domingo, 5 de novembro de 2023

Precisamos falar sobre a guerra

Desde os primórdios da civilização humana o ato de guerrear sempre esteve presente no homem, seja para caçar, seja para disputar uma fêmea no caso dos nossos antepassados símios, seja para conquistar algum território alheio e por vários outros motivos. Pois bem, de lá pra cá houveram muitas mudanças de comportamento, de civilização, novas tecnologias, a ciência em grande evolução, avanços na medicina, informática, automatização e na produção bélica dos países desenvolvidos e de seus aliados. Nunca se investiu tanto em armamento como nos dias atuais, são bilhões de dólares gastos com novos mísseis, bombas, tanques de guerra, drones não tripulados, porta-aviões, submarinos, aviões de caça cada vez mais modernos e letais. O poder de destruição e a violência de tanto armamento também aumentou em níveis consideráveis qualquer tentativa de ataque a outros países que não possuam uma poderosa defesa em seus domínios.

Hoje no mundo temos duas importantes guerras em curso, a guerra da Rússia x Ucrânia e Israel x Palestina, dois eventos horrorosos que só mostram o pior lado do ser humano, o da crueldade humana e da total falta de humanidade e empatia pelas pessoas. Todas as guerras são por si só absurdas e inexplicáveis, na sua maioria são praticadas pela disputa por territórios, o país com maior poderio bélico tentando invadir e tomar posse de terras que não fazem parte das suas fronteiras, mas que se acham no direito de tomá-las a força pelos mais diferentes motivos. Não é de hoje que o mundo é controlado pelas grandes potências, são elas que ditam o que é certo ou errado, são elas que autorizam verdadeiros genocídios de pessoas em países que não podem se defender, são elas que patrocinam horripilantes massacres nesses países e ainda posam de antiterroristas e contra um mal maior.

Eu acredito que ninguém de boa-fé seja favorável com os atentados terroristas como os que aconteceram em Israel pelos extremistas do Hamas, com as torres gêmeas em Nova York (EUA), em uma casa de shows em Paris na França, na maratona de Boston nos EUA e em tantos outros atentados na África, em países do Oriente Médio e Europa. Nada justifica o horror desses ataques, porém a resposta que esses países que são as grandes potências mundiais dão são extremamente desproporcionais e devastadoras, pois se localizam um possível grupo extremista de outro país como sendo os possíveis culpados eles não pensam duas vezes em bombardear toda uma região com a desculpa de estar “caçando” os terroristas, com ataques “cirúrgicos” como eles mesmos adoram frisar e matando milhares de crianças, idosos e pessoas inocentes que nada tem a ver com essa estúpida guerra, são civis que desejam apenas viverem em paz, mas isso nunca é possível em território hostil.

Agora uma pergunta, quem atira bombas e mísseis de alto poder de destruição numa cidade, num outro país ou nação matando tantas vidas de pessoas inocentes não está praticando o mesmo terrorismo que os extremistas? Qual a diferença do terrorismo de um para o outro? A resposta é nenhuma diferença. Mas quando são os países poderosos a bombardear muitas pessoas apoiam e não percebem as atrocidades que são cometidas contra civis, violações de direitos internacionais, o caos que se instala nos hospitais desses países que não conseguem dar conta de tantos feridos, sem falar nas cidades destruídas e com tantos desabrigados ao relento, sem o ter o que comer ou beber. Será que essas autoridades que defendem uma resposta contra os terroristas apoiam dizimar cidades e pessoas sem sentir nenhum remorso? São essas as minhas indagações, gostaria de saber realmente o que se ganha com tanta violência, é a mesma coisa de apagar um incêndio com gasolina.

Quanto mais violência você gerar mais violência terá como retorno, esse é um caminho sem volta e sem precedentes. Enquanto não estancarmos esse câncer que é a guerra nunca iremos crescer como nações civilizadas, o combate e o enfrentamento nunca serão a melhor opção para nenhuma parte envolvida, o diálogo e a diplomacia sempre serão os melhores caminhos. Tudo o que for acordado entre as partes é a melhor solução, a conciliação deveria vir antes das bombas e mísseis. O homem e sempre o homem prefere o confronto, não dão espaço para resolver os conflitos diplomaticamente, parece que precisam se auto afirmarem como tendo pulso firme, não podem de maneira nenhuma demonstrar fraqueza diante do “inimigo”, esse é o pensamento mesquinho de muitos chefes de estado das grandes potências.

