quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

Imigrantes

Desde os tempos mais remotos e distantes
No mundo sempre existiram os imigrantes
Fugindo das guerras, da fome e da pobreza
E a procura de um prato de comida na mesa

Imigrantes não são assassinos, não são criminosos
Não invadem países por serem invejosos
Eles querem ter a chance de uma vida melhor
E não ficar acomodados esperando pelo pior

Triste sina de quem tenta atravessar as fronteiras
Por terra, mares ou de outras maneiras
Arriscando suas vidas e de seus familiares
A procura de acolhimento em novos lares

Em muitas nações a maioria dos governantes
São contrários a entrada dos imigrantes
Faltam a esses políticos coragem e humanidade
Com aquelas pessoas que ainda acreditam na felicidade


Alécio Souza


O mundo inteiro ficou estarrecido com os decretos assinados pelo presidente reeleito dos EUA, o bilionário Donald Trump, mas um deles certamente foi o que causou o maior impacto e revolta de quem assistiu pela tevê, o decreto sobre a deportação dos imigrantes ilegais no país. Todos nós sabemos que entrar ilegalmente em qualquer país configura uma irregularidade, porém antes de julgar essas pessoas precisamos entender o motivo pelas quais elas se arriscam em travessias perigosas, mortais e desafiadoras pelas fronteiras dos países. A maioria dessas pessoas que embarcam nessa aventura arriscada muitas vezes com a família toda, estão em busca de uma vida melhor, fugindo das guerras, da fome e de condições degradantes de vida. Estão à procura de emprego, de uma vida digna e de sustentar a sua família com o seu trabalho, claro que entre esses imigrantes podem haver criminosos, mas é a minoria, o que em geral essas pessoas querem é o direito a uma vida decente e honesta.

Então quando um ditador como Donald Trump assume a Casa Branca todas essas pessoas são tratadas como criminosas, mesmo trabalhando em atividades que os americanos rejeitam como serviço de babá, garçom, empregada doméstica, motorista, atendente em lojas do comércio, entre outros serviços. Na verdade, o que deveria ser feito com essas pessoas era uma triagem bem detalhada sobre os reais motivos da entrada ilegal nos EUA e todas aquelas pessoas que já estivessem trabalhando no país dentro da lei fossem encaminhadas para os órgãos competentes para a devida regularização dos seus vistos e conceder a eles o direito de permanecer em solo americano de forma legalizada. Para aqueles que realmente cometeram crimes em seus países ou nos EUA, deveriam ser detidos para averiguações e cumprir sua pena no país ou neste caso sim ser deportado para o país de origem para que se cumpra a sua sentença.

Infelizmente o atual presidente é intolerante, é agressivo, ditador, não possui nenhuma sensibilidade para o cargo que ocupa e não se preocupa em relação ao quanto as suas decisões impactam no mundo. Donald Trump parece um garoto mimado que não pode ser contrariado mesmo cometendo as maiores atrocidades possíveis. A mais recente delas é expulsar os palestinos da Faixa de Gaza numa limpeza étnica jamais vista no mundo e tomar posse de um território que não lhe pertence e que jamais deveria ter sido invadida pelo exército israelense. O mundo precisa da paz, as pessoas precisam viver as suas vidas em harmonia e respeito mútuo, não desejamos o separatismo e a perseguição contra nenhum povo, todos merecem viver dignamente e sem a sombra das guerras ou invasões criminosas como na Faixa de Gaza. Que toda intolerância seja reprimida com veemência e que o mundo deixe de ser um lugar hostil para se viver. Liberdade e soberania para o povo palestino e mais humanidade com os imigrantes ilegais.

Para tempos sombrios como esse que estamos vivemos atualmente, nada melhor que uma canção que transmita paz e esperança no futuro. Escolhi a linda canção "A Paz", do genial mestre Gilberto Gil.

10 comentários:

  1. Tais Luso de Carvalho

    Maravilha!!! Encontrei aqui um poema maravilhoso e um texto
    muito humano. O que está faltando nesse pobre e sofrido mundinho é mais solidariedade e humanidade. Menos arrogância de todos os lados. A coisa está muito triste, Alécio, quem está pagando o pato é a população mais desassistida, os que mais sofrem. Que loucura o que está acontecendo .
    Querido amigo, te aplaudo daqui de longe!
    Que Deus coloque mais amor nos corações dessa gente tão desprovida de humanidade num mundo sem freios.
    Uma ótima continuação de semana querido Alécio.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Querido amigo, precioso poema que muestra la cruda realidad, es horrible lo que pasa en el mundo con los inmigrantes, falta humanidad.
    Abrazos y te dejo un besito, que pases una preciosa semana

    ResponderExcluir
  3. A prepotência e arrogância de ditadores bem mostrada aqui! Triste realidade e tua poesia bem mostra isso! Que pena!

    abração, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  4. Gostei, muito, meu amigo Alécio. A sua solidariedade fez-me bem. Infelizmente muitos desses imigrantes encontram a morte a fugir da morte. Donald Trump é execrável. Não tem uma ponta de humanidade. Pensar que quer mandar no mundo todo assusta-me. Um post muito oportuno. Obrigada.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, Alécio
    Lindo poema, o mundo precisa de amor. Tem uma base que acolhe refugiados em São Paulo, é um projeto dos Batistas Brasileiros, não sei se você conhece, caso você tenha interesse em conhecê-los eles realizam um lindo trabalho, o instagram deles é @vilaminhapatria conheço a missionária Jenniffer Soares que trabalha lá, ela já esteve na igreja da minha sobrinha Tarciana e foi aí que conheci essa base tão abençoada, um forte abraço.

    ResponderExcluir
  6. Meu querido amigo, assino por baixo cada uma das suas palavras neste texto tão humano , tão justo e tão lúcido.

    Gostei da canção, mas não esqueço que Gilberto Gil e Caetano Veloso foram actuar em Israel sem atender aos pedidos de vários companheiros de profissão para que não quebrassem o boicote a Israel .

    Abraço caloroso , com voto de tudo de bom em sua vida.

    ResponderExcluir
  7. Has escrito un precioso poema que llega al corazón,.
    Los que tenemos casa y pan en la mesa para satisfacer nuestro apetito, no nos damos cuenta de lo privilegiados que somos, lo encontramos todo tan natural...
    Me imagino el sufrimiento de esas gentes que tienen que abandonar su hogar, exponiéndose a toda clase de peligros para lograr un poco de paz y estabilidad.
    Ojalá que los gobernantes encuentren un modo de solucionar tanto sufrimiento.
    Cariños.
    kasioles

    ResponderExcluir
  8. Querido amigo, hermoso poema que muestra el sufrmiento de los que tienen que dejar todo por un destino incierto.
    Te dejo todo mi cariño y besos 💋

    ResponderExcluir
  9. A humanidade anda muito mal frequentada, tanto que coloca no poder as ratazanas da extrema direita que espalham a peste do egoísmo, preconceito, racismo xenofobia... Que venham dias melhores e mais humanos.

    Um abraço. Tudo de bom.
    APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde e uma excelente quarta-feira meu amigo paulista ou paulistano? Sou apaixonado por Graffiti e Arte Urbana. O Beco do Batman é um sonho de lugar e que desejo conhecer. Um spoiler: março será pelos 460 anos do Rio de Janeiro. Prepare-se para grandes aventuras. Grande abraço carioca e calor de 42°.

    ResponderExcluir