Pessoas negras sendo assassinadas
Sem culpa, sem resistência, sem dó
Famílias inteiras pela dor arrasadas
A cada morte vivemos um efeito dominó
O negro sempre foi caçado
Nunca teve liberdade desde a escravidão
O seu destino parece traçado
A sociedade os ignora sem perdão
Que mundo é esse com tanto racismo?
Quanta injustiça ainda teremos que aguentar?
Parece que a humanidade beira o abismo
É difícil enxergar atitudes para mudar
Triste saber que não nos tratamos como irmãos
Que vivemos ignorando a nossa própria raça
Será que algum dia viveremos em união?
Não existe mal que não se desfaça
Alécio Souza
Obs.: Parece inacreditável que em pleno 2020 o racismo esteja tão impregnado na sociedade e causando tantos assassinatos brutais, violência, humilhações, preconceitos, ataques virtuais e bullying em diversos países ao redor do mundo. Fiz este poema com toda a dor e indignação que tamanhas atrocidades me causam e sem saber se algum dia nos livraremos desse câncer que é o racismo. Dedico este poema para o menino João Pedro fuzilado dentro de casa por policiais no Rio de Janeiro, para a pequena Ághata Félix fuzilada dentro de uma Kombi escolar por policiais no Rio de Janeiro e também para o americano George Floyd assassinado brutalmente por um policial de Minneapolis (EUA).
#vidasnegrasimportam #blacklivesmatter #JusticeForFloyd #JustiçaParaFloyd
Para completar a postagem eu não poderia esquecer de colocar a música que se tornou o hino das manifestações antirracismo nos EUA, a belíssima canção "Lean On Me" de Bill Withers. A letra da canção é espetacular e bastante propícia para o momento atual.
É muito triste ver casos de racismo ainda ocorrendo. Em suas linhas poéticas bem retratou a indignação do qual comungo. Parabéns pelo poema e pelo blog. Estarei acompanhando.
ResponderExcluirAtt;
https://www.enfoqueextrajudicial.com.br/
Penso que o negro é tão ou mais racista que o brnco. Em conversa normal, o negro, acusa muito primeiro o branco de racista - lembra-se disso - do que o contrário.
ResponderExcluir.
Um dia feliz
Ricardo, eu respeito a sua opinião, mas permita-me discordar. Nós brancos não podemos nos colocar como vítimas, sendo que não sentimos na pele as mesmas dores de ser uma pessoa negra, não sofremos o mesmo preconceito, nem as humilhações e perseguições que a raça negra sofre. Infelizmente a cor da pele influi e temos certos privilégios por sermos brancos, coisa que não acontece aos negros que são sempre julgados e acusados mesmo sendo inocentes e por conta desse racismo impregnado na sociedade acontecem assassinatos brutais como os que citei no blog. Penso que precisamos ter cuidado com nossos pensamentos e ver que a história nunca foi favorável aos negros.
ExcluirUm abraço!
Alécio Souza
ExcluirTem razão. Inteira razão. Penso que, eu, não me expliquei bem. Concordo na íntegra com a sua opinião e, já agora, dar-lhe os parabéns pelo seu magistral poema
Abraço
Caro Ricardo,
ExcluirEu agradeço pelas suas palavras e sei que estamos do mesmo lado da corda, juntos podemos fazer um mundo melhor.
Abraços!
Belo poema e testo, Alécio! Infelizmente a maior parte da sociedade não tem um olhar histórico, não se aprofunda nela. No raso, não conseguem se colocar no lugar de quem sofre violências sociais de todo tipo, acham que não existe racismo.
ResponderExcluirAbração, adorei!
É correto o seu protesto poema sobre o racismo, é muito triste o que estamos vendo na internet. Deixa a gente sem palavras.
ResponderExcluirTenha uma boa semana. Um abraço.
Bom dia, Alécio
ResponderExcluirPoema correto, o racismo é terrível, não deveria existir, porque somos todos iguais. Um abraço.
Boa noite, querido amigo Alécio!
ResponderExcluirImagino sua dor e indignação...
O poema é um grito necessário, se não entenderem nem desenhando vai dar!!
A humanidade não deu certo, infelizmente eu penso assim.
