quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

A pandemia

Ano estranho, veio à pandemia
E com ela lá se foi a nossa alegria
Esse vírus que a gente desconhecia
Trouxe a tona algo que se temia

Agora as pessoas vivem em isolamento
Famílias vivenciando esse tormento
Esperando por dias melhores, um alento
Que termine com esse sofrimento

Tantas vidas perdidas
Tanto descaso com a vida
Irresponsabilidade e negligência descabida
Com as pessoas mais sofridas

Se não melhorarmos como seres humanos
Não haverá vacina que irá curar tantos danos
E a humanidade vai continuar a viver por anos
De erros, ganância, egoísmo e enganos


Alécio Souza


Obs.: Fiz esse poema como um desabafo diante de tanto descaso, ignorância e irresponsabilidade desse desgoverno que temos hoje no Brasil. Se a pandemia fosse tratada com a urgência e gravidade necessária logo no início os efeitos poderiam ter sido reduzidos e evitaríamos tantas mortes como ocorreram e ainda continuam ocorrendo. Infelizmente temos um presidente que não se importa com a quantidade de mortos, muito menos com a vacina que pra ele não é necessária. São tempos difíceis, mas temos que confiar na ciência e nos profissionais da saúde que tanto fazem pelo nosso país. Cientistas e médicos merecem todo o nosso respeito e admiração, sem eles a crise poderia ter sido ainda pior.

20 comentários:

  1. Oi Alécio, seu poema ficou ótimo, denso, assim as coisas aconteceram e pelo jeito continuarão a acontecer, meu amigo...É a treva! Duvido nada se com esse negacionismo não voltarmos a diminuir a expectativa de vida...Cara, que loucura isso, que triste.
    Abração!

    ResponderExcluir
  2. A poesia é bela e implica tristeza que é sentida por todas as pessoas no mundo, em qualquer país.
    No meu país, o número de vítimas também continua a aumentar e o que é triste é que a província em que moro é atualmente o gráfico mais alto da Indonésia. Esperançosamente, esse vírus será destruído em breve.
    Cuide-se, Alecio.
    Saudações.

    ResponderExcluir
  3. Caro Alécio,
    Fiz várias postagens no ®DOUG BLOG, sobre à “COVID-19”. E desde o começo (aqui no Brasil), observei o susto, o medo, o silêncio das ruas vazias, a empatia das pessoas, passando depois pela fase do “Lockdown”, com muita gente tendo de trabalhar em “Home Office”, devido ao período de quarentena (que ainda estamos nele), apesar de muitos terem irresponsavelmente abandonado (juntamente com a empatia).
    Ou seja, o ($), falou à média que o capitalismo manda, sem perceber aquilo que está ao redor. Assim sendo, os verdadeiros cuidados com a saúde da população ficaram em segundo plano, no meio de uma pandemia mundial, com os governantes, liberando (quase tudo), antes da hora. O resultado é triste, só no Brasil, quase 200 mil vidas perdidas para este vírus abominável e, os números crescem dia a dia.
    As aglomerações e esta rebeldia (de alguns), em não utilizar a máscara, é fruto do desrespeito social, nos cuidados com a saúde da coletividade.
    Agora, sobre as vacinas serem ou não eficazes? O que nos pedem, é que tenhamos fé nos laboratórios farmacêuticos (os mesmo que até hoje, não encontraram a cura da AIDS), por exemplo, porém, fé devemos ter em nossas crenças religiosas (seja qual for nossa fé) e não, em pesquisas farmacêuticas, que devam ser 100% científicas.
    O teu desabafo foi feito no poema, qual somo o meu comentário.
    Um abraço!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Parece que o desgoverno não é só aí...

    Por cá também...

    Boas Festas, para si e os seus!

    ResponderExcluir
  5. Bolsonaro demonstra claramente que não tem uma visão cientificada do problema, mas disso os indefesos cidadãos não têm a menor culpa.
    Esperemos que a chegada da vacina possa minorar o problema.
    Abraço solidário.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
  6. Eles quando ficam infetados tem logo com que se tratar. São uns incompetentes. Esses desgovernantes! Nós por cá também estamos mal-...
    **
    Ternurentos momentos se trocavam.
    *
    Beijo, e um excelente fim de semana!

    ResponderExcluir
  7. Um ano para esquecer realmente.
    Desejo que tenha um Natal com conforto e um ano de 2021 com saúde e paz.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de vos desejar um feliz Natal pessoalmente. Não o podendo fazer, resta-me desejar-vos muita saúde. Um Natal tranquilo sem sobressaltos...extensivo aos vossos familiares e amigos. Que todos tenhamos a noção de que o perigo nos prossegue e espreita em cada esquina. Voltarei dia 27. Sory, pelo copy-past.

    .
    É OUTRA VEZ NATAL...
    .
    Beijo. Uma excelente semana, e Boa Festas.

    ResponderExcluir
  9. Boa noite Alécio!
    Queria poder riscar da minha vida, final de 2019 e 2020. Esse dois anos foi bem difícil, doído demais. As pessoas só dão conta do que esta acontecendo quando perde alguém que conhece. Acho que 2021 vai bem difícil ainda. Fé e esperança é a única coisa que podemos ter no momento.
    Desejo um Natal feliz pra ti e todos os teus!
    Beijos!
    Tem atualização lá!

    ResponderExcluir
  10. Boa noite, querido!
    Transforma em poema um momento como esse é para poucos...
    Gostei!

    ResponderExcluir
  11. Feliz Ano Novo.

    Que em 2021 possamos olhar a vida com olhos de criança, que vê beleza e sinceridade em tudo que observa, que você tenha inúmeros motivos para sorrir e que o amor, a paz, a tranquilidade, a felicidade e a saúde possam fazer parte do seu novo ano.

    Não poderia deixar de agradecer por todas as vezes que carinhosamente esteve em meu blog neste ano, espero que possamos continuar juntos nesse mundo de poesia e amizade no próximo ano também.

    Beijos

    Ani

    ResponderExcluir
  12. oi, Alécio! esta é mais uma das vezes em que vou te escrever que o que mais admiro em ti é a tua intenção com aquilo que escreves, porque há palavras que não valem nada, para mim, se servirem apenas como enfeite ou pompa. além do verme eleito presidente do nosso país em 2018, que para mim já havia sido o pior horror que poderia acontecer, também tivemos, neste ano, o vírus, e com ele tanta gente morrendo, tanta gente passando momentos tão ruins, eu, inclusive, e o pior de tudo foi justamente termos passado este ano sendo governados pela pior pessoa que poderia haver para esta situação. mas, como eu costumo dizer, nada é, tudo está, e eu espero que possam vir dias melhores, apesar de meu otimismo ter estado bem enfraquecido nos últimos tempos, afinal, com vírus e vermes ao nosso redor é difícil se manter mais otimista, não é mesmo? mas existir é transmutar, e eu só espero que as coisas continuem se transformando, pois a seta do tempo é para a frente. espero que tu estejas bem, no possível, um abraço!

    ResponderExcluir
  13. Mas eu esperava as mulheres e não
    os marmanjos, marido delas. E também
    não se esqueça que o visor estava ou
    deveria estar coberto por isso nem
    olhei. E outra coisa, não fui eu que
    os deixou entrar, mas eles mesmos
    forçando a entrada.
    Um abraço, obrigado pelo 2020 e
    vamos nos abraçar, se Deus quiser,
    no próximo ano. Feliz 2021, meu
    amigo Alécio.

    ResponderExcluir
  14. Ola Alecio,

    Um novo ano está prestes a chegar e este é o momento de renascer e olhar para o futuro. Que a fé nos acompanhe e que este recomeço seja com Deus no coração.
    Que 2021 nasça recheado de brotos de esperanças.
    Saúde e paz
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Bom dia, Alécio
    Que 2021 seja um ano repleto da graça de Deus, obrigada pela preciosa amizade, um forte abraço.

