No ano mais caótico e problemático para a saúde mundial devido à pandemia da covid19, recebemos com surpresa e muita tristeza também a notícia da morte precoce do genial craque de futebol Diego Armando Maradona aos 60 anos de idade, jogador argentino que ficou conhecido pela sua habilidade com a bola nos pés, pelas suas incríveis jogadas, os seus belos gols e também pela sua conturbada vida pessoal e os problemas com o vício em álcool e drogas.
Em campo era espetacular vê-lo jogar, a cada jogada, a cada drible, a cada gol marcado o seu dom era exaltado, nunca havia existido um jogador argentino com tamanha habilidade e mesmo sendo baixinho tinha muita explosão nas arrancadas em direção ao gol e força física para disputar a bola com os zagueiros grandalhões. Disputou ao todo quatro Copas do Mundo pela seleção da Argentina sendo campeão em 1986 no México, nesta Copa fez o seu gol mais bonito contra a seleção da Inglaterra quando conseguiu driblar seis marcadores ingleses até chegar às redes adversárias. Gol de placa, gol de gênio.
Na carreira Maradona jogou em diversos clubes de futebol como Boca Juniors, Barcelona e Napoli onde conseguiu o ápice da sua carreira conquistando títulos e se destacando como ídolo da torcida e do povo argentino. Juntamente com o sucesso vieram os problemas e o vício em drogas e álcool. Na Copa do Mundo de 1994 que foi disputada nos Estados Unidos, Maradona foi suspenso por uso indevido de uma substância proibida. Após se aposentar dos gramados no ano de 1997 a sua vida pessoal passou por uma série de turbulências com internações em clínicas médicas, separação da esposa, acidente automobilístico em Havana, brigas com vizinhos e polêmicas com a AFA (Associação de Futebol da Argentina).
“Dom Diego” como era chamado carinhosamente conseguiu ser tão genial quanto inconstante, o seu desempenho em campo contrastava com a sua vida fora dos gramados. Era um craque de futebol, mas em grande parte da sua vida esteve ao lado de más companhias, sem o apoio total da família e de certa forma se destruindo aos poucos. O seu humor oscilava entre momentos felizes, homenagens, mas também com discussões e brigas, chegando a ser preso no ano de 1991 por porte de cocaína. Maradona vivia uma vida desregrada.
Talvez uma das maiores rivalidades do futebol seja a discussão sobre quem foi o melhor jogador de futebol do mundo, Pelé ou Maradona, rivalidade essa que culminou com a troca de farpas entre os dois por um longo período, mas que nos últimos anos havia terminado e os dois se tornaram grandes amigos. Pelé inclusive foi convidado do programa em que Maradona apresentava na tevê argentina chamado “La Noche Del 10”, e os dois trocaram elogios e exibiram muita habilidade com a bola numa intensa troca de passes de cabeça sem deixar a bola cair ao chão.
Na política Maradona sempre demonstrou toda a sua simpatia por regimes de esquerda, caso de países como Venezuela e Cuba, chegando a fazer amizade com os ex-presidentes Hugo Chávez e Fidel Castro, ambos já falecidos. Tinha tatuagens de Fidel Castro e também do guerrilheiro argentino Che Guevara, há quem admirava pela sua trajetória de luta e por ser um revolucionário. Era muito criticado por apoiar regimes ditatoriais, mas não se importava com as críticas, pois era fiel as suas convicções.
Maradona sempre foi uma figura controversa, era ídolo máximo de uma nação, porém em contrapartida gerava ódio pelas suas atitudes, pelo seu vício, pelo seu temperamento explosivo. Na Argentina sempre foi considerado o melhor jogador de todos os tempos, um craque tão fora de série que os seus fãs criaram em sua homenagem a Igreja Maradoniana, templo destinado à sua idolatria. Diego certamente viveu de forma intensa, o sucesso realmente lhe subiu a cabeça em muitos momentos da sua vida e ele não soube conduzir da melhor forma, mas o legado e os seus feitos ficarão pra sempre na história do futebol e das Copas, isso jamais se apagará. Descanse em paz “Dom Diego”.
Alécio Souza
Maradona também foi homenageado pelo cantor Manu Chao que compôs a belíssima canção "La Vida Tombola", segue o vídeo abaixo.
Oi Alécio! Dom Diego jogou futebol com maestria, isso é que basta (ou pelo menos deveria bastar) para os apreciadores do esporte, era mágico da bola e encantava outros tantos com sua personalidade também.
ResponderExcluirÓtimo texto, amigo, abração!
Olá querida Dalva, eu concordo com você, para um gênio da bola como Maradona a sua carreira espetacular é o mais importante, a vida pessoal cada um tem os seus percalços. Agradeço pelo comentário! Beijos
ExcluirBonita homenagem, esta a Diego Maradona. Foi um futebolista fantástico.
ResponderExcluirUma boa semana com muita saúde.
Um abraço.
Querida Graça, muito obrigado pelo comentário! Eu quis de alguma forma homenagear o grande Maradona e contar um pouco da sua história! Tenha uma ótima semana. Um abraço!
ExcluirNão me lembro de ter falado nesse blog
ResponderExcluirsobre esse assunto, mas se não falei,
falo agora. A imagem que o craque me
deixava, claro, ante de sua morte, era
a pior possível, talvez por eu não ter
sido bem tratado em Buenos Aieres quando
lá estive por três dias. Maradona, dizem
agora, era uma pessoa maravilhosa dentro
e fora dos gramados, enquanto eu o detestava
por falar mal do "negão" que tanto fez por
ele como fez pela nossa seleção com a 10
na camiseta, como dizem os portugueses.
