domingo, 8 de março de 2020

Mulheres

Mulheres são sempre muito vaidosas
Negras, brancas, jovens ou idosas
Não importa se são pobres ou ricas
O seu desejo é estar bonita

Mulheres de tantos encantos
De tantos talentos, do choro aos prantos
Guerreiras que nunca abandonam sua luta
No trabalho fazem jornada dupla

Mulheres que tem a benção de gerar uma vida
São geniosas, inteligentes, doces e destemidas
Seu humor varia e sua cabeça é um mistério
Nenhum homem descobre o seu critério

Mulheres são fascinantes
Com suas ideias, seus valores e suas nuances
São fortes para superar qualquer dor
E tudo o que fazem é com muito amor


Alécio Souza


Obs.: Dedico esta pequena homenagem para todas as mulheres guerreiras, batalhadoras, inspiradoras, corajosas e fortes que com a sua sensibilidade e dedicação estão conquistando pouco a pouco o seu lugar de destaque numa sociedade ainda muito machista, patriarcal e preconceituosa. Parabéns a todas as mulheres que fazem deste mundo um lugar melhor pra se viver. Feliz Dia Internacional das Mulheres!

25 comentários:

  1. Bom dia:- A mulher foi concebida com uma missão: " Equilibrar" o mundo na sua mais salutar essência. Companheira, amiga, mãe estremosa, conselheira, entre tantos outros predicados que fazem da mulher a musa do saber e do eixo da vida.
    .
    Votos de uma semana feliz

    ResponderExcluir
  2. Sempre sábio, Alécio!!!

    Ótimo poema, faz jus ao dia especial com muita delicadeza... e a obs no final, muito pertinente.

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. Linda homenagem às Mulheres.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  4. Olá, querido amigo Alécio!

    Poema bem apropriado ao dia que ontem se comemorou, mas esse teu poema está sempre atual, pois a mulher, infelizmente, ainda tem de dar muitos passos para conseguir uma igualdade nas oportunidades, no salário, na sociedade, etc.

    Mulher e homem são seres diferentes, e ainda bem, acrescento eu, pois só assim se completam tão bem!

    A vossa força física é superior à nossa, só encontro essa diferença entre nós, para além da anatomia, naturalmente, tudo o resto é igual.

    Queremos ser amadas, respeitadas e dignificadas. Será pedir muito?

    D. Armonia, tua mãe, soube o que ontem se comemorou. Ela é uma senhora a valer, que criou seus filhos e que passou, talvez, por algumas privações. Um grande beijo para ela.

    Beijos para ti e boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso que não é pedir muito, Céu. Um homem que não respeita uma mulher precisa até mesmo da nossa compaixão, e, naturalmente, de tratamento psicológico. Vamos ter esperança que os homens se sensibilizem e venham a nos amar e respeitar como bem disse o Alécio em seu poema.
      Bjs, Ceuzinha.

      Excluir
  5. Parabéns poeta!!!! Que bonito ver um homem valorizando as mulheres! Viva! Amei! Bela homenagem!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Alécio, querido, belo poema! Legal as homenagens vindas dos homens, mostra que não temem as mulheres, as respeitam.
    Abração!

    ResponderExcluir
  7. Passei o domingo, proticamente,
    inteiro com a minha gata. Não
    a deixei solta pra não subir no
    telhado, mas a fiz subir pelas
    paredes. Pelo menos eu acho. (risos)
    Um abraço, Alécio.

    ResponderExcluir
  8. Olá, Alécio!
    Que bacana essa homenagem, meu amigo... por enquanto foi a única que li homenageando a nós, mulheres de todos os jeitos e formas e cores. Agradeço em meu nome, em nome das minhas meninas e de todas as mulheres do mundo.
    Sinta-se abraçado.

    ResponderExcluir
  9. Arrasou! Bonita homenagem.

    Bom final de semana pra ti/

    ResponderExcluir
  10. Boa noite Alécio!
    Linda homenagem pra nós mulheres.
    Obrigada amigo!
    Bom fim de semana!
    Ah, de volta!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Olá Alécio
    Linda homenagem que fizeste, obrigada. Abraços

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde querido Alécio,

    Bonita e terna homenagem nos dedicou, grata pela fatia que me coube.
    Somos mesmo as guerreiras incansáveis.
    Desculpe a ausência por aqui, um tto gripada, porém já melhor.

    Feliz findi

    Bjs no core!

    ResponderExcluir
  13. Ola Alécio,
    Que linda homenagem!!
    Admiro muito homens com sua sensibilidade e respeito pela mulher.
    Seria muito bom que o Mundo tivesse outros iguais a vc.
    Obrigada.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Bom... só posso dizer obrigada!
    Espero que estejas bem... os ultimos acontecimentos para nós
    não são nada animadores mas precisamos continuar andando.
    PAZ E BEM.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Alécio Souza.
    Cheguei atrasada nos comentários, mas agradeço a sua homenagem ao dia da mulher com seu poema.
    Tenha um bom dia. Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Depois de uma publicação tão
    expressiva como essa que fala
    da mulher em verso e prosa
    não tem porque fazer outra se
    todos os dias são dela, da
    mulher, aquela que faz da gente
    o homem que somos.
    Um abraço, amigo. Cuide-se.