Um abraço carinhoso, desejando que tudo permaneça bem dentro do possível pra todos nós.
También me preocupa por qué el racismo todavía está sucediendo hoy ... los humanos deberían ser conscientes de todos, de cualquier etnia, el color de su piel es la misma creación de Dios y tiene derecho a vivir en el mundo porque Dios creó el mundo.
ResponderExcluirExiste tanta crueldade no mundo onde coabitamos.😢
ResponderExcluirAbraço iluminado.☀️
Megy Maia🌈
A intenção do teu poema é uma pérola, Alécio, mais uma vez. O mundo seria um lugar bem melhor e com mais respeito se houvesse nele mais gente como tu, que usa a voz na intenção de quebrar antigas estruturas da estupidez humana! Um abraço.
ResponderExcluirCaro Ulisses, o racismo é um dos males que temos que combater, como a injustiça social, a fome e a desigualdade. Que as nossas vozes sejam ouvidas e os nossos textos sejam lidos e ganhem o mundo. Não podemos nos calar diante de tantas atrocidades que vem acontecendo, ontem ficamos sabendo de uma nova tragédia ocorrida com o garotinho Miguel de apenas 5 anos, negro, filha de uma empregada doméstica que deixou o seu filho aos cuidados da sua patroa que o encaminhou para a morte. Espero que assim como nos EUA essa negligência monstruosa que culminou com a morte de uma criança inocente seja o estopim para acordarmos e nos manifestarmos pedindo a punição para a única responsável pela morte. Vidas negras importam, precisamos combater o racismo. Agradeço pelas suas pelas palavras, é isso que me dá combustível para continuar a nossa luta por um mundo melhor. Um abraço!
ExcluirSim, eu vi sobre o caso, um horror! Mais um dentre tantos. É isso mesmo, Alécio, não podemos nos calar diante de tantas atrocidades, pois quem se cala está conivente, ou é gente que vive dentro de suas bolhas de privilégios e não tem a capacidade de enxergar o que existe além. Siga! Um abraço.
ExcluirOlá
ResponderExcluirParei aqui por acaso porque me chamou a atenção o tema do seu lindo poema.
Sem dúvida o que aconteceu nos States, que conheço mais ou menos ( já visitei o país 7 vezes, a última em 2017) está na ordem do dia, e não só lá como numa grande parte dos países europeus.
Concordo inteiramente com as suas palavras. O racismo é um cancro que mina a sociedade, e que precisa ser extirpado a todo o custo.
Fiz-me sua seguidora para não lhe perder o rumo e voltar sempre que possível.
Bom Fim-de-semana
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS
Ola amigo,
ResponderExcluirNão podemos nos calar diante do absurdo que é o racismo.
Acompanhei os 3 casos citados no seu poema(que é perfeito)
e é preciso muita oração pro nosso mundo de hoje.
Feliz noite
beijos
Cara, você foi fundo com sua, nossa, verdade.
ResponderExcluirUm abraço e continue debatendo o assunto até
que essa turma de imbecil acorde.
Um abraço de novo.
Olá, menino Alécio!
ResponderExcluirQuero que estelas bem, tal como mãe e irmãos. Por aqui, tudo seguindo, lentamente, mas tem de ser desse jeito. Há 2 semanas que deflagrou um surto pandémico nos trabalhadores da construção civil em Lisboa e arredores. Estão sendo testados e mandados para casa ou para o hospital, caso se justifique. Aí, bem o contrário, mas o presidente do teu país vê tudo às avessas, contrariamente ao que eu pensava, e não contraiu ainda o vírus mesmo apertando a mão e dando abraços ao pessoal. Enfim, vocês, e sobretudo os mais desfavorecidos e sem meios para se protegerem, é que sofrem.
Já tinha lido teu poema, pois embora me apetecesse parar uns dias, não deixei, de vez em qdo, de andar pela blogosfera.
O racismo existiu, existe e existirá, infelizmente. Parece coisa genética ou k passa de geração em geração, não sei. As diferentes raças e culturas têm direito a viver, e se cometem crimes, existem os tribunais para os julgarem.
Este individuo não tinha um cadastro limpo, longe disso, e seus atos irregulares já vinham de longe, mas nada justifica a morte dele, daquele jeito, nem de outro jeito.
