domingo, 24 de abril de 2016

Prince – A rebeldia de um gênio

Parece que 2016 tem sido um ano de grandes perdas na música, em janeiro nos despedimos de David Bowie e três meses depois ficamos perplexos com a morte de Prince, que nos deixou órfãos da sua grandiosa obra e canções imortalizadas em sua voz e talento. Para quem assim como eu vivenciou os saudosos anos 80, ouvir Prince sempre foi algo marcante e prazeroso, pois as suas canções tinham força, sensualidade e uma melodia única.

Em alguns aspectos Prince e David Bowie possuem semelhanças notáveis como no jeito andrógino dos seus figurinos, da maquiagem e das performances no palco e ambos circulavam por diversos gêneros musicais. Prince gostava de misturar funk, R&B, soul, new wave, jazz, rock, pop e hip hop, e o fazia com grande maestria. Não é qualquer artista que consegue se renovar com tanta grandiosidade assim.

Além da sua genialidade precoce Prince era também multi-instrumentista e tocava todos os instrumentos de suas canções, era perfeccionista ao extremo e muito exigente com os integrantes de sua banda, no palco ele transformava toda a sua rebeldia em performances icônicas, sensuais, provocantes e mostrava ao mundo as suas diversas facetas.

Prince era frequentemente comparado a outros gênios da música como Jimi Hendrix por ser um exímio guitarrista e a James Brown pela sua desenvoltura como dançarino. Autor de hits como “Purple Rain”, “Kiss”, “1999”, “When Doves Cry”, “Let’s Go Crazy”, "Raspberry Beret", entre tantos outros, Prince era um hitmaker e suas belas e inspiradas canções serão eternizadas na memória dos fãs.

Temos que salientar que Prince também sempre foi um workaholic, compunha canções e lançava discos numa velocidade impressionante, coisa que a maioria dos artistas da sua geração não faziam. Ele tinha uma urgência de mostrar os seus novos trabalhos e não se acomodava com a fama, buscava sempre algo novo e seus discos eram sempre recheados de novidades e experimentações musicais.

Sem dúvida nenhuma ele foi um dos maiores cantores surgidos entre as décadas de 70 e 80, ao lado de Michael Jackson. Aliás, sempre foi divulgado pela mídia a richa entre os dois maiores astros pop daquela época, porém cada um tinha o seu brilho próprio e maneiras diferentes de conduzir a sua carreira e os seus fãs. No lado feminino não podemos nos esquecer do furacão Madonna que assim como Prince e Michael catapultou a sua carreira no cenário pop.

Assim como David Bowie ouvir Prince na minha infância e pré-adolescência sempre foi motivo de grande orgulho e muita satisfação pra mim, pois gênios desse calibre dificilmente irão surgir atualmente, hoje sinto falta de cantores com esse conteúdo, com essa inovação e com este talento. Para os seus inúmeros fãs a perda de um ídolo é sempre devastadora, mas a sua poesia e a sua obra sempre permanecerão vivas no coração dos seus eternos fãs. Viva Prince e toda a sua rebeldia e genialidade.

5 comentários:

  1. olá, querido amigo...

    um senhor texto demonstrando o seu apreço e carinho por esse cantor de características tão especiais.
    se sente em suas palavras o apreço k por ele sentia. há gente, músicos e cantores, sobretudo k marcam a vida das pessoas, especialmente na adolescência.
    PAZ À SUA ALMA...

    qto a sua situação de ficar no desemprego, depois de 16 anos efetivo na mesma empresa, é duro e difícil de aceitar. enfim, voce tem de se virar e enfrentar o problema, pke parar é morrer.

    beijos e boa semana.

    ResponderExcluir
  2. oi, querido amigo Alecio...

    como vão as coisas por aí... Tenha calma, pke há remédio pra tudo, menos para a morte.

    Bom final de semana.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Alécio, meu querido amigo...

    FELIZ DIA DA MÃE!

    Beijos e bom domingo.

    PS - Calma, amigo, pke tudo tem solução.

    ResponderExcluir
  4. Olá, querido amigo Alécio...

    tudo bem ou quase tudo...

    Rebeldia, mum pouco, sim, é necessário, mas tenhamos esperança, fé e serenidade.

    Já arrumou novo emprego... tudo serve, desde k seja trabalho honesto. É excelente fazermos aquilo de k gostamos e na nossa área, mas nem sempre conseguimos.

    Bom domingo e melhor semana.

    BOTE FÉ, GAROTO!

    Beijos com mta amizade.

    ResponderExcluir
  5. Alécio, meu querido amigo...

    feliz por ver voce no meu blog. eu vou indo, lentamente, com a graça de Deus.

    tenha fé e perseverança, pke o bem sempre vence o mal. resolva lá esse probleminha e depois, mãos a obra. A vida feliz, risonha é já ali ao virar da esquina.
    Quero um sorriso em seu rosto, pke voce e sua família merecem.

    beijos e uma semana de luz e paz.

    ResponderExcluir