    ResponderExcluir
  17. O mundo é ainda tão machista, especialmente em alguns lugares, então as mulheres merecem todas as homenagens do mundo!

    Disseste que tens evitado falar sobre política, entendo teu posicionamento, às vezes é realmente muito desgastante, mas pense sempre na possibilidade de não ficares calado quando sentires que deves dizer algo, pois o nosso país precisa cada vez mais é do posicionamento de gente como tu, Alécio, que não vive com a mente cheia de ideias ultrapassadas, não podemos esquecer que gente de mente estreita sempre acha que está certa e sempre vai querer tomar conta do mundo se os justos se calarem. Espero que tu estejas bem e tomando cuidado neste período trevoso pelo qual estamos passando, tomando cuidado com tudo, inclusive com algumas pessoas, fique perto apenas de quem tu sabes que quer realmente o teu bem. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, que bom ver o seu comentário sempre com muita sensibilidade, coisa que anda em falta nas pessoas, principalmente agora por causa da quarentena. Quando disse a você que estou evitando falar de política eu quis dizer evitar o confronto com pessoas extremistas que simplesmente não aceitam a sua opinião e vivem questionando o seu posicionamento. Hoje mesmo eu postei no face um vídeo que anda circulando nas redes sociais do ator Caco Ciocler, onde ele sabiamente fez uma pesquisa rápida e descobriu os lucros de alguns empresários e dos bancários desse país. Pelas suas contas somente com o lucro desses empresários no ano de 2019 daria pra pagar um salário mínimo por 3 meses para quase 30 milhões de pessoas no Brasil. É muita coisa. Fiz essa postagem e claro que um dos meus "amigos" criticaram a postagem dizendo que ele não é empresário e não pode falar sobre o que não sabe. É por esses pensamentos medíocres e imbecis que eu fico bastante revoltado e aí começo a discutir com pessoas que não querem pensar fora da caixinha! As pessoas estão morrendo, estão adoecendo e tem pessoas assim que ainda conseguem defender empresários a acabar com a quarentena para protegerem os seus miseráveis empregos ou subempregos. Nada justifica colocar em risco as pessoas, nem a economia, nem os lucros, muito menos o apelo canalha de muitos grandes empresários deste país!
      É isso meu amigo, mas fique tranquilo porque eu ainda vou continuar incomodando muita gente que não pensa no coletivo, que não tem sensibilidade humana e que ainda consegue apoiar um governo fascista como esse! Um abraço

      Excluir
    2. Sim, eu te entendo, inclusive é por essas e outras que prefiro não fazer parte do Facebook, principalmente em tempos de Boçalnaro, acho que eu iria discutir com muita gente! Hehe. É impressionante como há gente que prefere ser cega, que nem em momentos como esse que estamos passando conseguem ter alguma capacidade de discernimento. Eu também já tive alguns atritos pelo fato de me posicionar, dizer o que penso, já teve um site, por exemplo, que até mesmo já deixou de publicar meus poemas porque sempre deixei claro que sou contra esse governo, mas para mim foi ótimo saber, até porque não quero que meus poemas sejam publicados em espaços de gente que defende esse atual governo, eu tenho o talento de repelir gente estúpida! Rs. Até mesmo gente careta costuma se afastar de mim, o que acho uma grande vantagem para mim. Eu faço questão de que gente assim não goste de mim! Sim, continue incomodando gente que não pensa no coletivo e que idolatra fascistas, porque não podemos compactuar com o mal! Siga! Te cuida, um abraço.

      Excluir
  18. Olá Alécio querido

    Quando reconhecemos as qualidades de outras pessoas, mostramos também as nossas.


    Beijos
    Ani

    ResponderExcluir
  19. Na medida do possível, passando para te desejar
    uma boa entrada de mês.

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde amigo Alécio, como vai vc, por onde andas?

    Aqui já comentei e agradeci a homenagem, espero que esteja tudo bem com vc e todos os seus.

    Deixo o link do novo blog, tive o blog mãe hakeado.

    https://invadirameroubaramsentimentosmeus.blogspot.com.br

    Confinado e com saúde menos ruim.
    Abração querido.

    ResponderExcluir
  21. Boa noite de Paz, Alécio!
    Bonito poema definidor.
    "São fortes para superar qualquer dor
    E tudo o que fazem é com muito amor".
    Sem Amor, não contemos com as mulheres.
    Diferentemente de outros gêneros, são ricas em amorosidade descomunal.
    Tenha dias abençoados!
    Abraços fraternos

    ResponderExcluir