De tempos em tempos vivemos a tirania
Que sufoca e ameaça qualquer democracia
Ditadores, imperialistas, donos do mundo
Matam, destroem e deixam seu rastro imundo
A sombra do fascismo sempre retorna
Influencia o povo que se transforma
O mal disfarçado se alastra na sociedade
Causando terror, caos, pobreza e impunidade
A democracia é o único caminho possível
No meio de tanta ameaça imprevisível
Do autoritarismo que assassina crianças
E tiram delas todas as esperanças
Será que o ser humano nunca vai aprender
Que todos na Terra merecem viver
Livre das correntes, do medo, das bombas e do egoísmo
Ninguém mais deseja tanto obscurantismo
Alécio Souza
A democracia vive numa escala global um período de muita instabilidade e ameaça por grupos políticos ligados à extrema direita, a ditaduras e ao nazifascismo. Líderes mundiais como os presidentes Donald Trump, Vladimir Putin, Benjamin Netanyahu, Nicolás Maduro entre muitos outros são exemplos negativos de perseguições, falta de transparência, disseminação de notícias falsas, milícias digitais, silenciamentos, assassinatos, guerras e genocídio contra aqueles que ousarem criticá-los, enfrentá-los ou simplesmente existirem.
Esses são apenas alguns exemplos de países onde os seus representantes simplesmente ignoram totalmente o estado democrático de direito e violam leis internacionais, o que acarreta em regimes totalitários e ditadores. O povo e as suas demandas são ignorados solenemente, aqueles que discordarem se tornam alvos de um sistema reacionário e sem nenhuma justiça, há uma censura para todos aqueles que tiverem opiniões divergentes do governo.
Assim como acontece no mundo o Brasil também teve a sua democracia colocada em risco por uma tentativa de golpe de estado nas últimas eleições para eleger o seu novo presidente. Conforme minuciosa investigação da polícia federal foi constatado que o ex presidente juntamente com os seus aliados e contando com uma parte das forças armadas arquitetaram uma complexa rede para assassinar autoridades e o recém presidente eleito, com a intenção nefasta de se perpetuar no poder. Como pano de fundo usaram a retórica de não concordar com o resultado das eleições, alegando fraude e inconsistências no sistema eletrônico de votação, fato totalmente inverídico como foi comprovado na segurança das urnas eletrônicas e suas camadas de proteção.
Em toda a sua existência a democracia constantemente vive sendo atacada e menosprezada por lideranças políticas autoritárias, fascistas e golpistas que promovem o caos social e a baderna para tomar posse a força de um governo legitimamente eleito pela maioria da população, usam os métodos mais escusos e deploráveis, convencendo militares das forças armadas para aderirem ao seu plano de domínio e poder. Em raros casos a democracia sobrevive graças a recusa de grande parte das instituições contrárias ao golpe de estado, mas nem todas as nações podem se orgulhar disso. O Brasil deu um exemplo ao mundo de soberania e patriotismo ao se recusar entregar o país nas mãos de canalhas criminosos que atentaram contra a sua pátria.
Espero que as nações e os seus representantes aprendam a respeitar as eleições de seus países, que aceitem a decisão da maioria do povo independente do partido vencedor, a democracia é o único sistema político onde prevalece a voz da sua população, onde os escolhidos são aprovados pela sua maioria e o único onde pode haver alternância de poder. Se desejamos um futuro de paz não é tomando o poder a força que ela acontecerá, precisamos respeitar o voto popular e o resultado das urnas. Que a democracia resista e seja forte o suficiente para nunca mais ser ameaçada.
A letra dessa linda canção de Milton Nascimento diz exatamente o que toda nação deveria se esforçar pra manter, a justiça, a amizade e a liberdade!