sábado, 26 de janeiro de 2019

Redenção

Quero viver num mundo sem a sombra do fascismo
Não precisamos cair novamente nesse abismo
Chega de intolerância, violência, ódio e cinismo
Estamos perdendo a noção de civismo

Pelas ruas só vejo atrocidades
Desrespeito, falta de educação e cordialidade
Ofensas gratuitas com bestialidade
Onde perdemos a nossa solidariedade?

Triste quando uma nação perde a sua identidade
Perde a sua razão pela maldade
Não lutamos mais por igualdade
Não temos mais a mesma humildade

Ainda é possível reverter essa condição
Essa é a minha luta e ambição
Podemos reconstruir uma nação
Tendo o amor e a paz como redenção


Alécio Souza

16 comentários:

  1. Que assim seja :)
    muita gente se irá juntar a essa prece !
    abraço
    Angela

    ResponderExcluir
  2. Olá, Alécio!

    Mto obrigada pela tua visita e comentário.

    Nossa! Que poema tão triste! Mas, o Brasil só agora é que tem problemas económicos e sociais, maldade, egoísmo, trapalhadas, catamento de lixo, crianças pedindo nos semáforos, falta de condições na saúde, etc.?

    Que o governo de Bolsonaro tem ministros fora do tempo real, vivem noutro mundo, e k veem Jesus (estou falando da ministra da família, k é completamente doida) não sei onde, e k as crianças na Holanda são masturbadas por suas mães, diz ela, para k qdo adolescentes possam usufruir de todo o prazer (a Holanda ficou em estado de choque com essas declarações), mas enfim, a mulher deveria ser tratada num hospital psiquiátrico, isso eu sei, mas falares de fascismo, isso é um tanto excessivo, embora Hitler fosse socialista, só k depois… Sabes o k penso, creio que sabes: para grandes males, grandes remédios e remendos não resultam.

    O teu país precisa de ordem, organização e de muitas medidas para k a taxa de natalidade diminua abruptamente, ou seja, é preciso mudar mentalidades e atitudes e não penses que a "rebeldia" vai resolver alguns dos muitos problemas, bem pelo contrário. O brasileiro é mto livre e solto e é difícil fazê-lo entender que é preciso haver ordem e progresso, mesmo havendo alegria. Se tu ganhares 10 e gastares 20, não dá. Isso se chama orientação. O carnaval está próximo e tu vais ouvir dizer qto dinheiro é gasto pelas escolas de samba (eu sei k vem mto turista, eu sei), mas é preciso contenção.

    Qto à desgraça, que aconteceu em Brumadinho, ela é resultado da falta de responsabilidade dos cidadãos e dos governos, esse e dos anteriores. Eu sei k o Brasil é mto grande e precisaria de um governo por cada estado, quase, mas a natureza dá sempre uma resposta rígida e determinada.

    Beijos e boa semana.

    ResponderExcluir
  3. Sentido poema, cheio de verdades...Muito bom...

    O nosso amigo Gil António, diz:- Palavras de amor, que " queimam" ... as palavras

    Bjos
    Votos de uma óptima noite.

    ResponderExcluir
  4. Alécio, eu também quero viver em um mundo sem a sombra do fascismo! E não tem nada de exagero dizer isso, afinal há, sim, muitas sombras fascistas nos rondando ao redor do mundo e inclusive aqui no Brasil, e essas palavras citadas por ti, "intolerância, violência, ódio, cinismo", apenas exemplificam um pouco disso, que, na verdade, é ainda muito pior do que isso. Marielle e Anderson, por exemplo, foram assassinados (possivelmente pelos milicianos, aqueles que têm ligação com a família Bolsonaro), assim como outros continuam sendo, há gente indo embora do país, e tudo isso pelo simples fato de não poderem divergir do pensamento retrógrado e autoritário do atual governo. A Céu acha que é exagero porque no fundo de alguma forma simpatiza com o Bolsonaro, talvez creia que ele pode ser bom para o Brasil. Ela cita a Damares, por exemplo, que de fato é uma doida, uma religiosa fundamentalista, e outros ministros, mas não esqueçamos que esses ministros, inclusive a doida da goiabeira, só estão lá porque foram escolhidos pelo próprio presidente, porque são pessoas que o representam ideologicamente, são farinhas do mesmo saco. O Brasil já tinha sérios problemas antes desse atual governo, não surgiram agora, mas agora não se trata de corrupção "apenas", os valores são além desses que podemos medir através do dinheiro. Damares da goiabeira disse, e continua dizendo, muita besteira, mas e o presidente? E as barbaridades que ele diz há anos? Um sujeito que exala preconceito por todos os poros, que exalta torturadores e passou durante quase três décadas sem fazer absolutamente nada de bom nem mesmo dentro do estado em que foi eleito deputado. E a investigação sobre a lavagem de dinheiro envolvendo membros da família dele? Flávio, conta da Michele... Mas nesse caso Bolsonaro está bem quietinho, né? Assim como Moro também. Falavam tanto sobre corrupção e agora não estão falando nada. Bolsonaro nem pode ser comparado com Hitler, porque Hitler, apesar de ter sido um ser humano horrível, tinha alguma inteligência. Bolsonaro nem isso tem, é medíocre, burro. Já declarou que "não tem essa historinha de Estado laico, que agora é 'Estado cristão' e que as minorias que desapareçam!". Como um sujeito que declara algo desse tipo poderia servir como um bom presidente de um país e ainda mais um tão grande como o Brasil, onde há tantas diferenças de cultura, de etnias, de crenças, de estilos de vida, de pensamentos? Que fosse ser pastor de igreja, então, e falasse lá pra uma meia dúzia de idiotas que comungam das mesmas ideias do tempo das pedras, e talvez dentro de uma igreja ele tivesse uma oratória melhor, já que em entrevistas ele não sabe falar, foge de debates, fica repetindo como um papagaio o que lhe escrevem. Mas a vida segue e, se não for agora, pelos próximos anos, ainda espero, também, que, de alguma forma, haja, como escreveste aí, alguma redenção através do amor para essa nação. Um abraço, Alécio, e que boas energias te acompanhem.

    ResponderExcluir
  5. Estou solidária com você, Alécio. Compreendo bem o seu lamento.
    Um boçal como o Bolsonaro só poderia escolher ministros que o representassem... mas o perigo disso tudo é que esses "boçais" são escolhidos cada um exatamente para representar um papel determinado; o da senhora da goiabeira é pra distrair o povo, tipo, coisa de circo.
    O mais eu não vou falar, até porque o Ulisses já disse tudo.
    Um abraço, meu amigo!
    Sandra

    ResponderExcluir
  6. Alécio, em primeiro lugar gratidão pela visita e por me permitir estar aqui e apreciar as riquezas do seu blog.
    De primeira ler uma poesia tão forte e rica que vem de encontro a tudo o que mais tenho levado as pessoas a refletir ultimamente.
    Precisamos resgatar no mundo a importância de sermos mais solidários, respeitosos, equilibrados e amorosos.
    Cabe a cada um a sua parte na construção do todo! Você está fazendo de forma belíssima a sua! Estamos juntos!

    Um abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  7. Ola Alécio,
    Reflexivo texto.
    Uma semana abençoada
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. OI ALÉCIO!
    A ESPERANÇA NUNCA PODE NOS ABANDONAR.
    UM TEXTO MUITO BONITO, NOS INDUZINDO A PENSAR SOBRE O QUE NA VERDADE O BRASILEIRO SE TORNOU.
    ABRÇS
    https://zilanicelia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá Alécio
    Bela postagem. O mundo precisa de redenção. Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Agora em portugal muita pobresa, muito desemprego, muitos problemas e nossos politcos que do que? NADA! E as pessoas que? NADA! Com seus cabesas nas nubes...sempre pensando en estupideses e dissendo mais estupideses, com sempre. Na IGNORANCA emn portugal e o numero uno no mundo - SEMPRE!
    DESPERTA e ficar coisas com Senhor Bento! Que vais fazer a noite? Mais Sopas Dos Pobres com o 50% das pessoas em portugal?????? Desperta a os problemas em portugal agora, DESPERTA!

    ResponderExcluir
  11. Se puede, si tan solo quisiéramos hacerlo.
    Un saludo

    ResponderExcluir
  12. Quando temos a paz e a rendenção como nossos escudos contra essas "nocividades" mundanas, estamos indo bem. Os problemas são muitos e o cerne disso tudo se chama respeito. Poesia linda, impar e bem reflexiva. Parabéns, inclusive pelo blog.

    Abraços
    Dan
    http://gagopoetico.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Oxalá que mais pessoas tivessem esse senso de cidadania
    que você tem ao ponto de expressar numa poesia, poesia
    que transcende a beleza e nos guia para uma visão mais
    expansiva de como e de que forma devemos nos mover contra
    a mudez conformismo.

    Temos que sonhar e lutar, sempre tentar sem desistir
    usar tudo o que temos com armas defensoras da pátria e da paz.

    Agradeço por poder estar aqui e ler suas palavras.

    Bom sábado.

    ResponderExcluir
  14. E putugal que do que? E o mesma merda e pior povo no mundo! E verdade e verdade amigos! Ler meu blog pa mais informaciao, obrigado amigos meus (L)(L)(L)

    Abaixo o merda do putugal, o PIOR merda no mundo! Até os macacos não respeitam putugal. Putugal o nova provincia Espanhola proximamente :)

    Ahhhh putugal, putugal, putugal! Sempre, sempre, sempre chorando e chorando e chorando e chorando por tudo, sempre! Tudo mundo sabe que putugal e o pior merda no mundo, tudos! E mais na palavra “luso’ e uma invencao! Tudo nossa historia e fenotipo e Cigano e Arabe. Nao somos lusos. E mais, e melhor que tudo putugal sei uma provincia do Espanha e pronto! E nao trabalhos, sempre ficar nas sopas dos pobres tudos dias. Putugal e em estado do merda e nao fix. E verdade e verdade amigos. Esperamos que um tipo de mudança positiva aconteça em Putugal, pois mais de 50% da população, por necessidade, tem que ir às sopas dos pobres para comer. E também, uma melhora no crescimento dos empregos, já que eles estão no país. Por esta razão, muitas pessoas já vão para suas ex-colônias para buscar uma vida melhor e não retornam. Putugal está realmente atolado na merda e ninguém quer fazer nada sobre o assunto. Eles preferem viver em mentiras, o que é isso?

    PS
    Feel FREE to link (add) my website to your website/blog as a LINK. Thank you, Obrigado, Gracias, Merci beaucoup!!
    My website is excellent news and many, many good links on right side of page!

    ResponderExcluir
  15. Alécio, amigo, não aconteceu, mais um ano...mas vamos em frente.
    Retribuindo seus votos de um feliz natal e dizer que fiquei feliz em conhecer seu blog, seus poemas tão humanos! Abração!

    ResponderExcluir