a pandemia termine. Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Complicado e delicado comentar sobre assuntos políticos, pois até mesmo parentes andam se estranhando por conta dos lados que se posiciona, isso é lamentavel. Não confio nessas vacinas.
    Bom domingo, boa semana. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O país está muito polarizado já fazem alguns anos e na maioria das vezes fica difícil um diálogo sem brigas, isso é complicado. Agora independente de posições políticas o que vemos hoje no Brasil na gestão desse infeliz presidente que hoje está ocupando o cargo é de se lamentar profundamente. O seu negacionismo, a falta de sensibilidade, de noção e responsabilidade é sem dúvida a maior causa para o elevado número de mortes por covid no país. Ele é uma aberração que se tornou presidente, não tem a menor condição de gerir uma nação. Enquanto as coisas não mudam a vacina é a nossa única chance de um futuro.
      Agradeço pela visita e comentário! Bjos

      Excluir
    2. "Não confio nessas vacinas" - Leio e ainda ouço isso de pessoas, que descrediblizam o poder da ciência/vacina, e dando créditos a um velho louco, que brinca de ser presidente.

      Excluir
  11. Olá, Alécio
    Muito linda a sua homenagem a todas as vítimas do maldito vírus.
    Todos temos direito às nossas opiniões. Contudo, é extremamente importante, crucial, mesmo, por causa das nossas ideias não prejudicar ninguém, muito menos pôr em risco a vida dos nossos semelhantes.
    Eu tive Covid em Janeiro, por isso tive de esperar 6 meses para poder ser vacinada. Felizmente já tenho vacina agendada para o ia 26.

    Desejo uma semana feliz
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
  12. simples e direto, Alécio, gostei muito! e assino embaixo. como eu já te disse algumas vezes, as intenções das tuas palavras são sempre as melhores, e eu admiro muito isso. eu tomei a primeira dose da vacina na semana passada, tomarei a segunda dose no final de setembro e estou ansioso por isso. um forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro amigo, agradeço pelo seu comentário carinhoso e fiquei feliz em saber que você tomou a primeira dose da vacina, ela é a nossa única esperança de um futuro mais seguro. Seguimos na resistência e contra esse presidente genocida que não tem a menor condição de comandar essa nação.
      Um grande abraço!

      Excluir
    2. sim, meu amigo, sigamos! e estamos juntos! abração!

      Excluir
  13. Nunca são demais estes alertas e homenagens.
    Alécio, gostei muito do poema.
    Já tomei as duas doses da vacina, mas continuo tendo alguns cuidados.
    Continuemos todos espalhando flores para um Mundo melhor, meu amigo.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Teresa,
      Agradeço pelo seu comentário e fiquei feliz em saber que já tomou as duas doses da vacina, espero que até o final do ano toda a população esteja vacinada. Vamos espalhar flores e semear o amor.
      Beijos!

      Excluir
  14. Bom dia querido Alécio !

    Como sempre te parabenizo, amigo. Sua homenagem foi justa, fiel e verdadeira. Devemos incentivar a ciência, e todas as pessoas que estão na linha de frente da cura dessa doença. Não obstante, ainda temos que conviver com o negacionismo, o terraplanismo, o conservadorismo exaltado, a falta de respeit com as minorias e por ai vai, porque o assunto é muito extenso.

    Deixo o meu abraço e a certeza de dias melhores !
    Dan
    https://gagopoetico.blogspot.com/2021/07/cardapio.html

    ResponderExcluir
  15. Oi Alécio,
    Uma bela homenagem.
    Vacinas pra todos.
    Feliz semana
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Belos e sentidos seus versos e junto-me a você, nessa homenagem pela vitimas da Covid! Sou muito grata pela Ciência e pelos profissionais da saúde!
    Realmente, triste realidade que assolou o mundo e tenho fé, que com a vacinação, teremos nossas vidas, libertas outra vez.
    Agradeço sua visita e companhia lá no meu Blog e sigo você também, com alegria.
    Um abraço
    Valéria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Valéria, eu te agradeço pelas suas belas palavras e elogios, realmente estamos vivendo um período muito difícil e espero por dias melhores com a vacinação em massa. Tenho fé e esperança no futuro.
      Volte sempre ao blog, será um prazer!
      Um abraço!

      Excluir
  17. A Vacinação é totalmente necessária para que exista saúde entre todos.
    .
    Feliz fim-de-semana.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir