sábado, 7 de dezembro de 2019

Passarinhos

O beija flor por onde passa espalha amor
A cotovia canta com alegria
O sabiá voa pra qualquer lugar
O canário é um pássaro extraordinário

A coruja quando come se lambuja
O curió é curioso que só
O periquito adora um mosquito
A calopsita é amiga e nunca hesita

A arara tem uma beleza rara
O papagaio brinca como um gato no balaio
O cardeal é um companheiro leal
A patativa vive sempre pensativa

Passarinhos nos encantam nos seus ninhos
Constroem suas casas no topo das arvores
Vivem em bando ou sozinhos
E seu destino é passear pelos ares


Alécio Souza

21 comentários:

  1. Uau... que coisas tão lindas :))

    Bjos
    Votos de uma óptima noite

    ResponderExcluir
  2. Foi muito interessante ler o seu poema sobre pássaros.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. Muito lindo, Alécio, tanto o poema com a descrição de cada um, como as imagens!!
    As aves encantam mesmo, de uns anos para cá tenho me alegrado demais com esses bichinhos, soltos certamente!
    Abraço e boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Dalva, obrigado pelo carinho de suas palavras! Eu decidi escrever sobre os passarinhos, pois tenho notado o aumento desses amiguinhos no bairro onde eu moro, são tantos bem-te-vis, sabiás, maritacas, pardais e outros que me inspiraram a fazer o poema. Bom ver a natureza livre enquanto ainda podemos, o futuro é incerto. Abraços

      Excluir
  4. Olá, querido amigo Alécio!

    Como vai? E sua mãe? Espero k estejam todos bem e que D. Armonia vá fazendo as tarefinhas aí de casa com a vossa ajuda e dando uns passeiozinhos, de vez em qdo.

    Por aqui, chuva, vento e frio, e raramente um dia de sol, e qdo chega, é tímido, mas, enfim, tenho de suportar isso, pke o inverno está quase chegando aqui e aí o verão. Que inveja -rs!

    Gostei muito de sua poesia, onde consigo até escutar o canto, o pipiar dos passarinhos, que nele referes. Cada um mais bonito que outro, e todos colorem o ambiente e nossas casas, também.

    Não conheço o Curió, nem a Patativa, nunca ouvi falar deles, mas devem ser mto bonitos.

    Cada passarinho aqui falado é adjetivado, o que dá ao poema muita alegria e até graciosidade.

    Gostei da imagem, que escolheste para alindar, ainda mais, tuas palavras.

    Caso não nos "falemos" antes do natal, desejo a ti e família um Natal de amor e paz e um excelente Ano Novo.

    Beijos, um big abraço e boa semana.

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito de pássaros e sua liberdade de ser quem são. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Que bonito, Alécio! Todos esses citados por ti, e outros tantos que podem voar, são alguns dos bichos que considero mais admiráveis na natureza, mais bonitos! Há pessoas que têm inveja do que outras pessoas são ou têm, certo? Eu tenho inveja mesmo é dos pássaros! Além de serem lindos, também podem voar, que sensação incrível deve ser... A imagem ficou perfeita para as tuas palavras. Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Olá Alécio
    Lindo poema, gostei da rima, os pássaros são belos demais. Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Lindo poema e figuras
    Divinais em imagem e cor
    Que faz de tudo um esplendor
    De luz e tu a transfiguras

    Em brilho onde misturas,
    Como grande trovador,
    A natureza e o amor
    Com vidas das criaturas.

    Parabéns pelo encanto!
    Sente-se, das aves, o canto
    E da trova uma canção

    Que se ouve com espanto
    A ecoar e entretanto
    É o pulsar de um coração!

    Parabéns, meu amigo! Lindo, lindo! Abraço cordial, boas festas, feliz Natal e próspero Ano Novo! Laerte.

    ResponderExcluir
  9. Que lindo, Alécio!
    Tenho muitos passarinhos, muitos mesmo. Todos os dias eles vem na minha varanda pra comer as frutas que compro pra oferecer aos meus amiguinhos. Converso com eles, acredite ou não... eles prestam atenção!
    Tem saíra, sanhaço e sabiá, tem bem-te-vi e muitos outros rsrs! O pior é quando aparecem os saguis e levam as bananas deles, que fazem um escândalo me chamando pra socorrer. São todos adoráveis, já fiz um poema pra eles, um dia desses eu publico novamente porque coloquei no modo rascunho.
    Beijos em todos da sua família, meu amigo.
    Aproveito pra agradecer sua visita e comentários sempre gentis em meus blogs.