Maradona pintou e bordou contra a gente e
se existia um brasileiro com quem o gringo
se dava bem esse era o Careca, seu companheiro
de time, dentro e fora dos campos. E como
eu disse, Alécio. Eu acho que estava errado
e por isso eu peço desculpas por ele se achar
a cereja do bolo, perto de Pelé e atirar
com espingarda de chumbinho nos jornalistas.
Me desculpe, Alécio, até porque todos erram
e eu não seria diferente.
Silvio meu amigo, não se desculpe. Muitas vezes temos uma visão errada das coisas e depois nos atentamos para algo que não tínhamos visto ou conhecido. Maradona nunca foi santo, mas era um sujeito admirado não só pela bola que jogava, mas por ser uma pessoa querida, um bom amigo. Eu quis fazer uma pequena homenagem pra ele, esse eu tive a sorte de ver jogar e como jogava o danado, vai deixar muitas saudades em todos! Abs meu amigo.
ExcluirEsse craque para quem tiramos o
Excluirnosso chapéu, sofreu conosco em 82
e 89, mas em 90 tirou sarro da gente.
Obrigado pelo consolo, amigo Alécio.
Quanto ao camisa 10 argentino eu só
digo o seguinte: nunca vi quem pusesse
defeito em morto. (desculpa, mas não
esqueci dos garções do "El Baqueano"
Um abraço, meu amigo Alécio.
Por acaso nós não somos muito ligadas a parte de futebol
ResponderExcluirBeijinhos, um bom feriado :) , https://damselme.blogspot.com/?m=0
Confesso que não acompanhei sua carreira e seus feitos em campo, mas foi uma perda precoce demais mesmo, infelizmente. =\
ResponderExcluirBeijo!
Cores do Vício
Boa tarde Alécio,
ResponderExcluirMerecida homenagem a esse grande jogador Argentino Diego Maradona.
Boa semana .Bjs.
Olá Alécio
ResponderExcluirQue Deus conforte os corações dos familiares e amigos, um forte abraço.
Olá, querido menino Alécio!
ResponderExcluirEspero e quero que tu, mãe e irmãos se encontrem bem de saúde, e especialmente que tua mãe vá conseguindo fazer a lida doméstica, mesmo pouca que seja com vossa ajuda. Tenham cuidado com o fogão e objetos cortantes.
Eu estou bem, dando aulas até 18 de dezembro, mas sem Covid-19, creio. Tenho mil e um cuidados, aliás, toda a escola tem.
Olha Alécio, eu sei mto pouco de futebol, mas sempre ouvi falar dos grandes ídolos desse desporto, como Pelé, Eusébio e Maradona. Sempre apreciei mto em Eusébio, embora não entendendo nada de nada, pois era ainda mto criança, mas meu pai o "idolatrava".
Teu post está mto bem escrito, fala, exatamente, a verdade, segundo ouvi na TV, mas ninguém é perfeito. Foi pena suas excentricidades, estragar dinheiro sem noção, a droga, sua "companheira" durante alg. anos e aquele feitio meio santo, meio infernal. Segundo disse um órgão de comunicação social, ele discutiu com o médico k o estava seguindo agora, cardiologista penso, e o expulsou de sua casa. Morreu rodeado de uma psiquiatra, psicóloga e enfermeiros(as), mas não acatava as ordens de ninguém.
Os dotados, seja para o que for, têm sempre essa dualidade, que não consigo compreender, mas eu não sou dotada.
Qto à Covid-19, ela atacou de novo na Europa e Portugal não escapou a ela, contudo as pessoas tb têm culpa, pke fazem festas com 300/400 pessoas, clandestinas, e aí o vírus se pega. O governo tem sabido orientar com disciplina, mas de forma inteligente e elegante toda esta situação. Aqui, pensa-se que as vacinas começarão a ser administradas em 2021, mas não se sabe ainda o mês, nem o dia. É preciso mto estudo e saber quais os efeitos colaterais da mesma. Eu, por enqto, não vou apanhar. Quero ver como reage o pessoal da saúde, médicos, enfermeiros e afins, pessoas com mais de 80 anos e com doenças avançadas.
Beijos, abraços e dias felizes para todos vocês.
Bela postagem, Alécio! Maradona jamais será esquecido. Infelizmente, sua vida desregrada contribuiu para abalar sua imagem e colocá-lo no foco de grandes confusões. Como jogador, no entanto, será para sempre o grande Maradona. Bjs.
ResponderExcluirUma perda. aliás mais uma perda irreparável.
ResponderExcluirBom dia querido Alécio!
ResponderExcluirNão curto futebol, mas curti muito e torci muito por Maradona nas copas que ele esteve participando, era fanzona das habilidades e talento. Infelizmente, creio que tenha jogado sua vida no lixo, seus hábitos tortuosos macularam a sua imagem.
Adorei sua homenagem, e o vídeo é lindo demais, a música me tocou profundamente.
Feliz fim semana.
Deseje já antecipo meus votos de Boas Festas, darei pausa nos blog até meados de Janeiro. que Deus nos conceda dias amenos em 2021para que possamos novamente trocarmos figurinhas.
Feliz Natal pra vc e todos os seus!
Bjs caro amigo
É sempre bom recordar!
ResponderExcluirBjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube
Ola Alécio,
ResponderExcluirBela homenagem ao craque Maradona.
Realmente um grande jogador.
Uma pena ter morrido tão cedo e ter
perdido muito tempo com as drogas.
Feliz final de semana
Bjs
Grande homenagem para um grandioso ser! Maravilhoso texto! Um abraço e votos de ótimo novo ciclo!
ResponderExcluirOlá Alécio, belíssima homenagem ao Maradona.
ResponderExcluirFoi um grande jogador.
Nunca esqueceremos, ficará em nossa memória.
Abraços, feliz natal e um lindo ano de 2021.