Sinceramente estamos muito longe da tão falada paz mundial, mas nunca devemos desanimar ou deixar de lutar por ela. É um caminho árduo, difícil, mas está nas mãos da gente, os governos tremem de medo quando a população se revolta contra os desmandos de suas gestões, então cabe a nós também não aceitar políticas que não sejam favoráveis a paz e a união entre os povos, precisamos acabar com a segregação de raças, de religiões, de limpeza étnica como tem ocorrido em tantos lugares como na própria guerra entre israelenses e palestinos onde o governo de Israel insiste em querer acabar com o território palestino, isso não tem nada a ver com o povo de Israel que também luta pela paz e a união com os seus vizinhos palestinos. Precisamos urgentemente dar uma chance para a paz como já cantava o eterno beatle John Lennon.


Alécio Souza


Compartilho essa canção maravilhosa de John Lennon que diz a seguinte frase “Imagine todas as pessoas // A viverem a vida em paz”. Esse é o desejo de todas as pessoas que sonham com um mundo melhor e que não se odeiam, vamos espalhar o amor!

31 comentários:

  1. Bom dia Alécio!
    Que texto necessário e reflexivo você nos traz. Olhando para trás, para os nossos primórdios, a gente realmente acredita que evoluímos. E nessa evolução não caberiam guerras que respingam ou afogam literalmente inocentes em sua barbárie. Mas vejo como essas sementes de ódio, de separatividade estão em nós. Mesmo estando longe geograficamente, conseguimos fazer uma guerra de narrativas, de um lado contra o outro nas redes sociais. Nossas palavras muitas vezes estão armadas... Precisamos aprender e ter boa vontade de ir além do "isso ou aquilo" e se abrir para um diálogo que acolhe, que ouve verdadeiramente.
    Obrigada por essa reflexão. um abraço, ana paula

    ResponderExcluir
  2. Que reflexão tão oportuna meu Amigo Alécio! Todas as guerras são igualmente absurdas, desumanas, injustas, inquietantes. Pensando na História da humanidade parece que estamos a regredir. E o pior é que ninguém ouve ninguém. E o pior é que são os inocentes que morrem e sofrem. E o pior também é que nos apresentam tudo em directo nos canais de televisão. Não há coração que aguente.
    Tudo de bom.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. Virgi Maria!! O ser humano não aprende, evolui em muitas coisas práticas, dominadoras, mas em sentimentos jamais, pois esse tira o foco que consiste apenas em si, como sempre foi. E sempre será assim, Alécio, eu não tenho mais ilusões. quem diria que assistiríamos a 2 guerras horrendas sentadas num sofá vendo pela televisão todo esse extermínio? Isso é a coisa mais bárbara que vi até hoje. Vejo na tua belíssima crônica, a vontade imensa de que o ser humano adote outras posições. Mas que Deus te ouça, amigo! Esses países em conflito, precisam mostrar todo o seu potencial bélico, seja de um lado ou de outro. ´
    e isso que estamos vendo.
    Uma ótima semana,
    beijo

    ResponderExcluir
  4. As guerras são um cancro da sociedade.
    *
    Abraço/beijinho.
    */*
    Poema: Até amanhã meu amor
    */*

    ResponderExcluir
  5. Caro amigo Alécio,
    Sempre ouvimos que vivemos em um Mundo muito competitivo, onde estamos sempre lutando uns contra os outros para conseguir o que queremos. Este tipo de pensamento é um reflexo do pensamento daqueles que sempre orquestraram as grandes guerras, sejam os primitivos (primeiros habitantes da Terra), sejam os bárbaros nórdicos de outrora, ou os piratas saqueando os mares, seja nas duas grandes guerras e nas guerras contemporâneas, travadas por razões geográficas, econômicas, religiosas e, como vimos com à “COVID”, até bacteriológica (pois, este vírus com certeza foi criado em laboratório, para a finalidade que teve, que é a mesma de uma guerra).
    O que é certo é que existem inúmeros interesses camuflados em todas as guerras, porque, por exemplo, o que é uma luta pelo espólio familiar? Não é nada mais e nada menos do que uma guerra jurídica entre partes divergentes, interessadas em ter e não, em repartir.
    A triste conclusão que chego, é que grande parte dos homens/mulheres, assim como a maioria dos primatas e muitos mamíferos, não estão biologicamente inclinados para viver em paz.
    Um abraço e boa semana!!!

    ResponderExcluir
  6. Concordo inteiramente.
    O mundo caminha para a sua própria destruição. Parece que cada vez há mais desamor, não só a nível dos países, mas também a nível por pequenos grupos, pessoas umas para as outras.
    Também lembrei dessa canção. Precisamos que os corações se abram mais ao amor e não ao seu próprio umbigo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. A imagem é genial e o texto muito sério.

    ResponderExcluir
  8. Por favor, meu amigo, volte a falar de
    flores, de mulher bonita, criança e amor.
    Por favor, eu volto a pedir, não me faça
    lembrar que o Pentágono está gastando
    1,7 trilhões de dólares na fabricação de
    uma bomba 25 vezes mais poderosa
    do que a de Hiroshima e se não me falha
    a mémória seria uma tal de "Gravitacional"
    com numeração e tudo; B61-13.
    Alécio, me perdoa, mas isso me tira o sono.
    Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  9. Muito bem escrito, e, sobretudo quando política e religião são dolosamente consorciadas; dá em fundamentalismo insano, assassino, manipulando pensares e sentires para ganhos escusos de uma casta desumana.

    Um abraço. Tudo de bom.
    APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

    ResponderExcluir
  10. Olá, Alécio
    A guerra é fruto do egoísmo humano, terrível tudo que está ocorrendo, que Deus tenha misericórdia, um forte abraço.

    ResponderExcluir
  11. Olá, menino Alécio, tudo bem por aí? Essa variação do tempo atmosférico de que falaste no comentário é fruto das alterações climáticas que se fazem sentir pelo mundo todo. Por aqui tem sido um outono frio e chuvoso e dias sem sol, e eu que adoro o Astro Rei.
    Era tão bom que não precisássemos de falar da guerra, sintoma que ela não existia e que os homens (com h minúsculo) se entendiam. Quando vês a TV, quantas mulheres vês nas ruas? Quantas mulheres estão metidas na política? Muito poucas, como sabes. O homem é belicista, por natureza.
    As guerras, infelizmente, já vêm muito de trás e cada vez com armas e meios mais potentes e sofisticados. Há séculos e séculos que apelamos à Humanidade para que não brigue, não invada, não mate, mas a cobiça e o poder estão há muito instalados e com tendência a piorar. Não espero dias melhores, mas enfim tenhamos esperança.
    Gostei muito de escutar o vídeo, que já não ouvia faz tempo.
    MAKE LOVE, NOT WAR, deveria ser a palavra de ordem, mas tudo bem ao contrário.
    Beijos, abraços e bom domingo.

    ResponderExcluir
  12. Querido amigo, subscrevo cada palavra do seu texto.

    Nós falamos da invasão da Ucrânia pela Rússia e do genocídio dos palestinianos pelos sionistas , mas, além dessas , existem infelizmente outras guerras completamente esquecidas tanto pelos Donos do Mundo como pela comunicação social.

    Forte abraço ao som da canção do antigo Beatles.

    ResponderExcluir
  13. Um texto brilhante com o qual concordo inteiramente. Precisamos urgentemente de encontrar um caminho, um meio, uma forma de conseguir alcançar a tão sonhada paz para todos.
    Essa canção é intemporal e toca sempre o meu coração quando a ouço, obrigado pela partilha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Não há mundo ideal para a humanidade pecadora. Sugiro ouvir discurso de Cantinflas no filme Sua Excelência para refletir. Vejam: https://www.youtube.com/watch?v=X8GjlgDKW9Y Abraços.

    ResponderExcluir
  15. Alécio, desculpa a demora em comentar. Nossa lamentável tanta guerra, e o ser humano gasta dinheiro para destruir, matar.
    É muito triste . A cultura do mundo deve ser o amor e não a guerra.
    Será que existe no mundo mais amor do que maldade,? É uma boa pergunta. Vamos torcer pra que o amor vença.
    Abraços Larissa.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia e uma excelente quarta-feira, um excelente feriado meu querido amigo Alécio. Infelizmente essa guerra não tem previsão de terminar. Muito triste essa situação, principalmente o sofrimento das mulheres e crianças inocentes.

    ResponderExcluir
  17. Só posso aplaudir teu texto e concordo com tuas opiniões...Quem faz as atrocidades que estamos indfelizmente assistindo, ambos são terroristas e pobre dos povos que lá vivem e sofrem tudo aquilo,os que sobram... Triste as guerras e o mundo clama por paz...Tá difícil de acreditar nela! abraços, lindo fds! chica

    ResponderExcluir
  18. Olá Alécio!

    Antes de mais, deixo desde já o meu apreço por este texto tão bem redigido e direto aos pontos!
    Você tem toda a razão, é triste demais o que se passa no mundo. Deixa-me verdadeiramente angustiado!
    Quero sempre ser positivo, mas começo cada vez mais a achar que, infelizmente, as guerras nunca vão acabar. Quiçá acabará primeiro o homem!

    Um forte abraço para si! 🤗

    ResponderExcluir
  19. Ola querido amigo,
    A foto diz tudo. Mais amor por favor. Estou bem cansada disto tudo. O mundo parece que esta acabando... Prefiro falar de flores, amor, estrelas e poesias.
    beijos no coração.
    ,

    ResponderExcluir
  20. Tens toda a razão!
    Aproveito para desejar um bom fim-de-semana!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  21. A guerra é, de facto, uma coisa estúpida, com as suas regras que jamais evitam a morte de seres humanos, sejam eles quais forem.
    Os militares no serviço obrigatório e temporário são também apanhados no vórtice dessa máquina destruidora e muitos deles não saem ilesos.
    Que valor tem, então, a vida humana?
    Abraço de paz.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
  22. Pois é, Alécio! Nem precisava, mas vou dizer que realmente concordo com você. E os EUA e suas armas apoiando Israel? Sei não... Já não bastasse a Ucrânia, agora outra guerra. Tomara que isso já termine, eu não aguento ver noticiário de guerra. Beijos! 😘

    ResponderExcluir
  23. Muito bonita a sua reflexão. Precisamos dar sempre nosso melhor e fazer as coisas da melhor forma possível.
    Beijos.


    www.parafraseandocomvanessa.com.br

    ResponderExcluir
  24. Olá, amigo Alécio, gostei muito deste seu texto sobre os males da Guerra.
    Na minha adolescência, ouvi os adultos falarem muito sobre os males causados pela 2ª Guerra Mundial, que deixou mais de 50 milhões de mortos,
    muitos feridos e doentes, além da fome e do abandono.
    Nessa época eu pensava que o horror dessa Guerra seria o último a ser vivenciado por todos. Mas, nem preciso dizer que estive iludido. Pena que esse horror dos dias atuais venham ser repetidos no futuro.
    Uma ótima continuação de semana.
    Um abraço amigo.

    ResponderExcluir
  25. Tem coisas que elas nunca vão acabar, isso já faz parte da história
    do ser humano; com certeza é tudo muito angustiante...
    Mas nunca vai haver um mundo ideal para a raça humana, sempre vão estar brigando por alguma coisa...
    Isso tudo já está explicado a unica coisa que podemos fazer é como sentimos e veemos tudo isso...
    Boa continuação de semana.

    ResponderExcluir
  26. Excelente reflexão sobre o horror da guerra que a todos nos envergonha.
    Vivemos tempos conturbados, estranhos e terríveis, de grande sofrimento para milhões de pessoas. Eu desejo um mundo de paz, mas não é isso que interessa aos poderosos «donos do mundo», que comandam as operações bélicas refastelados em confortáveis cadeirões.
    Beijo, meu querido amigo.

    ResponderExcluir
  27. Precisamos tanto de opiniões assim! Que os homens encontrem um caminho, no meio de tanta desolação e violência...
    Muito bom e seu "post".
    Abraço fraterno

    ResponderExcluir
  28. Alécio,
    Estive aqui mais
    de uma vez para
    ler e refletir bastante
    sobre o assunto da
    sua publicação e não
    comentei.
    Só me dei conta disso
    quando vim atender a seu
    convite.
    Precisamos muito de
    exercer essa paz exerc endo o amor de forma
    plena.
    Obrigada por
    ser uma das pessoas
    que se importam.
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
  29. Um texto muito assertivo...O Mundo está a ser destruído e para quê???
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderExcluir
  30. Querido Alécio
    Excelente esta sua reflexão acerca das guerras em geral, e das actuais - Ucrânia e Israel - em particular.
    Todos sabemos que guerras existem desde tempos imemoriais, e a conclusão a que podemos chegar é que o Homem não aprende com os seus erros. Todas as guerras causam estragos nos países envolvidos, mas há também danos colaterais, por vezes bastante nefastos, que envolvem inocentes que não têm culpa de nada.
    É muito triste mas é a realidade.

    RE: Muito obrigada pelos votos de melhoras que deixou no meu blogue. Eu vou melhorando, lentamente, mas qualquer dia estarei completamente recuperada.
    Um grato abraço.

    Continuação de boa semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
  31. Boa noite, Alécio!
    A guerra tomou conta dos nossos meios de comunicação! E infelizmente somos marionetes nas suas mãos! Uma tristeza abunda.
    Um beijinho e melhores dias vindouros!
    Esperança!
    💗😻💗 Megy Maia

    ResponderExcluir