    ResponderExcluir
  10. Oi Alecio,
    Eu amei!
    Tenho na minha varanda flores e um pe de tangerina.
    Todo dia tenho passarinhos na minha varanda.
    É muito lindo. Aproveito para desejar Um feliz natal.
    A melhor mensagem de Natal é aquela que sai em silêncio de nossos corações e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham em nossa caminhada pela vida.
    bj

    ResponderExcluir
  11. Meu querido Alécio,

    Que lindeza esse poema, nas proximidades do meu prédio tem uma variedade enorme de aves, sou fascinada por pássaros.

    Querido desejo um FELIZ NATAL .

    bJS

    ResponderExcluir
  12. Oi, Alécio. Tudo bem?

    Estou passando, especialmente, para desejar boas festas. Feliz Natal, caso seja cristão... paz e boas vibrações para 2020, e, o meu muito obrigada por mais 1 ano de boa amizade
    Um forte e fraterno abraço. 👵

    ResponderExcluir
  13. Olá, querido amigo Alécio!

    Espero que você, irmãos e sua amada mãe estejam bem e felizes. D. Armonia tem ainda muita vida pela frente e muitas alegrias a usufruir. Que o Coração do Universo esteja sempre com ela e com todos vocês.

    Por aqui, começou o inverno e por aí o verão. Que "inveja"! Aqui está mto frio e a humidade é de 80%.

    Estou olhando as fotos dos passarinhos, que colocaste no teu post e adoro as cores deles. Gosto mto de aves. Me lembram beleza e liberdade.

    Eu quero natal, amor, harmonia, união, todos os dias do ano e não só nessa época. 2020 parece k é bissexto, portanto, mais um dia de Humanismo. Era tão bom que assim fosse!

    Esperava que comentasses o post da autoria de um cronista português, que está no meu blogue, mas talvez estivesses com pressa. Gostava de saber qual a tua opinião. A gente se "conhece" há muito, como sabes, e somos da mesma década etária, creio (tu és um pouquinho mais novo que eu).

    Então, para todos vocês Festas Felizes nessa época e sempre e um maravilhoso Ano Novo.

    ResponderExcluir
  14. Alécio, espero que esteja tudo bem contigo, obrigado sempre por tua gentileza e desejo para ti tudo de melhor que o Universo possa oferecer, agora e em outros momentos que virão. Quando quiseres, e se quiseres, me envie teu endereço de e-mail através de uma mensagem lá no meu blog (que eu não publicarei no blog). Um bom Natal e principalmente bons dias que virão depois, abraço!

    ResponderExcluir
  15. Amei esse post!
    Dá para aprender bastante com esses pequeninos são frágeis
    e ao mesmo tempo muito fortes.

    Mas um ano se passou e eu só tenho a agradecer a sua companhia;
    por visitar a casa todos esses meses...
    Que seja um ano de realizações.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  16. Olá, querido amigo Alécio!

    Espero que tu e família, sobretudo teus irmãos e mãe estejam bem e felizes. Por aqui, tudo normal e eu de férias.

    Mto grata pelo comentário tão sincero e elucidativo, que deixaste no meu blog. Penso como tu, sem tirar, nem pôr, nesse aspeto. Prendinha de natal para o Porta dos Fundos: cocktails molotov. Que crendice fanática!

    Esse ano está quase terminando e, como não poderia deixar de ser, tinha de passar pelo teu espaço virtual. Desejo a ti e família um excelente 2020 com fraternidade, igualdade e consciência humana.

    Beijos e um grande abraço!

    ResponderExcluir
  17. Espero que esse enxame, (vovó errava
    no coletivo) de passarinhos chilreie na
    janela de sua vida não só nas belas manhãs,
    como nas noites úmida e frias.
    Um grande abraço e obrigado pela amizade.

    ResponderExcluir
  18. Olá Alécio
    Passando aqui para te desejar um Ano Novo cheio das bênçãos de Deus. Um forte abraço, obrigada pela presença no meu blog.

    ResponderExcluir
  19. Alô, meu prezado amigo,
    Agradeço o cumprimento
    Do fim de ano, que lento
    Vai findando como antigo.

    O Novo Ano eu bem-digo!
    Que tenhamos bom provento
    No vindouro, com assento
    Na paz, na luz e no abrigo

    De um Absoluto ou Deus.
    Desejo a ti e aos teus,
    Saúde, paz e amor!

    Felicidades! Bom Ano!
    E sucesso no teu plano
    Com muita luz e esplendor!

    Grande abraço, amigo! Minha gratidão! Feliz festejos de réveillon e um Próspero Ano Novo! Laerte.



    ResponderExcluir
  20. Adoro passarinhos e gostei muito do teu poema sobre cada um deles! Obrigadão por me chamar pra ver!
    abraços praianos, chica

    ResponderExcluir