    ResponderExcluir
  16. Um poema que traduz a realidade, Alécio. Esse inconformismo que manifestou está inserido em meus pensamentos. A negação do presidente e a dos muitos que o acompanham continuará a produzir efeitos catastróficos, infelizmente. Abraço.

    ResponderExcluir
  17. Olá, querido menino Alécio!

    Espero que tu, teus irmãos e amada mãe estejam bem, embora o confinamento, que é necessário, não nos deixe "esbracejar"-rs. Temos de ter juizinho, cumprir as recomendações e nos precaver.

    Meu querido, passei as Festas e a virada como tu, ou seja, sem gente estranha, nem familiares. Vi a TV, olhei pelas janelas e vi o fogo de artifício, mas do lado de dentro da janela. Sabes que minha família se resume a uma dúzia de primos e primas, mas ninguém se contatou, via celular, por exemplo. Antes da pandemia, a atitude era a mesma, mas eu sou uma boa menina e tenho uma boa autoestima, portanto saúde para todos eles/elas.

    Adoreiiiiiiiiiiiiiii a imagem que escolheste para encimar teu fantástico e verdadeiro poema. É verdade k a terra anda de máscara, mas sonho/sonhamos com o dia em que nos possamos olhar rosto a rosto e dar um abraço amistoso.

    A palavra mais ouvida e que foi escolhida para palavra do ano em Portugal foi a palavra SAUDADE. Acho linda e traduz bem tudo o que sentimos, antes e agora.

    A vacina em Portugal já começou no dia 26 de dezembro passado. Está sendo dada por fases. Cada pessoa leva a vacina dividida em 2 vezes com 21 dias de intervalo. Primeiro, foram todos os profissionais de saúde, forças armadas e polícias. Hoje, começaram a dar nos lares e a pessoas bem idosas.

    O importante é que não haja contraindicações indesejáveis (uma enfermeira portuguesa morreu 2 ou 3 dias pós apanhar a vacina, mas não se sabe ainda a causa) e que nos tornemos imunes.

    No teu país, penso que a vacinação vai começar ainda esse mês e a ordem será aquela que a direção de saúde, a nível mundial, decidiu. Primeiro, profissionais de saúde, polícias, forças armadas e só depois os idosos. O "teu" Presidente acho k irá obedecer, aliás, tem de obedecer. Já morreram quase 20 mil pessoas por aí, pke o Brasil tem uma elevada taxa demográfica, para além do descaso na saúde, como todos sabemos. O SUS é um horror.

    Esperemos que as coisas se resolvam para bem da Humanidade inteira.

    Beijos, um enorme abraço e k 2021 seja leve e esperançoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida menina Céu,

      Realmente a palavra "saudade" tem sido muito utilizada aqui no Brasil também, com a pandemia deixamos de fazer muitas coisas normais como visitar parentes, ir ao parque, shopping, praia, etc. Quem faz tudo isso sem se preocupar não sabe o perigo que está correndo.

      No Brasil está se falando sobre duas vacinas, mas ainda sem previsão de aplicação na população. Estamos chegando em quase 200 mil mortos no país, tudo por irresponsabilidade e péssima gestão desse presidente que infelizmente assim como Trump minimizou o vírus. A respeito do SUS eu posso te afirmar que ele não é um horror como é divulgado para o mundo e criticado também pelos brasileiros, no SUS existem ótimos profissionais da saúde, bons equipamentos e estrutura de ponta, o problema do SUS é a falta de médicos, hospitais, medicamentos em alguns casos e apoio do governo federal. Tenho amigos que trabalham lá e a minha mãe já precisou ser internada uma vez pra fazer uma cirurgia no braço que foi realizada com muita competência. Então minha amiga, não acredite em tudo que a mídia ou brasileiros falem, há pessoas que preferem criticar ao invés de cobrar do governo melhorias na saúde.

      Bom, vamos torcer para que as vacinas tragam um pouco de paz na vida de todos, precisamos ter um ano melhor.

      Beijos e um ótimo 2021 pra você!

      Excluir