Sou a favor da pena de morte em casos extremos, pke para grandes males grandes remédios. Essa é a minha opinião, mas aceito as opiniões contrárias e opostas à minha.
Beijos, abraços sem vírus e um bom domingo.
Querida Céu,
ExcluirInfelizmente convivemos com esse câncer chamado racismo e como você bem disse parece que esse ciclo se renova com o tempo, mas diferente de anos atrás hoje nós temos muitas informações, é uma nova geração já nascida na era da internet. Acho que certos preconceitos, machismo, racismo, homofobia deveriam estar num grau muito abaixo do que vemos hoje, temos muitos jovens que deveriam ter a mente aberta para aceitar as diferenças, raças, gêneros, etc. Precisamos melhorar muito como seres humanos, aprender a conviver em paz e harmonia, a respeitar e amar ao próximo, já temos muitos problemas para resolver e não deveríamos estar discutindo essas questões hoje em dia.
Mesmo assim sou radicalmente contra a pena de morte, acredito que muitos inocentes morreriam por investigações precárias ou até criminosas. Com certeza os negros iriam estar no topo das condenações a pena de morte, mesmo sendo inocentes. Sou e serei sempre a favor de uma educação de qualidade, de oportunidades iguais para todos, de empregos, de condições que o estado deve dar aos cidadãos, só assim poderemos ter nações modelo e com criminalidade muito baixa. Menos armas e mais livros nas mãos, é esse o caminho.
Beijos e abraços! Fique em casa e cuide-se!
O racismo é um absurdo que nos envergonha como seres humanos… Gostei muito do poema.
ResponderExcluirUma boa semana com muita saúde.
Um abraço.
Bom dia amigo Alécio.
ResponderExcluirÉ mesmo inaceitável viver humilhado em todos os segmentos da sociedade, somos todos irmãos, o caráter não deve ser medido pela cor da pele. Há tantos brancos que não valem nada, reparem nos políticos do nosso Brasil!
Eu gostei Alécio!
Grande abraço de paz meu querido amigo.
Bjss!https://poetandojuntosemisturados.blogspot.com.br
Olá Alécio querido
ResponderExcluirTriste realidade...
O ser humano é banal e não consegue enxergar que o valor de um homem não está na cor da sua pele.
Lindo poema.
Beijos
Ani
"São tempos difíceis para os sonhadores" Sinto angustia por ver as pessoas relativizando o racismo ou pregando o tal do mimimi...
ResponderExcluirJá não parecem ter vergonha de expor seus horrores internos os expressam com tranquilidade nas redes sociais.
Ainda bem que existe lei, ainda que falhe às vezes,mas são conquistas das quais não podemos abrir mão.
A mudança começa em nós, façamos desse mundo um lugar melhor
Beijos
BLOG Reticências...
O que posso dizer... triste! lamentável!
ResponderExcluirQue possamos ser o lado da resistência sábia e racional.
A coisa está feia.
Toda semana mais horrores e absurdos.
Boa semana.
O poema é super bonito que ótimo conseguir exibir dessa forma os seus pensamentos :)
ResponderExcluirBeijinhos 😊 , Damsel.me-Clique Aqui
Alécio, admiro muito a sua posição de não se calar perante aos desastrosos acontecimentos sociais com que nos deparamos, especialmente, nos últimos tempos.
ResponderExcluirVocê consegue criar versos extremamente cabíveis e apropriados, o teu protesto é arte pura.
Meus parabéns.
Carol, as suas palavras me deixaram emocionado, obrigado pelo carinho! Eu acredito num mundo melhor e pra isso precisamos espalhar mensagens positivas, criticar o que está errado e ter empatia, coisa muito em falta atualmente. Precisamos se colocar no lugar de quem sofre, do oprimido, das minorias e não se calar diante das injustiças, preconceitos, homofobia, misoginia e racismo. Juntos somos mais fortes e podemos com a nossa mensagem melhorar um pouco esse mundo castigado.
ExcluirObrigada por visitar meu blog, vim aqui conhecer seu espaço e gostei muito!
ResponderExcluirMuito bom seu poema, adorei, parabéns.
Volte sempre lá no meu espaço, beijos!