terça-feira, 1 de outubro de 2019

O mundo que eu quero

O mundo que eu quero
Está muito distante daquilo que espero
Há muitas barreiras a serem quebradas
Muitas injustiças precisam ser consertadas

Nosso racismo que nunca tem fim
Todo tipo de preconceito que é tão ruim
Não respeitamos as minorias, gêneros, raças
Tratamos isso como se fosse uma desgraça

Falta ao povo igualdade de oportunidades
Dos governantes só vemos desonestidades
Não há política social verdadeira
E cada um se vira da sua maneira

É triste pensar que a humanidade não deu certo
Que existe uma ferida exposta a céu aberto
Que só se dá bem aquele que for mais esperto
Nosso futuro desse jeito é incerto

Quero um povo unido lutando pela sua razão
Com a paz na mente e no coração
Que seja corajoso, perseverante, amoroso e sincero
Esse é o mundo que eu quero


Alécio Souza

19 comentários:

  1. Boa noite caro poeta!
    Parabéns pela poesia tão realista, com um toque de alerta que se faz urgente e necessário uma valorosa reflexão. Estava distante desse mundão do blog, mas aos poucos estou de volta.

    Parabéns
    Dan
    https://gagopoetico.blogspot.com/2019/10/noites.html

    ResponderExcluir
  2. Olá Alécio
    Bela poesia, que a paz de Cristo reine nos corações dos homens. Bjs querido.

    ResponderExcluir
  3. Oi Alécio, poema maravilhoso com toda crueldade das palavras fortes, mas necessárias..."É triste pensar que a humanidade não deu certo"
    Cara , isso é tenso, infelizmente é isso aí, há mais selvageria agora do que nos tempos das cavernas onde não havia "luz".
    Parabéns, belíssimo!

    ResponderExcluir
  4. Acredito que todos nos temos um mundo
    Bonito dentro de nós e ele não combina com o mundo aqui fora. Bela poesia!
    Bom fim de semana. Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Identifiquei-me com o teu poema. Realmente o mundo que todos queremos está mesmo muito longe. Resto de bom fim de semana. Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Olá, querido amigo Alecio!

    Como vais? E tua mamãe? Por aqui, tudo normal, embora o outono já tenha chegado (não gosto dessa estação), mas o tempo continua agradável, embora os dias estejam decrescendo e a natureza se "despindo".

    O mundo que tu queres, é o mundo que toda a gente bem intencionada quer, mas em nenhum país do mundo há esse mundo que tu desejas e tu sabes disso. Há países piores que outros, ou seja, onde a desigualdade é mto acentuada e a corrupção elevadíssima. Esperemos por tempos melhores, mas temos k fazer nossa parte, também, e tu a fazes na escrita e na tua vida social e comunitária.

    Gostei das tuas palavras sempre determinadas e bem claras, tal como da imagem, que escolheste para ilustrar esse tal mundo, quase perfeito. Tantas mãos segurando o planeta numa igualdade e solidariedade, que dá gosto ver, mas a gente sabe k isso é utópico, mas é bonito de se ver.

    Grata por tuas simpáticas palavras no meu blog. Eu escrevo em qualquer papel e já escrevi no higiénico, devidamente limpo, como é óbvio. Estava no hotel e não tinha levado comigo caderninho. No dia seguinte fui comprar.
    Tá tudo inventariado e meu coração está bem e se recomenda -rs.

    Beijos, um big abraço e uma excelente semana.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite, Alécio!
    Espero que esteja bem, apesar dos pesares...
    Esse também é o mundo que eu quero, mas penso que é o mundo que nunca teremos, porque como você disse: "A humanidade não deu certo". E isto é bíblico. Deus se arrependeu de ter criado o homem... "Gênesis 6:6: “Então, se arrependeu o SENHOR de ter feito o homem na terra, e isto lhe pesou no coração.”
    Um abraço, e obrigada por me visitar.

    ResponderExcluir
  8. Olá Alécio querido


    Também acho muito triste pensar que a humanidade não deu certo...
    Temos que ter fé e esperar que o futuro nos surpreenda.

    Beijos
    Ani

    ResponderExcluir
  9. Ola querido,

    Uma poesia que relata a realidade,mas
    que nos tras esperança de vidas melhores.
    Vamos ter esperanças.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. OI ALÉCIO!
    UM POEMA NOS MOSTRANDO NOSSOS ERROS E SÃO TANTOS, ACHO QUE REALMENTE A HUMANIDADE NÃO DEU CERTO MAS, NEM TUDO ESTÁ PERDIDO.
    MUITO BONITO AMIGO.
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Passando pra te deixar um abraço, Alécio!

    ResponderExcluir
  12. Gracias por visitar mi blog, me encanta el tuyo.

    Quiero un mundo justo, solidario, con amor.

    Besos.

    ResponderExcluir
  13. Ah esse mundo ideal
    Que não existe e é só
    Um sonho para dar dó
    Do realmente real!

    Porém viver não faz mal,
    Neste mundo que é um nó
    Sem desate. O meu xodó
    É o amor marginal!

    Somente o amor compensa
    Viver na tremenda prensa
    Apertada sem saída

    Que é o mundo. Que se vença
    O cão! Já não ter doença,
    Faz-me feliz esta vida!

    Grande abraço! Laerte.

    ResponderExcluir
  14. Com certeza é o mundo que todos gostaríam;
    Mas índole é coisa que não se compra ex: jogo do flamengo e grêmio e o
    povo se combinando por wats para depredar, roubar, etc; ... o que mais me apavorou nessa história que eram mais de 500 envolvidos.

    E aí o que fazer ...

    Obrigado pela presença lá na casa;
    Boa entrada de mês de novembro;

    ResponderExcluir
  15. Adorei ler seu artigo, encontrei várias dicas de viagens e lugares fantásticos.
    Numero dos famosos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu agradeço pelo comentário, só não entendi sobre as dicas de viagens porque a minha página não é dedicada ao turismo. Se puder esclarecer esse comentário fique à vontade. Abs

      Excluir
  16. Bom dia Alécio,
    Seus versos tocaram fundo a ferida do descaso, da violência e crueldade que ora domina esse mundo. Um grande e oportuno grito.

    Votos de uma doce e feliz semana.

    Saudações

    ResponderExcluir
  17. Ainda que certos desejos pareçam utopia, não podemos deixar de acreditar nas mudanças positivas, na evolução, afinal nada está - nem nunca estará - pronto nesse nosso mundo louco e tão cheio de beleza também, apesar dos tantos pesares. Espero que estejas bem, Alécio, um abraço!

    ResponderExcluir
  18. Olá Alécio... em primeiro lugar gratidão por todas as visitas enquanto eu estava distante...
    Saiba que esse também é o mundo que eu quero e torço para possamos ainda habitá-lo!
    Não é fácil vermos tantos retrocessos!
    Um abraço carinhoso
    Não

    ResponderExcluir